Farsa O Santo e A Porca chega à Casa da Ribeira

Publicação: 2019-11-08 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O humor peculiar de Ariano Suassuna, cheio de menções a costumes regionais, picardia e religiosidade, inspirou o grupo de teatro Baobá a montar  o espetáculo “O Santo e a Porca”, que será apresentado neste sábado, às 20h, na Casa da Ribeira. A peça é uma livre adaptação da obra de Suassuna. A direção é de Denilson David. Uma autêntica comédia nordestina ao estilo do mestre paraibano. 

O espetáculo narra a trajetória de um velho avarento conhecido como Euricão Árabe.

O protagonista é devoto de Santo Antônio e guarda as economias de toda a vida numa porca de madeira. Ao receber uma carta de Eudoro dizendo que este iria privá-lo de seu mais precioso tesouro, Euricão fica apreensivo achando que Eudoro irá pedir o dinheiro da porca.

Caroba, a empregada da casa, entende a situação, e decide se aproveitar para arranjar algum dinheiro e casar com Pinhão, seu noivo. É nesse momento que começa a confusão. O texto, escrito originalmente em 1957, não se sustenta só com o riso, mas sobretudo pela visão crítica. Suassuna utiliza uma trama muito simples para tratar de algo mais complexo, como a relação do mundo material com o espiritual. A história mistura o religioso e o profano – algo típico de Suassuna.

Serviço:
O Santo e a Porca. Sábado, às 20h, na Casa da Ribeira. Entrada: R$30 (inteira) e R$15 (meia).





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários