quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Festa da padroeira se encerra hoje

- Publicidade -
A Arquidiocese de Natal encerra neste domingo (21) a programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. As atividades estão programadas  o dia terão diversas missas, carreatas e trancional procissão fluvial. A programação se encerra com uma missa, às 18 horas, na Catedral Metropolitana de Natal.
Imagem da Santa foi encontrada em 21 de novembro de 1753, às margens do Rio Potengi, por um grupo de pescadores
Os fiéis poderão participar, de forma presencial, de todas as atividades, nas duas igrejas, durante a festa. Além disso, todo o novenário será transmitido também pelas redes sociais (Youtube e Facebook) da Arquidiocese de Natal.
A tradicional procissão fluvial no rio Potengi vai acontecer às 5h. A imagem da percorre as águas do Rio Potengi, no trajeto que vai do Iate Clube de Natal até as proximidades do da Pedra do Rosário, no bairro da Cidade Alta.
À tarde, com uma carreata, a Santa Padroeira pelas quatro zonas administrativas da cidade em veículo aberto, que começa às 15h.  
“Teremos uma longa programação durante todo o dia [domingo]. A programação começa com uma procissão fluvial pelas águas do Rio Potengi, onde a estátua foi encontrada. Depois disso, às 6h15 da manhã, haverá uma missa na Catedral Metropolitana”, conta o padre Valdir Cândido, pároco da Catedral. 
Durante todo o domingo, diversas missas serão feitas na Catedral para atender os peregrinos, fieis leigos e devotos  de Nossa Senhora da Apresentação. “Às 18h, teremos a missa de encerramento, com show pirotécnico para fechar as solenidades de 2021”, conta. “Tendo em vista que não teremos a procissão e a missa na Pedra do Rosário, eventos com grande número pessoas, nós abrimos uma maior quantidade de missas para atender a população. Convidamos todos para a celebração e promover um dia santo de louvor”, saúda. 
Neste ano, a festa tem como tema: “Maria, esposa de José, fiel na escuta da palavra e auxílio dos cristãos”.
História

A história da padroeira de Natal baseia-se na tradição oral. Conta-se que a imagem da Santa foi encontrada em 21 de novembro de 1753, às margens do Rio Potengi, por um grupo de pescadores. A imagem guardada dentro de um caixote na região hoje conhecida como “Pedra do Rosário”. Dentro do invólucro, além da imagem sacra, também estava uma mensagem escrita: “Aonde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá”. Nossa Senhora da Apresentação foi oficializada como a padroeira de Natal na década de 1950. O então arcebispo de Natal, Dom Marcolino Dantas, fez um pedido ao Vaticano. O Santo Padre Pio XII expediu a Bula “Quae mortalibus”, no dia 17 de novembro de 1953. No documento, o Papa autoriza Dom Marcolino a coroar a imagem com a coroa de ouro, oficializando a data da padroeira a partir de 21 de novembro de 1953.
Programação do domingo (21)
Missas e solenidares
4h – Procissão fluvial com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, saindo do Iate Clube, seguindo pelo rio Potengi;
5h – Chegada da procissão fluvial à Pedra do Rosário. Em seguida, carreata com a Imagem passando por várias ruas do centro da capital;
6h – Missa, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha;
7h – Chegada da carreata e missa solene, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), presidida pelo arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo;
10h – Missa solene, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha;
15h – Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, saindo da Catedral Metropolitana, percorrendo as quatro zonas da cidade do Natal;
15h – Missa, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Padre Flávio Bezerra;
16h – Live da Apresentação, transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese;
17h – Lançamento do documentário “A Matriz de Natal”, na Catedral Metropolitana;
18h – Chegada da procissão motorizada à Catedral e missa de encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação 2021, presidida por Dom Jaime Vieira Rocha.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas