sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Faltam 20 pontos?

- Publicidade -

Apesar da matemática ser uma ciência exata, os matemáticos nem sempre chegam a um acordo, principalmente no momento   de fazer previsões. Ocorre agora  com a Série “B“ do Campeonato Brasileiro, quando quatro clubes lutam desesperadamente  para  ficar entre os quatro melhores colocados. Um matemático  convidado pelo site do Atlético Mineiro estabeleceu que, o campeão da Série “B” deverá ter, aproximadamente, 69 pontos, e que   os outros três classificados não poderão ter menos de 60 pontos. A maioria já disputou 26 jogos, Paulista e Avaí têm 27, Brasiliense e Marília com um jogo a menos. Para os clubes que têm 26 jogos disputados – o América é um deles, são 36 pontos em jogo, isto é, o objetivo mínimo é conseguir seis vitórias e dois empates – ou sete vitórias.

Faltam (2)

Das 12 partidas que lhe restam, o América  terá seis fora (inclusive a de amanhã) e seis no Machadão.  Considerando que o clube rubro tem percentagem de 80% de vitória jogando em casa, basta faturar cinco desses seis jogos, ganhar uma fora e dois empates também fora de casa, totalizando 60 pontos, assegurando pelo menos a quarta vaga no G-4.

Recordista

Lembra bem o leitor Maurício Rabello que o Atlético  jogando em casa  é dono de oito dos dez maiores públicos pagantes da Série “B”, ou seja, Atlético x Sport 49.125, CAM x Paulista 32.210, CAM x Ceará 30.909, CAM x Lusa 27.675, CAM x Náutico, 27.575 e CAM x Marilia 24.222, As outras duas são Remo x Atlético 23.770, Ceará x Remo 22.171 e Remo x Náutico 21.067.

Preços camaradas

Além de ter uma torcida numerosa e fanática, o Atlético  chama seu torcedor oferecendo preços baixos. Dependendo da localização, as  cadeiras (afixadas na arquibancada) custam entre R$ 5,00 e 2,50. O Atlético inicia a venda com bastante antecedência. A única cadeira a R$ 10,00  é a Superior Central. Leve-se em conta, entretanto, tem o detalhe da diferença do poder aquisitivo.

Jogando por amor

Só dois clubes de futebol no Brasil possuem um decacampeonato: ABC e o América/MG. O do ABC, de 1932 a 41 e o do  América Mineiro, de 1916 a 25.   Aprofundei um pouco no deca do Alvinegro, e descobri que o clube utilizou  apenas 50 jogadores nos 10 campeonatos conquistados, numa prova evidente da grande interação entre atletas e clube. Embora sem um decacampeonato, o América também  teve jogadores que passaram anos seguidos defendendo o clube rubro.

Jogando (2) 

Mais fantástico, ainda, é constatar que desses 50 jogadores, dois deles participaram  dos 10 títulos, que foram Xixico (goleador absoluto do ABC) e Simão. Outros jogadores estiveram presentes em nove, sete, seis, quatro títulos, sendo raros os que   vestiram a camisa alvinegra  apenas numa temporada. Uns cinco ou seis, no máximo. Mais detalhes daquela conquista que entusiasmou Natal, em 1941, estão no caderno de esportes da TN, domingo.

Livro dos escudos

Para os que apreciam colecionar raridades do futebol, as livrarias Sicialiano (Natal Shopping e Midway) têm um livro  que contém os escudos (em cores) de todos os clubes de futebol do mundo. O autor é o jornalista Rodolfo Rodrigues.

Livro (2)

Com presença de bom número de amigos, o professor Ândrey Valério fez na última segunda-feira, na Siciliano do Midway o lançamento do seu livro sobre o Futebol de Praia (beach soccer). É o primeiro título publicado no RN sobre essa modalidade .

Vitória dos clubes

Os clubes brasileiros que não têm dívida parcelada com a Previdência Social,  FGTS e/ou Imposto de Renda, acabam de receber ótima notícia: a partir de 2007, com a chegada da Timemania, a grana que couber a essas associações  adimplentes não terá controle do Tribunal de Contas da União. Será dinheiro em espécie.  Confesso que não sei se ABC e América  têm algum parcelamento junto a esses órgãos.

Desespero

O site Chance de Gol não tem como deixar de ser cruel com a pobre da Portuguesa. Nas suas previsões semanais, a percentagem de risco da Lusa cair para a Série “C” é de 93,5% . O clube do Canindé tem 24 pontos, apenas cinco vitórias e saldo negativo de 16 gols.

Risco e chance

Segundo ainda o site “Chance de Gol” as percentagens do jogo Remo x América, amanhã no Baenão (Evandro Almeida) são estas: percentagem do Remo ganhar são de 44,3%, do América vencer 23,5% e 44,3% para ocorrer empate. Em Natal, deu América 3×0  na primeira fase.

Reflexão

Como acontece nas últimas quintas-feiras de cada mês, a igreja de Santo Antônio (capuchinhos) recebe hoje grande número de fiéis na missa mais longa de Natal, de 11 às 14h. É a missa de Cura.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas