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FBA conclui a divisão das verbas de publicidade entre clubes da Série B

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FUTEBOL - O presidente da FBA José Neves (centro) confirmou os privilégios

O presidente da Futebol Brasil Associados (FBA), José Neves concluiu o pano de divisão das verbas de publicidade entre os clubes da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano. Como já era esperado, o Corinthians terá um tratamento diferenciado e ficará com uma parte maior. Os demais clubes receberão igualitariamente.

O tratamento especial ao time paulista já era esperado, uma vez que o próprio presidente da FBA já havia sinalizado com essa possibilidade. “O Corinthians é um dos principais responsáveis pelo incremento da Série B este ano. Nada mais correto que tenha um tratamento diferenciado”, confirmou.

A reunião realizada ontem à tarde, em São Paulo, foi determinante para a divisão do “bolo” arrecadado com as cotas de televisão e patrocínios. De acordo com José Neves, a arrecadação dos clubes será triplicada esse ano. “Não posso adiantar valores pois os contratos ainda serão assinados na próxima semana”, comentou.

Mais verba

Enquanto os outros ainda brigam pela verba da FBA, a divulgação de que foram vendidos 30 mil uniformes roxos e mais de 100 mil camisetas da promoção “Nunca vou te abandonar” fez o departamento de marketing do Corinthians comemorar e atingir seu objetivo: mostrar à Nike, atual fornecedora de material esportivo do clube, o potencial de vendas corintiano e exigir contrato mais vantajoso em 2009. Os valores pretendidos já estão na mesa de negociação:  um acréscimo de R$ 5 milhões anuais para os atuais R$ 12,6 milhões.  As camisas roxas renderam ao Corinthians 15% do valor total vendido (R$ 4,5  milhões), como está acordado no contrato com a Nike (royalties da venda dos  produtos). Em números, R$ 675 mil.

O valor recebido do projeto “Nunca vou te  abandonar” é menor (R$ 598 mil), mas foi a principal campanha para dar uma sacudida  na parceria. Alegando que a Nike não teria tempo hábil para produzir camisas para a promoção, elaborada no final do ano passado, o Corinthians fechou com duas confecções  nacionais: a Poá Têxtil e a Braziline. No contrato inicial seriam produzidas  3 mil camisas, vendidas por R$ 39,90. De uma delas, o clube receberia R$ 7 por  unidade negociada. E da outra, R$ 15. Foram vendidas mais de 100 mil unidades, mas a oposição cobrou a diretoria por  não ter acertado com a Nike e questionou o valor repassado ao clube, considerado baixo.

Clube taxa cota da FBA de “mixaria”

A cota que a FBA está prometendo pagar aos clubes que disputam a série B, sendo a diretoria do América vai ficar entre R$ 700 mil e R$ 900 mil, o que para muitas pessoas parece ser uma fábula, para os homens que mexem com o futebol está sendo considerada uma verdadeira mixaria. Até porque este valor será repassado, em parcelas, durante os oito meses da competição.

“Pelo que tenho observado nas reuniões da FBA, essa cota não vai dar para pagar dois meses da folha salarial dos elencos que serão montados para competição. Todos os clubes falam em montar um elenco de R$ 500 mil para cima”, disse Alex Padang. “Se for levado em consideração que serão repassados em torno de R$ 100 mil por mês, o dinheiro não será suficiente para cobrir nem 25% da folha salarial”, completou. O dirigente informou também que a política de contratações continua paralisada, podendo ser retomada caso o América retorne a disputa do Estadual. “Não podemos trazer ninguém sob pena de aumentar muito os nossos custos”, concluiu o dirigente.

ABC breca a chegada de mais reforços

Vivendo a incerteza sobre o futuro do ABC no Campeonato Estadual, o presidente Judas Tadeu também decidiu levantar o “pé do acelerador” em se tratando da contratação de reforços. Receoso quanto a possibilidade de uma parada duradoura na competição local, o dirigente disse que não pode arriscar trazer novos atletas para o elenco diante dessa incerteza.

“O julgamento pode não ser conclusivo e a final do Estadual poderá ser retardada em mais alguns dias. Ela corre o risco até de não ocorrer. Diante disso e como só teremos perspectivas de novas receitas em junho, estou pensando duas vezes antes de incorporar novos atletas ao elenco”, salientou Tadeu. Apesar do desânimo, Tadeu terá uma reunião hoje com o trei8nador Ferdinando Teixeira para realizar um balanço dos contatos que estão sendo realizados. A tendência é de que os novos reforços só comecem a chegar na segunda quinzena de abril. “Amanhã (hoje) vamos ver a situação e decidir a melhor maneira de agir. Se a final do Estadual tiver garantia de realização podemos alterar a nossa política de contratações”.

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