sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Ferreira Gullar, 90 anos

- Publicidade -
Alex Medeiros 
Seu nome de batismo era o mesmo de quase todos os homens nascidos em solo do Maranhão, um José Ribamar como o Raimundo do Ceará, o Zé da Paraíba, o Donizete do interior paulista ou o João Maria do nosso RN. De uma família de onze irmãos, caiu cedo na estrada para ganhar a vida, estreando como poeta num livro divisor de estilo e contexto, em 1954. Com “A Luta Corporal” passou a integrar a vanguarda do poema concreto, depois se autodenominando neoconcreto. Foi autor de 30 livros, exerceu jornalismo, locução radiofônica, crítica de arte e fez biografias. Algumas poesias suas galgaram a dimensão popular em melodias com Fagner, Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Marisa Monte e Caetano Veloso. Ele faleceu em dezembro de 2016 e no dia hoje estaria completando 90 anos. Em sua memória, segue uma paródia do seu poema “Cantada”:
Você é mais bonita que uma joia roubada
envolvida num papel azul de maçã
Você é mais bonita que uma pedra
atirada na lâmina da água cristalina
num lugarejo perdido no Seridó
Você é mais bonita que as outras
do que as garotas risonhas
que uma nave alienígena no cinema
Você é mais bonita que uma
catedral no lusco-fusco 
mais bonita que Sandra Bullock 
que os teatros da Broadway
mais que bonita que a madrugada
que o Atlântico durante um eclipse
Olha
você é tão bonita quanto Paris
no outono
e quase tão bonita
quanto teu reflexo no espelho
dos meus olhos.
Rombo no RN
O deputado José Dias colocou gravidade nas trapalhadas do governo estadual e já defende a instalação de uma CPI para investigar prejuízos de R$ 50 milhões com superfaturamento no hospital de campanha e com respiradores. 
Nobel da Paz
Colocou as duas Coreias para conversar, conduziu o acordo de Israel, retirou as tropas, encerrando a guerra no Afeganistão e conseguiu entendimento entre o Kosovo e a Sérvia. Ninguém mesmo foi mais pacífico do que Donald Trump.
Sem apoio
O presidente Jair Bolsonaro já tem as informações básicas sobre o processo eleitoral em Natal. Já sabe quem são os candidatos à esquerda e à direita, e mantém sua decisão de não apoiar nenhum nome para a Prefeitura de Natal.
Pedofilia
Agentes civis e militares do Brasil, EUA, Inglaterra e Portugal fazem o cerco a uma rede de ricos, famosos e poderosos que atuam no tráfico e na exploração sexual de menores. Tem gente grossa por aqui prestes a ser engaiolada.
Domínio
Sendo verdade que quadrilhas que atuam no interior estão comprando terras e que grupos chineses estão adquirindo comércios pelo Nordeste, breve teremos uma batalha entre Primeiro Comando da Capital e Partido Comunista Chinês.

Mensagem
O ex-beatle Ringo Starr se equivocou ontem numa postagem no Twitter ao enaltecer o aniversário do parceiro John Lennon. “Ainda sinto sua falta, cara, paz e amor para Yoko e Sean”, disse. Mas Lennon nasceu em 9 de outubro.

Sangue
A jovem Letícia Trindade de Brito Rosemiro, de apenas 13 anos, está precisando de sangue de qualquer tipo. Ela está internada no Hospital da Unimed. Doações no Hemonorte em seu nome, contato no fone 99159-1679.

Chatice
Depois do VAR tornando chato o futebol, agora vem as cotas raciais como critérios para filmes concorrerem ao Oscar. Só falta a obrigatoriedade de atabaque e berimbau no rock para a destruição de três paixões do colunista.
Livro
Saiu o primeiro volume da coleção Revolta e Cultura, uma parceria do Selo Marginália e Caravela Selo Cultural, com a edição virtual na Amazon. Tudo organizado pelos professores Alex Galeno, Fagner França e Lucas Fortunato.
Freguesia
Depois de mais uma partida e mais um título vencido pelo ABC em cima do América, e de novo com o técnico Diá, o poeta e chef Alexandre Gurgel (Créu) meteu o trocadilho: “São Paulo tem Freguesia do Ó, aqui tem Freguesia Diá”.
Conflitos 
No novo sucesso mundial da Netflix, a série Away, com Hilary Swank, uma nave com cinco astronautas de cinco nações mostra uma chinesa censurada por ser gay e desrespeitada pelo colega russo. Os demais, dos EUA, Índia e Inglaterra, a compreendem.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.





- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas