quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Festa do conhecimento

- Publicidade -

Tadeu Oliveira
[email protected]

Neste domingo, 5 de novembro, mais de 156. 484 mil potiguares inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) participam do primeiro dia de provas que abre portas para ingressar em diversas instituições de ensino superior do país. O segundo dia será no domingo, 12. Desejo sucesso a todos participantes e concluintes do ensino médio, acreditando que o Enem é a grande festa do conhecimento dos estudantes brasileiros. Ao longo de um ano de preparação o participante precisa agora ter muita confiança e não desesperar na hora do teste, calma. Boa sorte, você é capaz.

Momento de Fé
A véspera do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio será de muita descontração para os alunos do pré-Enem do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal. Hoje, sábado (4), os candidatos terão uma manhã de atividades que incluem momentos de fé e relaxamento, das 7h às 13h. Toda a programação acontecerá no interior da instituição. Dando início às atividades, os alunos participarão de espiritualização proferida pelo professor de Ensino Religioso, Irmão Jarbas Batista. Durante a celebração, haverá a bênção das camisas e das canetas que serão usadas durante o Exame.

Relaxamento
Para ajudar os alunos do Neves a relaxarem e enfrentarem a maratona de provas, instrutores da academia Bodytech Tirol realizarão alongamentos com os estudantes às 10h. Em seguida, professores de História, Sociologia, Filosofia, Literatura e Língua Portuguesa em parceria com a Banda Neves, farão uma revisão musical, com interpretações a serem trabalhadas a partir do olhar de cada disciplina. O momento mais aguardado é o tradicional “pulo na piscina”, às 12h30. O ato marca o fim do ano letivo e o início de uma longa jornada na universidade. A iniciativa será regida por profissionais de Educação Física da UnP, que farão atividades na água com muita música e diversão.

Parece, mas não é
É precisa entender melhor que educação em tempo integral não é sinônimo de educação integral. Em algumas unidades de ensino, a educação integral é uma forma de ocupar o tempo (contraturno) dos alunos no ambiente escolar, até com atividades recreativas, culturais e esportivas. A escola precisa ampliar a política de melhoria curricular, ofertando mais conhecimentos focando a formação integral dos educandos. Nunca perder o foco no ensino/aprendizagem, que deve ser a real função da escola.

Greve na UERN
Com data marcada. Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decretaram greve por tempo indeterminado a partir do dia 10 deste mês.

Fera do saber cientifico
Um tapete que ajuda a crianças a evitarem acidentes domésticos. Esse foi o projeto escolhido como primeiro lugar na categoria geral da VII Feira de Ciências do Seminário, realizada recentemente em Mossoró, e é de autoria do aluno Antônio Luiz de Menezes Soares, da escola estadual em tempo integral 11 de Agosto, localizada em Umarizal. Em sua segunda participação na feira, o estudante alcançou o mais alto posto dentre as premiações entregues na feira. Ele disputou com outros 210 trabalhos, que contaram com a participação de 553 alunos e de 140 professores. “Algo que me orgulha muito. Queria que mais alunos tivessem o gosto que tenho pelo saber científico, pois, com a ajuda dos meus professores, sei que é possível desenvolver bons projetos”, explicou.

Feras da engenharia
Os estudantes Caio Pereira e Júlia Nunes, do IFRN Natal-Zona Norte, voltaram recentemente de Novo Hamburgo/RS, onde representaram o Brasil na 32ª edição da Mostratec, considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina. Na bagagem, a dupla trouxe o primeiro lugar da categoria Engenharia e Materiais e o credenciamento para a Genius Olympiad, que será realizada em Nova Iorque, Estados Unidos, em junho de 2018. O evento aconteceu de 23 a 27 de outubro. Para Caio, o alto nível dos concorrentes tornou a vitória ainda mais valiosa. “Foi uma grande surpresa, pois disputamos a credencial com cerca de 700 projetos do mundo todo. Sem dúvida, é uma felicidade enorme trazer essa conquista para o IFRN, enaltecendo o nosso estado, através do incentivo à pesquisa”, contou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas