terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Fenacam volta a Natal e abre nesta quarta-feira, 15

- Publicidade -

Após um hiato de três anos, a Feira Nacional do Camarão (Fenacam) retorna ao Rio Grande do Norte em sua 14ª edição. O evento será aberto nesta quarta-feira, 15, e ocorrerá até o próximo sábado, 18, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. Além dos eventos sociais, voltado ao público em geral,  pelo dois mil congressistas participarão da Feira de Aquicultura.

Especialistas debaterão temas relacionados à produção em cativeiro, entre eles a mancha branca

Especialistas debaterão temas relacionados à produção em cativeiro, entre eles a mancha branca

“Trata-se, portanto, de uma oportunidade ímpar para os produtores discutirem suas preocupações, reivindicações, ideias, sabendo que tudo será propagado, não se limitando às paredes do evento. É uma oportunidade para atualização tecnológica, para desenvolver parcerias comerciais, discutir os problemas setoriais e buscar soluções para a cadeia produtiva”, disse o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e realizador da Feira, Itamar Rocha.

Com investimento de R$ 10 milhões, a Fenacam 2017 levantará discussões sobre oportunidades e ideias que ajudem a destravar o desenvolvimento do setor carcinicultor e aquícola potiguar e brasileiro. Na pauta, temas como desafios para conviver e continuar produzindo na presença da mancha branca; as oportunidades do mercado interno e as perspectivas das exportações, inclusive para o mercado norte-americano, com a recente saída do camarão brasileiro da ação anti-dumping; os avanços tecnológicos dos cultivos intensivos com estufa agrícola para aumento da temperatura e controle da mancha branca; melhoramento genético, entre outros.

Serão sediados, no mesmo período, o XIV Simpósio Internacional de Carcinicultura, o XI Simpósio Internacional de Aquicultura, o XIV Festival Gastronômico de Frutos do Mar e a XIV Feira Internacional de Serviços e Produtos Para Aquicultura. Na quarta-feira, 15, a partir das 19h, será o dia da abertura da Fenacam. De 16 a 18 de novembro, acontecerá a programação técnica, sempre das 8h30 às 13h, e a comercial, das 14h às 22h. O XIV Simpósio Internacional de Carcinicultura contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, com tradução simultânea em inglês e espanhol. Serão 58 palestras, de 14 países e 250 trabalhos técnico-científicos, que irão mostrar os avanços na área.

A XIV Feira Internacional de Serviços e Produtos Para Aquicultura contará com 90 empresas expositoras nesta edição e tem expectativa de movimentar R$ 100 milhões. Além disso, o Festival Gastronômico de Frutos do Mar, com pratos à base de camarões e tilápias, funcionará das 12h às 15h, da quinta-feira, 16, ao sábado, 18. Para este ano, a novidade ficará por conta dos Food Trucks que funcionarão das 16h às 23h, no Pavilhão das Dunas.

A Fenacam 2017 se destacará como o fórum mais importante do setor carcinícola e aquícola do Brasil e da América Latina. “A feira traz os produtores para conhecer a indústria, prestadores de serviço, os equipamentos e no sentido inverso, ocorre o feedback, contribuindo em tempo real, para o aprimoramento das tecnologias e equipamentos”, destacou ainda o presidente”, declarou Itamar Rocha.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas