quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Fazenda modelo é mostrada na feira

- Publicidade -

DEMONSTRAÇÃO -  Durante a realização da Festa do Boi, tanto o produtor rural quanto o visitante puderam participar e receber instruções

A Fazenda Modelo da Agricultura Familiar instalada pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e empresas de pesquisa — Emater e Emparn, com parceria do Senar e Sebrae — comemora o sucesso medido através da interatividade e número de visitas durante a Festa do Boi 2006. Os técnicos montaram demonstrações de diversos plantios e sistemas de produção além de beneficiar alguns produtos para agregar renda a produção agropecuária.

A idéia agradou e durante uma semana era comum a presença de famílias e grupos de estudantes interessados em conhecer, às vezes até sem se dar conta no primeiro momento, que ali estavam representadas situações onde os pesquisadores haviam realizado algum tipo de interferência. Mas a presença dos profissionais responsáveis pelos estudos e tecnologias aplicadas no campo — o objetivo era mostrar o quanto é possível viabilizar situações até então adversas — ajudou os visitantes a entender a proposta da Fazenda Modelo.

As caravanas de todas as regiões do Estado, que foram trazidas pela Emater, somaram mais de dois mil agricultores familiares que passaram o dia na Fazenda Modelo observando sistemas produtivos como apicultura, avicultura, bancos de sementes, produção e armazenagem de forragens, caprinovinocultura, ordenha higiênica e agroecologia que fazem parte do Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar.

O agricultor familiar encontrou na Fazenda Modelo as técnicas de espaçamento correto do plantio do milho, feijão, mandioca, girassol, palma, capim entre outras plantas nativas para forragem. Ao ingressar no local, técnicos da Emater e da Emparn acompanhavam os produtores em estações montadas debaixo de tendas onde foram realizados os minicursos para que o produtor pudesse entender o processo de plantio, manejo, colheita e beneficiamento.

Tanto o produtor rural quanto o visitante comum puderam, por exemplo, observar todo o processo de plantio a colheita e beneficiamento da mandioca. No local foi instalada uma casa de farinha para o processamento da mandioca que vai desde à farinha, até a goma, o beju, a tapioca, bolinhos de goma entre outros derivados que puderam ser degustados na tapiocaria.

Todo o leite ordenhado das vacas e cabras do curral da Emparn atendia a demanda da cozinha onde foram realizados cursos para que os produtores aprendessem como agregar valor à produção de matéria-prima em doces, iogurtes e queijos.

Para demonstrar a cadeia produtiva da piscicultura foi construído um tanque para a criação de tilápias onde o agricultor familiar ficou sabendo quais os procedimentos para o criatório em cativeiro e após a despesca também observaram como é feita a filetagem e a retirada do couro. Esse filé de peixe era comercializado no próprio local.

O empreendimento agrícola condicionou aos agricultores o primeiro contato com tecnologias agroecológicas. Além da produção de sequeiro — aquela que o plantio precisa de chuva — havia também a amostragem de sistemas de irrigação de forma correta e adequada para cada tipo de plantio.

O sistema de barramento de rios ou de barragens assoreadoras apresentado por técnicos especializados tornou mais fácil a compreensão por parte do agricultor. Com esse tipo de represamento de água, o produtor rural pode realizar plantio durante o inverno e na seca, uma vez que a água fica retida no subsolo gerando a umidade necessária para o cultivo de alimento humano ou animal e ainda pode aproveitar o espaço para um poço ou cacimba.

Sebrae cadastra fornecedores

O Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com a Petrobras,  ofereceu orientação aos empresários de micro e pequenas empresas potenciais fornecedoras para a estatal do petróleo. O serviço foi lançado na Feira do Empreendedor e funcionará, inicialmente, a partir de amanhã, na Central de Atendimento Empresarial Fácil, na sede, em Natal, e posteriormente nos municípios de Mossoró e Assu.

Toda empresa que oferecer prestação de serviço ou fornecimento de produtos de interesse da estatal do petróleo, precisa realizar um processo de cadastro em alguns sistemas, que atualmente estão mais simplificados. O cadastro é efetivado após o atendimento de algumas exigências da contratante. Primeiro é feita a verificação da regularidade da empresa junto a órgãos como a Receita Federal e a Previdência Social, por exemplo. Depois devem ser apresentados documentos como uma ficha de registro fornecida pela própria Petrobras; contrato social; declaração de optante pelo Simples, quando for o caso, comprovante de titularidade de conta corrente, entre outras. O terceiro passo é a realização de uma avaliação técnica pela Petrobras para verificação das informações fornecidas pela empresa.

No escritório instalado na Central Fácil, o serviço será feito através da orientação sobre o cadastramento, realizado pelos consultores do Projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás, com a avaliação dos documentos necessários para realizá-lo e o encaminhamento para a Petrobras para a análise técnica. Para o novo serviço foram capacitados técnicos da sede do Sebrae e serão treinados outros dois dos escritórios de Mossoró e Assu, onde o serviço também será oferecido.

No stand da Petrobras na Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, estão sendo disponibilizadas explicações sobre o processo de cadastramento e também o recebimento da documentação exigida. Segundo Rosana Araújo, da equipe do Cadastro da Petrobras, o objetivo da participação no evento é a divulgação dos sistemas, como uma forma de mostrar que não é difícil fornecer para a Petrobras como muitos empresários imaginam, considerando a extensão da estatal do petróleo.

Para o gestor do Projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás do Sebrae/RN, Edilton Oliveira, com esse serviço as empresas que procuram o Sebrae com o objetivo de fornecerem para a Petrobras terão uma orientação sobre como executar o cadastramento, além de contarem com o aval da instituição no processo de avaliação documental, facilitando o acesso dos potenciais fornecedores.

A Petrobras utiliza o sistema Petronect, um portal que disponibiliza ferramentas para compras e contratações eletrônicas, que presta serviços às empresas do Sistema Petrobras e seus fornecedores, permitindo solicitação de cotações e envio de propostas através da Internet. O portal Petronect agiliza o processo de compra, além de oferecer maior transparência e segurança.

Compra direta expõe produtos

O Programa de Aquisição de Alimentos “Compra Direta” está entre os setores da Festa do Boi considerados de grande interesse do público. O local especializado na comercialização dos produtos de origem animal e vegetal originários da agropecuária familiar do Estado despertou nas pessoas o interesse por bons hábitos alimentares, através do consumo de alimentos naturais saudáveis.

O Espaço do Pequeno Produtor Rural, bem como a Fazenda da Agricultura Familiar são demonstrações de ações na agropecuária potiguar, executadas pela Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), através de suas vinculadas (Emater e Emparn). Os consumidores tiveram acesso aos de várias cadeias produtivas do agronegócio familiar norte-rio-grandense, a exemplo da fruticultura e apicultura.

Em pouco mais de um ano, o programa já beneficia mais de três mil agricultores familiares em 129 municípios do Rio Grande do Norte, gerando uma renda familiar de até R$ 3,5 mil.

A exposição e venda dos produtos das hortas urbanas comunitárias cultivadas em diversos bairros de Natal serviu inclusive de sala de aula às crianças e adolescentes de escolas que visitaram o local, sempre sob a orientação dos técnicos da Emater-RN.

O apicultor Milton Alves de Araújo, residente no sítio Cacimba do Meio, no município de Acari, relata o sucesso de sua experiência na cadeia produtiva do mel. De pipoqueiro, no Campus Central da UFRN, em Natal, ele se transformou em empresário do setor, comercializando sete produtos derivados da abelha. Além do mel, ele distribui mais seis derivados desse produto — mel composto, própolis, geléia real, cera, pólen e apitoxina (veneno da abelha).

Milton tem uma filial de sua micro empresa no bairro Planalto, na zona Oeste da capital. Espaços como a fazenda montada pela Emparn e Emater funcionaram como celeiro para troca de experiências e apresentação de um mundo até então desconhecido — ao menos quanto à proximidade — de muitas crianças. Um grupo de crianças portadoras de câncer viram de perto como funciona, na prática, uma fazenda. Elas saíram de Natal, onde são atendidas pela Casa de Apoio à Criança com Câncer, e não esconderam a satisfação em ver de perto o que para muitos é apenas uma forma de sobreviver.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas