quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Familiares e amigos se despedem de Marcos Formiga

- Publicidade -
O adeus ao ex-prefeito de Natal Marcos Formiga reuniu parentes, amigos e políticos na missa de corpo presente que foi celebrada, na tarde de ontem, pelo monsenhor Lucas Batista, na capela do cemitério Morada da Paz, em Emaús (Parnamirim): “Estamos aqui, entregando um homem de bem a Deus e aqui está uma pessoa, que não viveu só pra si, ele viveu para os outros”. Monsenhor Lucas Batista disse que Marcos Formiga “foi um homem de fé, esperança e caridade, são essas três virtudes que vamos levar para apresentar a Deus. As mãos deles não vão vazias, vão cheias, não de bens materiais, mas de bens espirituais e de amor”. Marcos Formiga faleceu no domingo (26), aos 78 anos, em decorrência de problemas pulmonares.

Familiares, amigos e políticos que conviveram com Marcos Formiga prestam homenagem


Familiares, amigos e políticos que conviveram com Marcos Formiga prestam homenagem

Segundo o ex-senador José Agripino, o ex-prefeito Marcos Formiga “foi acima de tudo um homem discreto”, por isso o apoiou para sucedê-lo na prefeitura de Natal, “porque sempre confiou muito naqueles que sabem planejar”. O ex-senador e ex-governador Garibaldi Filho destacou o papel exercido por Marcos Formiga, quando lhe transmitiu a chefia do Executivo, depois de eleito prefeito de Natal em 1985: “O respeito que ele tinha, o levou a ser, naquele momento, a também ser respeitado, numa transição difícil, que poderia dar vazão a algum choque, mas a figura dele conseguiu apaziguar”.

Garibaldi Filho reforçou o que tinha dito o ex-senador José Agripino, depois da homilia celebrada pelo monsenhor Lucas Batista, na capela do cemitério Morada da Paz.  “Marcos Formiga era um administrador e técnico, mas era hábil e discreto e tinha vocação política. Depois me ajudou no plano federal, quando eu era governador”.

Cunhado de Formiga, o advogado Valério Marinho lembrou da amizade e da ligação que os dois tinham desde a juventude, companheiros no Colégio Marista, brincando no bloco de Carnaval “Os milionários”, ou jogando futebol juntos nas seleções do Marista e universitária e depois na luta estudantil: “Eu nem sabia que ele queria namorar com minha irmã e certo dia disse que estava namorando com ela, pra mim, foi uma surpresa”. Por fim, Valério disse que o falecido cunhado “plantou árvores do bem e agora vai colher os frutos da vida eterna”.

O ex-deputado José Bezerra Marinho disse que tinha “profundo respeito e admiração e um carinho fraternal” por Marcos C. Formiga, a quem conheceu como monitor dele na UFRN, onde Formiga foi professor de Economia. “Depois tivemos juntos na Câmara e nos tornamos amigos cada vez mais. Era firme, delicado, conseguia impregnar o humanismo à técnica, tornando as decisões públicas, onde passou, humanizada”.

O ex-deputado Henrique Eduardo Alves afirmou que o ex-prefeito Marcos Formiga “foi um homem de talento e espírito público revelado, que só fez angariar com sua competência, inteligência e simplicidade, o carinho e o respeito do povo do Rio Grande do Norte”.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou luto de três dias pela morte de Marcos César Formiga Ramos, que nasceu em Sousa, na Paraíba, em 17 de agosto de 1941. Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1965. Pós-graduado em Economia (ISVE, Roma), e em Planejamento Econômico (CEPAL, Santiago), Chile, atuou como economista, professor universitário e consultor econômico.

Durante o governo de Cortez Pereira atuou como secretário de Planejamento, coordenador geral (1971 – 1979) e economista do Banco de Desenvolvimento do RN (BDRN). Publicou o estudo de Desenvolvimento Industrial para o Nordeste (1972). Em 1980, assumiu a direção da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), de onde dois anos depois afastou-se para assumir a Prefeitura de Natal.

Marcos Formiga foi o 34ª Prefeito de Natal, no período de 1983 a 1986, por indicação do governador José Agripino Maia (1983-1986), sendo responsável por obras, como a drenagem e pavimentação de vias e a ampliação da rede de drenagem entre a Cidade Alta, Ribeira e Rocas.

Disputou duas vezes a cadeira de deputado federal pelo PFL, tendo assumido mandatos com a eleição de Wilma de Faria para a Prefeitura de Natal (1988 a 1991); e com a nomeação de Aluízio Alves como Ministro da Integração Regional (1994 a 1995).

Formiga também atuou como secretário de Áreas Metropolitanas, no Ministério da Integração Social, entre 1992 a 1994; e como secretário de Desenvolvimento Urbano, em 1994. Na Confederação Nacional da Indústria (CNI), exerceu as funções de Chefe de Gabinete e Assessor Especial de 1999 a 2002. Em 2011, assumiu como assessor técnico da Presidência da FIERN, onde coordenou o projeto de desenvolvimento econômico para o Estado lançado em 2014: o Mais RN. Casado com Celina Maria, com quem teve três filhos, Gabriela, Marcelo e Daniela. Era genro do falecido deputado Djalma Marinho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas