Festival FICA Natal realiza sua 3ª edição

Publicação: 2021-03-03 00:00:00
O FICA Natal, Festival Internacional da Casa da Ribeira, não foi tirado de cena pela pandemia e realiza sua 3ª edição, agora em versão virtual, de 03 a 07 de março. Simbolizando os 20 anos de resistência da Casa, o evento vai exibir uma mostra de espetáculos em formatos variados, através das plataformas Zoom e Youtube. O festival ecoa o lema de continuidade e permanência, chamando atenção para a produção artística e o futuro das artes cênicas em Natal, no Brasil e no mundo. O FICA de 2021 tem apoio da Lei Aldir Blanc e governo do estado.

Créditos: Divulgação

O festival abre, nesta quarta (03), às 20h, com a leitura dramática da peça “As Fúrias”, do dramaturgo e diretor César Amorim, que conduzirá o elenco original do maior sucesso de público nos 20 anos da Casa da Ribeira. A peça, que foi a segunda a se apresentar no palco do teatro ficou, à época, quatro meses e meio em cartaz todos os finais de semana. A apresentação será seguida de um bate-papo virtual com o elenco. Ingressos no Sympla.

Quinta, às 20h, o dramaturgo e ator inglês Ed Bailey apresentará, direto de Londres, a performance “Breath”, que trata das mudanças do corpo a partir do simples ato de respirar e da atenção que se dá à respiração, um hábito quase neurótico nesses tempos pandêmicos. A performance será transmitida pelo Youtube da Casa da Ribeira.

O grupo Clowns de Shakespeate entrará em cena na sexta para apresentar “Clã_Destin@ - Uma viagem cênico-cibernética”, em duas sessões, às 18h e às 20h. A peça é conduzida por personagens com forte inspiração na diversidade cultural da América latina. Apresentações acontecerão via Instagram e Zoom para uma plateia reduzida, mediante inscrição atravé do Sympla.

No sábado (06), data oficial dos 20 anos da Casa, o público terá duas atrações: a primeira é o sarau “Para corações selvagens”, onde os poetas Michelle Ferret e Thiago Medeiros convidam o músico Pedro Salazar em um recital para aquecer a saudade. Passeando por poemas, textos autorais e de universos como os de Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Via Youtube.

A segunda atração do sábado será a estreia da nova montagem do espetáculo “Pobres de Marré'', do Grupo Carmin, às 20h. Foi a peça de estreia do Grupo Carmin, em 2007, e conta a história de duas mulheres em situação de rua que esperam a chegada de um dinheiro “prometido”. Nesta nova montagem as atrizes Ana Luisa Camino e Alessandra Augusta interpretam Dasdô e Maria. Será transmitida do palco da Casa da Ribeira pelo Youtube do teatro.

O domingo (07) marcará a estreia do novo projeto da Casa da Ribeira, o “Curto Teatro”, às 18h, que irá exibir episódios, cenas de até 15 minutos, onde artistas com formações e trajetórias diversas se reinventam isolados em suas residências de frente para a câmera do seu celular, criando narrativas que mixam autobiografias, causos, sentimentos extraídos de uma música ou peculiaridades de um dia qualquer. Após a estreia os episódios ficarão disponíveis no Youtube da Casa da Ribeira TV.

Serviço:
3º FICA Natal – Festival Internacional da Casa da Ribeira.
De 03 a 07 de março. Exibições via Zoom ou Youtube.