terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Fechar a rodada

- Publicidade -

Fechar a rodada

Primeira rodada do Estadual que largou ontem com Santa Cruz x América, será fechada neste domingo, com ABC x Globo no Frasqueirão, Alecrim x Baraúnas na Arena das Dunas e ASSU x Potiguar no Edgar Montenegro. Na quarta-feira três jogos pela segunda rodada, com Baraúnas x ABC, América x Potiguar e Globo x Alecrim. No dia seguinte, o complemento da rodada com ASSU x Santa Cruz. Temporada largou com força e até novembro a bola rola para o futebol potiguar.

As competições 2017

O Estadual tem ABC, América, Alecrim, Santa Cruz, Globo, ASSU, Potiguar e Baraúnas. Na Copa do Brasil, estão ABC, América e Globo. A Copa do Nordeste tem como representantes do RN, ABC e América. Brasileiro da Série B, o ABC é o nosso representante e na Série D, América, Potiguar e Globo brigam pelo acesso.

Vale e como vale

O Estadual vale e vale muito para os clubes participantes, além de manter viva a história e a tradição do futebol potiguar. A competição é seletiva para a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e para o Brasileiro da Série D, sendo que as duas primeiras, Copa NE e BR, além do aspecto técnico tem um apelo financeiro que é fundamental para os clubes. O Estadual vale e como vale, e o marketing da FNF foi muito feliz quando adotou o slogan “ tudo começa aqui”, e é mesmo, a nossa competição doméstica, a do nosso quintal é o primeiro passo de cada clube para garantia de temporada futura.

Tem favorito?

Estadual larga com três favoritos, ABC, América e Globo. Os outros cinco são “japoneses” e tudo pode acontecer com eles e entre eles. O Potiguar contratou um treinador com bagagem, com bons trabalhos no currículo mas que chegou em cima do “laço” e com pouco tempo de trabalho com um elenco que ele não conhece. E sobre o Potiguar um detalhe interessante. Os caras conseguiram contratar um treinador que repito, tem bagagem e bons trabalhos no currículo, mas primeiro resolveram apostar em um profissional que nunca tinha treinado nenhum time de Primeira Divisão. Mais inteligente teria sido buscar logo, um treinador de verdade. Potiguar pode pagar um preço alto, pelo menos neste primeiro turno.

Mais apostas

Claro que contratar treinador de futebol no Brasil sempre é uma aposta, mais ou menos arriscada mas sempre é uma aposta. O América jogou as fichas em Felipe Surian pelo retrospecto de acesso da D para C, com Tupi e Volta Redonda, times sem torcida e sem pressão. O Baraúnas contratou Barata, conhece futebol dentro de campo, mas com nenhuma experiência como treinador. Foi auxiliar de Givanildo e Roberto Fernandes. No Alecrim, buscaram Athirson que igualmente é novo na profissão e teve uma passagem tumultuada pelo Flamengo do Piauí. O ASSU enveredou pela parceria com um empresário colombiano e levou o treinador José Cortina que na Segunda Divisão do Estadual do ano passado foi o lanterna com o Visão Celeste.

Reajuste na arbitragem

A FNF estabeleceu que o valor de pagamento da arbitragem no Estadual será no valor de 700 reais para o árbitro CBF e 650 reais para o árbitro CEAF. Nos jogos de ABC e América contra as demais equipes da competição, o valor para o árbitro CBF será de 900 reais e para o da CEAF taxa de 850 reais.

Reajuste na arbitragem I

Nos confrontos envolvendo ABC e América – menos em partida final – o valor da taxa do árbitro CEAF será de 1.150 reais. Já para o CBF, 1.300 reais. Em todas as fases, aos árbitros assistentes está definido pagamento de taxa equivalente a 50% do valor do árbitro de sua categoria. O árbitro reserva recebe 50% do valor pago ao árbitro assistente.

Final dos turnos

A taxa de arbitragem para as finais dos turnos, reserva para o árbitro CEAF o valor de 2.050 reais e para o árbitro CBF 2.300 reais.

Final do Estadual

O valor do árbitro CEAF será de 2.250 reais e do árbitro CBF 2.460 reais. O detalhe também previsto na Resolução que determinou o reajuste nas taxas de arbitragem é que no caso de solicitação de arbitragem de outra federação, o pagamento de toda a folha será de inteira responsabilidade do clube solicitante, e olha que a taxa de um Fifa é “salgada” e nem sempre garantia de uma grande arbitragem. Mas tem direito de pedir.

Ranking de pontos

Nos últimos 16 anos, 23 times participaram do Campeonato Estadual de Futebol do Rio Grande do Norte, e o pesquisador do futebol potiguar, Marcos Trindade, fez um levantamento dos pontos conquistados pelos times entre os anos de 2001 e 2016. Nesse levantamento, o autor considerou os pontos ganhos e os números apontam o América em primeiro lugar com 542 pontos, seguido pelo ABC com 514 pontos. O América decidiu o Campeonato onze vezes, conquistando cinco títulos. O ABC disputou oito finais e conquistou o caneco seis vezes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas