quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Falta vacina contra a gripe em Natal

- Publicidade -
O aumento dos casos de gripe, que provoca atualmente um surto em Natal, levou parte da população que não se vacinou contra a doença a buscar a imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos últimos dias. Mas, para quem decidiu ir atrás de proteção a partir da última terça-feira (28), as chances de não conseguir uma dose da vacina contra a Influenza são expressivas. Até o início da manhã dessa quarta-feira (29), o imunizante só poderia ser encontrado em cerca de 30% das UBS e em pequenas quantidades, segundo estimativas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal). 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as doses de vacina utilizadas atualmente são “sobras” da campanha contra a influenza. Não há previsão para novas doses
No final da manhã, a pasta já cogitava a falta do imunizante em todas as unidades. Isso porque, segundo informou o titular da SMS/Natal, George Antunes, a pasta dispunha apenas das doses que sobraram da campanha nacional de vacinação. “Hoje [quarta-feira], nosso quantitativo não passa de 500 doses. E não há previsão de chegada de novos lotes. Isso é definido pelo Ministério da Saúde”, afirmou o secretário.
Ele esclareceu que as doses são enviadas uma única vez ao ano, para a campanha. A TRIBUNA DO NORTE visitou duas Unidades Básicas de Saúde na manhã da quarta-feira. Na UBS São João, no bairro do Tirol, zona Leste da capital, não havia doses, o estoque acabou na segunda-feira (27). Segundo a administração da unidade, a procura pelo imunizante foi intensa na terça-feira. O assessor parlamentar João Júnior foi à UBS São João na manhã da quarta em busca da vacina. 
“Decidi procurar a imunização por conta desse surto que está acontecendo. Essa é a primeira unidade que eu vim, mas infelizmente, está faltando. Agora, vou dar uma pesquisada para ver onde eu posso encontrar algum local onde tenha doses”, relatou.
Na UBS do Alecrim, também na zona Leste, uma equipe do Distrito Sanitário Leste II, entregou, no momento da visita da reportagem ao local, 30 doses da vacina para aplicação no local. Segundo informações da equipe, foram recebidas, na quarta-feira, 100 doses para a distribuição em todo o Distrito e não havia perspectiva de entrega de novas doses.
O secretário George Antunes alertou para o baixo índice de vacinação contra a Influenza este ano em Natal. Segundo a plataforma RN + Vacina, o índice de imunização na cidade é de 60%. Segundo o titular da SMS/Natal, esforços estão sendo empreendidos junto ao Ministério da Saúde, a fim de antecipar a chegada de imunizantes para que haja a continuidade da vacinação.
“Nós estamos vendo junto ao Ministério da Saúde a possibilidade de antecipar a imunização do próximo ano. A gente quer, ainda no começo de janeiro, continuar o processo de imunização que iniciamos em 2021”, disse.
 O secretário reforçou que, apesar das poucas doses, a população que tiver acesso ao imunizante, deve se vacinar. “As pessoas deveriam ter se vacinado lá no início do ano. Muito provavelmente, elas não teriam adoecido nessa quantidade”, sublinhou.
Questionado sobre a eficácia da vacina atual em relação à variação da subtipagem H3N2, o secretário respondeu: “O importante é a população se vacinar, porque, independente da linhagem, o vírus é um só”.
Além de Natal, a TRIBUNA apurou que pelo menos duas cidades da Região Metropolitana enfrentam dificuldades quanto à vacinação contra a gripe. Em Parnamirim, não havia mais doses disponíveis na quarta-feira, segundo a Secretaria de Saúde do Município. Em São Gonçalo do Amarante, a Secretaria de Saúde trabalhava com a estimativa de apenas 40 doses disponíveis.
“Esta semana recebemos 400  doses da Sesap aqui em São Gonçalo e priorizamos a imunização de grupos prioritários. Estamos fazendo um levantamento e ainda não temos um dado fechado, mas sabemos que há poucas doses, cerca de 40”, informou a assessoria de imprensa da pasta.
A Sesap informou, por meio de nota, que  a orientação para os municípios que ainda têm doses contra a Influenza, é que devem priorizar os grupos como idosos, crianças e pessoas imunossuprimidas. Os municípios sem estoque de doses devem comunicar imediatamente à população. 
Ainda na nota, a Sesap afirma ter solicitado, através de ofício ao Ministério da Saúde, envio imediato de doses contra a Influenza. “No entanto, o Ministério não respondeu à solicitação, o que está impactando na falta dos imunizantes em quase todos os municípios do Rio Grande do Norte. A Sesap reforça a importância da vacinação, diante do surto de gripe, e aguarda o envio das doses o mais rápido possível ao estado para dar continuidade à campanha de imunização”. 
Vacinal disponível protege contra a H3N2
O epidemiologista e pesquisador da Escola de Saúde Pública do RN, Ion de Andrade, afirma que, a vacina atual contra a Influenza pode conter ‘algum escape imunológico’ para a linhagem H3N2, subtipagem que já existe, mas que passou por uma variação, a Darwin, identificada na Europa. Entretanto, o especialista chama a atenção para o fato de que, ainda assim, é necessário a vacinação com o imunizante atual, porque ela é capaz de prevenir casos graves da doença.
“É uma cepa diferente, e pode haver algum escape imunológico do ponto de vista da defesa do nosso organismo. Mas os vacinados vão estar mais preparados para encarar a doença dos que os não vacinados. Esse é um raciocínio importante”, analisa Ion de Andrade.
O epidemiologista afirmou que mutações de vírus são comuns, mas isso não significa que elas, necessariamente, vão torná-los mais perigosos. “O vírus pode, inclusive, se tornar menos letal”, assinala. Ion de Andrade esclarece que, em caso de dúvidas quanto à vacinação, o ideal é que a população procure orientação médica, porque as restrição, quando há, são muito específicas. 
“Essas restrições se referem a casos de alergia grave à vacina, quando a pessoa está com febre alta ou se o paciente tiver problemas relacionados ao sistema imune e não incluem a imensa maioria das pessoas”, esclarece. Para quem recebeu a vacina contra a covid-19, precisa aguardar duas semanas para buscar a imunização contra a gripe, segundo ele. 
“E as regras de prevenção como uso de máscaras, distanciamento e higiene das mãos são importantes para prevenir a doença”, indica o secretário de Saúde Natal, George Antunes.
Vacinação contra gripe atingiu 80% no Estado
A campanha de vacinação contra a influenza atingiu no RN o percentual de 80% da população, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A meta é de chegar a 90%.
Diante do aumento do número de casos de Influenza A no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Saúde Pública chegou a orientar a população a procurar os postos de vacinação ou a unidade mais próxima da sua casa para garantir a imunização. No entanto, hoje não é possível encontrar o imunizante.
O Estado do Rio Grande do Norte notificou no mês de dezembro 93 casos de Influenza A, sendo 37 identificados como H3N2. A garantia da imunização reduz internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação contra a Influenza A, deve ser feita uma vez ao ano. 
As pessoas que já receberam a dose este ano, não necessitam de segunda vacinação, somente no próximo ano a partir de maio. A Coordenação Estadual de Imunização do Rio Grande do Norte orienta que os municípios analisem as inconsistências de dados da Campanha contra influenza, assim como realizem os registros de dados nos sistemas de Informação. Para os municípios que ainda possuem doses, estas deverão ser utilizadas exclusivamente para o público de Idosos, Profissionais de Saúde e Imunossuprimidos, podendo ser ampliada para os demais grupos conforme a procura.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas