sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Feirinhas mais verdes chegam aos shoppings

- Publicidade -

As feiras mais verdes nem sempre estão nas ruas ou nos bairros mais tradicionais. O crescimento de uma demanda por alimentação saudável fez com que  a produção familiar, baseada ou não em conceitos orgânicos,  chegasse aos mais variados espaços – que vão desde uma praça universitária até o ambiente fechado de um shopping center.

O Quintal Orgânico do Natal Shopping foi uma aposta que deu certo. Todos os sábados, das 10 às 16h, o local recebe um público que não está interessado em celulares, roupas, calçados e demais artigos industrializados.  São oferecidas frutas, verduras e legumes produzidos e comercializados por oito famílias de agricultores do RN, e certificados pelo selo Produto Orgânico Brasil.

A clientela encontra hortaliças diversas como alface, manjericão e rúcula, temperos como alho-poró, coentro e salsinha, além de legumes como abobrinha e produtos regionais como jerimum e milho, entre outros itens da estação. Todos os alimentos são oriundos da Agricultura Familiar e são certificados pelo Ministério da Agricultura. O projeto valoriza as famílias de agricultores, que já chegam a duas mil no Estado.

A Feira da Agricultura Familiar  emplacou no Ponto Sete de Ponta Negra, às quartas, e na Praça das Flores, em Petrópolis, às sextas-feiras. O mercado reúne atualmente 40 produtores rurais oriundos de Macaíba, Extremoz, Ceará-Mirim e Touros. A diversidade da feira já conquistou muitos adeptos de uma cozinha saudável e regionalista, oferecendo hortaliças, verduras, frutas, queijos de coalho e manteiga, galinha caipira, ovos caipiras, bolos, beiju, tapioca, carne de sol, carne de cordeiro, e linguiça.

A Feira Agroecológica da UFRN é uma das mais antigas no segmento de valorização do produto orgânico. Foi criada em 2006, e é realizada todos os sábados, das 5 às 10h, na praça cívica da UFRN. Reúne produtores de Natal e cidades do interior, oferecendo bolos, goma, cocada, grude, mel, frutas, legumes, grãos, frutas. Há alguns produtos veganos e sem glúten.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas