"Faltou à Ford dizer que queria subsídios", diz Bolsonaro

Publicação: 2021-01-13 00:00:00
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (12) a apoiadores que a Ford não disse o que seria o real motivo para fechar suas fábricas no Brasil. "Faltou à Ford dizer a verdade: querem subsídios. Vocês querem que continuemos dando R$ 20 bilhões para eles, como fizemos nos últimos anos, para fabricar carro aqui?", questionou. Na sequência, respondeu: "Não. Perdeu para a concorrência, lamento".

Créditos: Alan Santos/PR

O presidente, no entanto, não explicou se a montadora pediu novos subsídios para manter a operação no País. Fontes do Ministério da Economia afirmaram que a saída da empresa faz parte de um movimento global e não está relacionada à frustração de políticas de incentivo no País. Dados do Ministério da Economia apontam que os incentivos tributários para os fabricantes de automóveis atingiram R$ 43,7 bilhões entre 2010 e 2020.

As prefeituras de Taubaté e Camaçari lamentaram o fechamento das unidades e a dispensa dos funcionários, prometeram apoio aos trabalhadores e ações para reduzir o impacto econômico.