quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Festa nos quatro cantos da cidade

- Publicidade -

PM - Cel. Araújo detalha divisão do policiamento na capital

O Réveillon em Natal será realizado em quatro pólos multiculturais da cidade com shows de artistas locais e queima de fogos. As festas vão acontecer na Redinha, no Centro Histórico, na Praia do Meio e em Ponta Negra e a expectativa é que mais de 80 mil pessoas participem das comemorações.

As festas estão sendo realizado pela  Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes e de acordo com a coordenadora do Réveillon 2007, Ivonete Albano, o compositor potiguar Dosinho será homenageado em todos os pólos multiculturais. “A homenagem vai dar início às comemorações em torno dos 100 anos do frevo, cujo ápice acontecerá no Carnaval 2007. Vamos fazer no Reveillon uma ponte para o Carnaval”.

A festa nos pólos multiculturais começam às 22h. Na Redinha, as atrações da noite da virada será com Diogo Guanabara, Ribeira de Pau e Corda e Isaque Galvão. A queima de fogos vai ter 20 minutos de duração.

No Centro Histórico, será repetida a parceria entre a FUNCARTE e a Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba), que já aconteceu no ano passado. Por esse pólo, vão passar Nêguedmundo, Banda Dugiba, Belina Mamão e Mad Dogs. A expectativa é que o público desse ano chegue a 7 mil pessoas, quase o dobro do ano passado, que foi de 4 mil pessoas. A queima de fogos terá a duração de cinco minutos.

Na Praia do Meio, a programação vai começar mais às 20h. Até a virada do ano, a festa será conduzida pela Federação de Umbanda e Candomblé do RN, numa parceria com a Capitania das Artes. Rituais de umbanda, com direito a apresentações de babalorixás, vão acontecer no palco montado no local em frente a Estatua de Iemanjá, que também será festejada.

A show pirotécnico terá 20 minutos de duração, e logo após a queima de fogos,  as bandas Terra do Sol e Carlança e Banda festejam a chegada de 2007. De acordo com a coordenadora da festa, Ivonete Albano, será a primeira vez em que tudo vai acontecer num palco só, a festa religiosa e profana.

Em Ponta Negra, Rodolfo Amaral e Banda, Banda de Frevo de Cá e Carlos Zens e Banda fazem a festa, a partir das 22h. A tradicional queima de fogos acontece à meia-noite terá 25 minutos de duração. 

Polícia Militar prepara esquema especial

A segurança durante a noite de Reveillon está garantida. Segundo o subcomandante do Comando de Policiamento da Capital, Coronel Araújo, 400 policiais vão trabalhar durante a virada do ano.

Coronel Araújo informou ainda que além dos policiamento normal que circula pela cidade, haverá um efetivo extra para cobrir os quatros pólos multiculturais da Cidade.

Segundo ele, na Praia do Meio a segurança vai ser realizada por 100 policiais, que vão fazer a ronda a pé, com motos e com cavalos. O ponto de apoio da policia será em frente ao hotel Reis Magos.

Em Ponta Negra a segurança vai contar com 120 policiais. Divididos em rondas de motos, cavalos, a pé e em viaturas. As viaturas vão circular apenas na Engenheiro Roberto Freire. Na Erivan França haverá um posto fixo da Polícia.

Na praia da Redinha o efetivo será de 70 policiais, com motos, viaturas, cavalos e a pé, e o ponto de apoio será próximo ao Mercado Municipal da Redinha. No Centro Histórico  serão 25 policiais de carro, motos e a pé. Segundo o coronel, qualquer pessoa detida durante o Reveillon será encaminhada para as delegacias de Plantão da Zona Norte e da Zona Sul.

STTU faz mudanças para garantir fluência do trânsito

Para garantir que todos possam participar das comemorações da Virada do Ano, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) informou que as empresas de ônibus vão operar durante toda a madrugada de domingo, e a partir das 16h carros extras vão entrar em circulação.

A STTU garantiu que neste domingo as empresas vão operar com uma frota especial. E a partir de meia-noite todas as linhas vão continuar circulando. De acordo com a Secretária Adjunta da STTU, Lúcia Rejane de Almeida Xavier, cada linha vai operar de acordo com a sua característica na madrugada do dia primeiro.

“As empresas vão ficar com equipes fazendo o monitoramento das linhas e vendo a necessidade de reforço. A STTU também vai ficar monitorando os principais posto de festa para acionar as empresas caso seja necessário”, disse a secretária adjunta.

Lúcia Rejane informou ainda que  a STTU estabeleceu a Tarifa Social, para o dia 1º de Janeiro, o beneficio reduz em cinqüenta por cento o valor da passagem inteira dos ônibus que circulam em Natal. Segundo ela, os vales-transportes e passes estudantis vão ser aceitos normalmente. “A partir de meia-noite a tarifa já vai estar valendo. As pessoas vão pagar mais barato na volta para casa”.

Interdição

O Chefe do departamento de Trânsito da STTU, Coronel José Rocha informou que a partir das 18h o trânsito da Redinha, Praia do Meio, Centro Histórico e Ponta Negra serão interditados parcialmente, e as 20h a interdição será completa. Trinta e dois agentes de trânsito vão trabalhar durante a noite, além de uma viatura que ficará de plantão até às 5h na avenida Engenheiro Roberto Freire.

De acordo com o Coronel Rocha, no Centro Histórico a Rua da Conceição e a Coronel Cascudo vão ser totalmente interditadas e a rua Vigário Bartolomeu vai ter o trânsito controlado a partir das 18h, e se houver necessidade também será interditada. “Vamos fazer o controle do trânsito em todas as ruas transversais partindo da Rua da Conceição até a avenida Rio Branco”. 

Na Redinha, o evento vai acontecer na avenida Francisco Ivo, e todo o Largo da Redinha, antigo Largo do Cruzeiro será interditado. “O controle do trânsito na Redinha será feito a partir das 6h30 da manhã, já que o palco do show está armado parte na areia e parte no calçadão. A partir das 18h os ônibus que trafegam na avenida João Medeiros Filho, só vão até o posto de Gasolina, e vão entrar a direita para o terminal”.

Em relação aos carros, Coronel Rocha informou que enquanto tiver vaga para estacionar na beira mar à passagem vai ser permitida. “Quanto mais perto o usuário poder estacionar, melhor para ele. Por isso vamos deixar os carros trafegarem enquanto houver segurança para os pedestres e não houver risco de congestionamento”.

Na Praia do Meio a interdição será na avenida Presidente Café Filho a partir da rotatória da Ladeira do Sol. Hoje, a partir do 12h o trânsito já começa a ser controlado pelos agentes, porque a estrutura do palco já começa a ser montada na frente da estátua de Iemanjá. O trânsito vai ser transferido para a avenida 25 de Dezembro. Em Ponta Negra a interdição será feita pelo Comando da Policia Rodoviária Estadual, a partir das 18h, nenhum carro desce para a avenida Erivan França, na Avenida Engenheiro Roberto Freire o Trânsito segue normal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas