Viver
Festival Literário Alternativo de Pipa começa nesta quinta-feira (02)
Publicado: 00:00:00 - 02/12/2021 Atualizado: 22:08:38 - 01/12/2021
Além da praia, dos restaurantes e da badalação turística, Pipa também é cultura. Especialmente quando o FlipAut! entra em cena. Após a pausa forçada do ano passado por causa da pandemia, o Festival Literário Alternativo de Pipa está de volta à praça, ruas e escolas da cidade, começando nesta quinta-feira (02) e seguindo até domingo. A programação da 11ª edição inclui bate-papos literários, saraus poéticos, apresentações musicais, lançamentos de livros, zines e outras publicações, ao lado da feira de livros novos e usados do evento.  

DIVULGAÇÃO
Festival Literário Alternativo de Pipa

Festival Literário Alternativo de Pipa


A tradicional Praça do Pescador é o epicentro da programação do flipAut!, recebendo os shows e encontros. Todos os dias, das 17h30 às 23h, a feira de livros novos e usados contará com a participação de conceituados livreiros, sebistas e editores nordestinos, mais um bom número de autores independentes, aos quais o festival sempre deu amplo espaço. 

Entre os feirantes participantes estão a Editora Sebo Vermelho, Sebo Gajeiro Curió, Seburubu, Sebo Terceira Margem do Livro, Sebo Letra Nativa, Editora CJA, Editora Sol Negro, Editor Munganga, Editora Castanha Mecânica e Usina Ninja de Zines. O evento adverte a população para participar das atividades na  praça, respeitando as recomendações de segurança sanitária dos decretos vigentes.

Para além do movimento na praça, a programação traz ainda oficinas nas escolas, na quinta e na sexta; oficinas nas bibliotecas comunitárias em Sibaúma e Cacimbinhas, dois distritos de Tibau do Sul; exposições de arte nos locais parceiros, e uma apresentação teatral, na tarde de domingo, no Palácio das Artes, na Praia de Pipa. 

Programação 
A programação de abertura nesta quinta, a partir das 18h, dará bastante destaque ao empoderamento feminino, com o Sarau das Pretas, União das Mulheres de Tibau do Sul, “Somos todas Carolina Maria de Jesus”, com Andreia Souza, e finalizando com show da cantora Ananda K, às 22h. 

Na sexta, destaque para os debates "O Ensino remoto e a volta às aulas", com Manoel Pereira da Silva Filho, Ariadne de Andrade e Santos Gioanni; o editor Abimael Silva falará sobre o historiador Olavo de Medeiros Filho; “Literatura nas escolas”, com Márcio Benjamin e Raul Pacheco, mais show com Felipe Nunes. Às 23h terá projeção do filme “Ritual Ancestral”, de Pacha Carbo, no Taipa Brasil. 

No sábado, abrirá às 18h com a roda de conversa “Projetos literários em época de pandemia”, organizado pelo Clube Literatrela;  "Percursos da tradução literária e dos livros artesanais no RN", com        com Ayrton Badriah e Márcio Simões; "A presença Tupi nos sertões do Seridó de Paraíba e Rio Grande", com Juvandi de Souza Santos; "Sebistas do terceiro milênio", com Oreny Júnior e Eduardo Vinicius, mais show (22h) com Zé Martins e Banda Fibra de Coco. Às 23h terá o Sarau de Poesia Erótica, no Espaço Afrika. 

A praça começará os trabalhos no domingo com uma apresentação pública de vários grupos locais de dança e teatro, a partir das 18h; seguirá com a entrega de prêmios do concurso de poesia “Praia de Pipa em versos”; “Café e historias de Pipa", com Dona Zelda e Pacha Carbo; "Biblioteca Leitura na Praça: mais de um década em Sibaúma",         com Marizé Assis, e apresentação da banda Solnordestino, a partir das 21h30.  

O FlipAut! 2021 é um evento cultural colaborativo e sem fins lucrativos, que conta com o patrocínio e apoio da Prefeitura municipal de Tibau do Sul, o movimento Preserve Pipa, a associação local de bares e restaurantes, mais os Mecenas de Pipa.

Serviço:
11º Festival Literário Alternativo de Pipa – FlipAut! 2021. De quinta até domingo (02 a 05/12) na Praça do Pescador, praia de Pipa. Acesso gratuito. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte