quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Faltam somente 355 dias …

- Publicidade -

Por enquanto a festa tem sido dos baianos, pernambucanos, brasilienses, cariocas, cearenses e mineiros. Depois, estarão também lotando suas arenas os potiguares, gaúchos, paulistas, amazonenses, paranaenses e mato-grossenses. Hoje, é como muitos estão considerando a Copa das Confederações uma espécie de vestibular da Copa 2014. As datas serão para a abertura dia 12 de junho – um sábado, e a festa de encerramento dia 15 de julho, uma terça-feira, que todos os brasileiros esperam seja uma festa  verde amarelo. Natal, palco da Arena das Dunas vibrará tanto quanto nossos irmãos que atualmente sediam a Copa das Confederações. Todos os caminhos nos levarão ao bairro de Lagoa Nova, no local onde há 41 anos o torcedor aplaudiu e lotou o   “saudoso” colosso de Lagoa Nova.  

Remember Anchieta

Ontem, aqui na coluna, postei algumas considerações sobre o ex-ala esquerdo do ABC, Anchieta, comentando sua estranheza pelo ostracismo do antigo ídolo. Pesquisador  sempre atento, Ribamar Cavalcante esclarece o torcedor abecedisdta: Anchieta está residindo na praia de Pitangui. Ele é uma das vítimas da hepatite, doença terrível que vitimou dezenas de antigos jogadores de ABC e América, principalmente. A grande maioria sobreviveu, mas as seqüelas ficaram até hoje.

Pimpão “poliglota”

O primeiro jogador profissional do RN a “ganhar o mundo” e tentar o futebol europeu foi o camisa nove  Evaldo “Pancinha”, ao assinar com um clube português – o Vitória de Setúbal, seguido depois por outro americano – Baíca, também Portugal. Vieram depois Matusalém, até hoje rodando pela Europa, o camisa 10 Souza, defendendo o FK Krilya Sovetov, da Ucrânia jogando numa temperatura de dois graus negativos da antiga União Soviética hoje apenas Rússia, o mossoroense Cícero Ramalho, o abecedista Barata na Espanha. Barata, ultimamente vinha sendoa auxiliar técnico no ABC, mas já foi dispensado.

Pimpão (2)

Outro mossoroense, Márcio no Sporting de  Braga, um dos mais recentes o ex-ABC João Paulo, Marinho Chagas nos EEUU ao lado do híper famoso Pelé no New York  Kosmos,  Miguel de Lima também nesse mesmo clube, gostando tanto que até hoje mora em Pensacola/EUA. Foram tantos. Entrei nesse assunto porque está chegando para o América o curitibano Rodrigo Pimpão, com o detalhe de que o Pimpão é sobrenome, realmente muito estranho. Pimpão  circulou pelo Osaka e Omiya do Japão, Sul-Suwon e Bluewings da Coréia do Sul. Rodando pelo oriente, Pimpão  aprendeu a se comunicar.

Salário semanal. Pode?

Fatos novos no futebol sempre estão aparecendo, mas esse envolvendo o atacante Higuain e o Arsenal, é raro. É o que noticiou ontem o jornal inglês “Dayle Mirror”. O jogador acertou a forma de pagamento dos seus salários: vai receber  130 mil libras por semana, mais ou menos  R$ 444 mil reais.  Se a moda pega hein. .

Quem apita na EcoHause

O site da FNF informa a arbitragem para os dois jogos de abertura da Copa EcoHouse, neste domingo no “Frasqueirão”. O primeiro jogo, reunindo ABC x Alecrim terá Andrielly Elkeitt no apito, cabendo a Emanuel Eduardo apitar o clássico nordestino América/RN x Náutico. O 1º jogo às 16h, o segundo a seguir, 18h.

Volta 4 anos depois

A última vez em que a Seleção Brasileira havia jogado em Salvador, no implodido estádio da Fonte Nova, havia sido em setembro de 2009, jogo Brasil x Chile pelas eliminatórias do Mundial de 2010, Brasil 4×2 Chile. Depois, o estádio foi interditado devido a morte de sete torcedores, quando o piso de um trecho da arquibancada, ruiu.

Goleada aloprada

Estava distante do recorde de gols numa partida valendo a Copa das Confederações. Estava, porque, ontem, até o momento em que fechávamos a coluna o placar era de 9×0 para a  Espanha contra o frágil time do Haiti. O recorde havia acontecido na semifinal dessa mesma Copa, em 1999, jogo Brasil 8×2 Arábia Saudita, gols de Ronaldinho  Gaúcho (3), João Carlos, Roberto, Alex (2) e Roni. Nessa mesma competição, o Brasil foi derrotado pela Coreia por 1×0.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas