Festa do Boi começa dia 12 deste mês e deve movimentar R$ 60 milhões em negócios

Publicação: 2019-10-09 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Anthony Medeiros
Repórter

Para que a 57ª edição da Festa do Boi tenha início no sábado (12), toda uma preparação que já vem sendo executada há meses se intensifica na semana do evento. É nesse período que o Parque Aristófanes Fernandes ganha uma nova cara, começando a receber os animais que estarão expostos, além da definição das estruturas que receberão o público  durante os sete dias de festas. De acordo com a Associação Norte-Rio Grandense de Criadores (Anorc), todo o espaço destinado à exposição de animais foi comercializado com antecedência e a expectativa é que R$ 60 milhões em negócios sejam movimentados durante esta edição da Festa do Boi.

Animais que estarão expostos começaram a chegar ao parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim
Animais que estarão expostos começaram a chegar ao parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim

A expectativa da Anorc é atrair um público total de cerca de 350 mil pessoas ao Parque Aristófanes Fernandes durante os 8 dias de evento, gerando 4 mil empregos diretos e indiretos. Este ano, serão 400 expositores espalhados no local.

De acordo com o presidente da Anorc, Marcelo Passos, o espaço para os animais de raça trazidos pelos produtores rurais de suas propriedades para exposição foi esgotado com antecedência. Os currais devem receber 1.000 reses, número que superou as edições anteriores da festa. Para a Anorc, a expectativa nesse crescimento está no final da estiagem que assolou a região Nordeste nos últimos anos. “É com muita satisfação que atestamos essa mudança de cenário. O final da estiagem deu lugar ao inverno consolidado, que  fez com que tivéssemos um maior número de reses expostos, o que gera um número maior de compradores e público em geral”, analisa o presidente Marcelo Passos.

Um dos expositores é Orlando Monteiro de Melo, de 66 anos. Produtor rural há mais de 30, o macaibense fala com orgulho de seu rebanho de 29 bovinos da raça Senepol, que é uma raça de gado de corte proveniente de cruzamentos entre o gado N'Dama com o gado Red Poll. “Sou pioneiro com essa raça aqui na região, viu? Estou há dois anos com eles [bovinos] e trouxe para exposição”, comenta. O produtor rural pretende fechar negócios com alguns dos bovinos de seu rebanho, o qual ainda não está completo, como ele mesmo faz questão de explicar. “Outros bovinos chegarão, mas também vou trazer pra cá lhamas e minicabras que crio na minha fazenda”, explica.

Leilões
Há também animais que serão comercializados em leilão, mas eles correspondem a uma fatia muito pequena do total de reses que estarão no Aristófanes Fernandes até o dia 19, quando se encerra a Festa do Boi. “Existe, sim, o espaço para os negócios fechados nos leilões, mas é uma pequena parte. A maioria dos negócios são fechados nas argolas, quando os proprietários trazem o que tiveram de melhor não só nesse inverno, mas de uma luta de anos”, afirma Passos.

Marcelo Passos, presidente da Anorc, detalha exposição
Marcelo Passos, presidente da Anorc, detalha exposição

Além das exposições dos animais, a estrutura para a alimentação e exposição de artesanato já está toda montada. Alguns estandes já estão sendo ocupados, mas, assim como com o espaço o qual receberá os reses expostos, o movimento deve se acentuar próximo ao sábado. A parte musical também será atendida, com apresentação de artistas da terra durante o evento, além de shows de forró, brega e lambada, porém com pagamento avulso ao que o público já efetua para acessar o parque durante a Festa do Boi.

Veja programação

Sábado, 12.10
8h - abertura do Parque e Programação Especial Dia da Criança

22h - Shows

Beto Barbosa

Walkiria Santos

Eliane

Conde do Forró

Domingo, 13.10
18h30 - Missa Campal com Padre Nunes

19h30 - Leilão da Emparn e E.M Leilões

Programação de Pista (concursos de raças): Pardo Suíço

Segunda, 14.10
9h - Sessão Solene Especial da Assembleia Legislativa do RN em homenagem aos 60 anos da Anorc

20h - Show com Zé Lezin

Programação de Pista (concursos de raças): Pardo Suíço

Terça, 15.10
19h30 - Leilão de Cavalos ANQM

Programação de Pista (concursos de raças): Sindi e Gir

Quarta, 16.10
19h30 - Leilão Nuleite

Programação de Pista (concursos de raças): Sindi e Gir

Quinta, 17.10
19h30 - Leilão Sindi Estrelas

Programação de Pista (concursos de raças): Nelore, Guzerá Leiteiro e Girolando

Sexta, 18.10
19h30 - Leilão Pérolas do Nordeste

Programação de Pista (concursos de raças): Nelore, Guzerá e Girolando

Sábado, 19.10
22h -Shows

Mastruz com Leite

Cavalo de pau

Magníficos

Limão com Mel








continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários