quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Falta de repasse prejudica coleta de lixo em Natal

- Publicidade -

A Vital Engenharia, empresa contratada para fazer a coleta de lixo das zonas Leste e Sul de Natal, suspendeu as atividades na capital potiguar. O motivo para a paralisação, de acordo com a terceirizada, são atrasos de três meses em repasses de valores que deveriam ser feitos pela Prefeitura de Natal. A coleta no fim de semana ficou prejudicada e a Urbana prometeu uma solução para o início desta semana.

Na avenida Prudente de Morais, na manhã de ontem, o lixo se acumulava nos canteiros


Na avenida Prudente de Morais, na manhã de ontem, o lixo se acumulava nos canteiros

A Urbana informou que o atraso no repasse é decorrente dos impactos na arrecadação do município. Como a Vital Engenharia Ambiental não realizou o pagamento dos servidores na data prevista, os funcionários decidiram paralisar as atividades. De acordo com a assessoria da Urbana, no entanto, o repasse do mês de junho para a empresa deve ocorrer ainda nesta terça-feira (13) e o de julho nos próximos dias.

Por nota, a Vital Engenharia afirmou que a ‘constante inadimplência’ causou um grave problema financeiro na gestão do contrato com a Prefeitura e afirmou que vinha alertando a administração pública sobre a necessidade de receber ao menos um dos pagamentos até o dia 5 de cada mês, o que não aconteceu.

No fim de semana, devido à paralisação, vários pontos ficaram com lixo acumulado, inclusive a avenida Prudente de Morais, uma das mais importantes de Natal, como constatou a reportagem na manhã de ontem. Para retirar o lixo acumulado, a Urbana disse que vai deslocar funcionários da autarquia para esses pontos e para realizar a coleta até que o impasse com a Vital seja solucionado.

Os funcionários da Vital vão se reunir em assembleia e com a empresa para tratar sobre o assunto. Nem a Urbana nem a empresa informaram o valor total dos repasses que estão em atraso.
Confira a nota da empresa:
A Vital Engenharia esclarece que tem mais de três faturas a receber junto à Prefeitura de Natal. Essa constante inadimplência causou um grave problema financeiro na gestão do contrato.

Reiteradamente, a Vital tem alertado à Prefeitura, por meio de correspondências, sobre a necessidade de receber ao menos uma fatura antes do dia 05 de cada mês para poder honrar seus compromissos com seus colaboradores e fornecedores. Ocorre que no mês de agosto a empresa não recebeu nenhum recurso da Prefeitura, fato que, acumulado com a inadimplência relatada, provocou um colapso financeiro no contrato.

Por conta do não pagamento dos salários, os funcionários decidiram, na noite do dia 09 de agosto, iniciar uma greve. Como consequência, os bairros das zonas Sul e Leste da cidade estão com os serviços de limpeza afetados. A empresa informa que está em contato com a Urbana buscando uma solução imediata para o problema.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas