Famílias envidadas

Publicação: 2019-03-14 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Luiz Antônio Felipe
laf@tribunadonorte.com.br

 O percentual de famílias com dívidas aumenta em fevereiro, revela pesquisa da  Confederação Nacional do Comércio. As famílias brasileiras estão mais endividadas, pelo segundo mês consecutivo, alcançando o maior patamar desde dezembro de 2017. Tá difícil desatar esse nó se não gerar mais empregos. O percentual de famílias brasileiras que relataram ter algum tipo de dívida alcançou 61,5% em fevereiro, um aumento de 1,4 ponto percentual em relação aos 60,1% observados em janeiro deste ano e 0,3 ponto percentual maior em relação a fevereiro do ano passado, quando o indicador alcançou 61,2% do total de famílias. E tome sufoco nas contas.

Atraso
O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso também aumentou em fevereiro de 2019, na comparação com janeiro, passando de 22,9% para 23,1% do total. Houve diminuição, porém, do percentual de famílias inadimplentes em relação a fevereiro de 2018, que havia registrado 24,9% do total.

Inadimplência
De acordo com dados nacionais da Boa Vista do consumidor cai 1,4% a inadimplência do consumidor no acumulado 12 meses. Já na avaliação mensal com ajuste sazonal, fevereiro apresentou queda de 3,0%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2018, o indicador caiu 6,1%. Um sinal positivo

 Comércio
A atividade do comércio sobe 0,6% em fevereiro, aponta estudo da Serasa Experian. Os segmentos de veículos, motos e peças e material de construção foram os destaques.  Quando comparado com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 8,0%. Outro indicador positivo para uma economia ainda em lenta recuperação.

Queda
Na contramão do crescimento, a produção industrial no Brasil cai 0,8% em janeiro, mostra o IBGE. Recuo observado em 13 dos 26 ramos pesquisados. É a economia “andando de lado”, como dizem os economistas. Uma peleja que já dura mais de cinco anos, com dois de profunda recessão.

Porto x providência
 Até o começo de abril o Porto de Natal estará com uma sacanner para o embarque de frutas. Outro equipamento já está sendo providenciado para compra ou aluguel. Restará o grave problema da ausência das defensas (proteção) dos pilares da ponte Newton Navarro, que impede a navegação noturna de navios no rio Potengi. Enquanto as providências não chegam, o porto do Pecém, no Ceará ganha as cargas de contêineres do RN para a Europa. As fazendas exportadoras também poderiam aumentar a fiscalização interna na hora do embarque.

Balanço
A diretoria de Guararapes-Lojas Riachuelo marcou para o dia 26 de março a divulgação do balanço do quarto trimestre de 2018 e o consolidado do ano. A expectativa é de bons números no trimestre o no ano. No balanço da Samsung o faturamento chegou aos R$ 23 bilhões no Brasil. Um mercado  com força de consumo.

Juventude
Estamos literalmente matando nossos jovens, vidas saudáveis e mão de obra do futuro. O Juizado da Criança e Adolescentes do RN deu o mote para um estudo de universidades, ONGs e quem se interessar. Cerca de 96% dos jovens mortos no RN não tinham registro policial (ficha limpa). O que fazer para reduzir ou acabar com  essa matança?

Imposto
O Conselho de Contabilidade prepara um ciclo de palestras gratuitas sobre Imposto de Renda. A capacitação visa  orientar os profissionais contábeis sobre as novidades do Imposto de Renda 2019. A primeira capacitação acontece amanhã, (15), na Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Mossoró, e envolverá as curiosidades sobre o Imposto de Renda Pessoa Física. Inscrições abertas até às 23h59 de hoje, no site. As vagas são limitadas.

Estatística 
Estudo da Fecomércio de São Paulo, o setor de turismo no Brasil registrou alta de 1,9% em 2018 sobre o ano anterior. De acordo com a pesquisa, a atividade apontou alta de 2,2% em dezembro. O  valor do IAT, indicador lançado em setembro de 2018, representa a soma das receitas operacionais das atividades características do turismo.

Caprifeira
Pela animação dos criadores de caprinos e ovinos, a Caprifeira do Potengi, de 11 a 14 de abri, em São Paulo do Potengi, será de bons negócios. As 200 baias já estão vendidas ou reservadas, por criadores do RN, Paraíba e de outros estados. A feira abre o calendário de exposições agropecuárias de 2019. 

Voluntário
A Casa Durval Paiva, de apoio à criança com câncer, precisa de doações de fraldas descartáveis, tamanhos P e M adulto, colônia, shampoo e creme dental para as crianças e adolescentes assistidos pela instituição. Quem quiser colaborar  entrar em contato pelo (84) 4006-1600 ou na rua Professor Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho. Outra forma de ajudar é ser voluntário. Interessados podem dedicar algumas horas do dia ou da semana. O cadastro pode ser feito na instituição todas as terças.  Atualmente, são atendidos 538 pacientes.













continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários