Fiéis católicos celebram dia de Santa Rita em Santa Cruz

Publicação: 2020-05-22 00:00:00
A+ A-
Com o lema “Guarda-me a vida! Liberta me”, a Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, encerra nesta sexta-feira, 22, as festividades da padroeira da cidade. A multidão de 100 mil pessoas esperada para a tradicional procissão de encerramento todos os anos, dará lugar a uma celebração virtual e a uma peregrinação da imagem da santa em carro aberto, sem aglomeração, por aproximadamente 100 ruas da cidade.  

Créditos: Cedida/Pastoral da ComunicaçãoEstátua de Santa Rita, em Santa Cruz, recebeu uma máscara em alusão à luta contra o coronavírusEstátua de Santa Rita, em Santa Cruz, recebeu uma máscara em alusão à luta contra o coronavírus


Ao final da procissão, o Padre Vicente Fernandes, pároco local, irá conduzir a bênção do Santíssimo Sacramento, com transmissão nas redes sociais da Paróquia. Desde o dia 13 de maio, uma programação online, diante da pandemia do novo coronavírus, deu lugar às tradicionais novenas com igreja lotada no município. Nesta quinta-feira, 21, a imagem de Santa Rita de Cássia, a maior estátua católica do mundo ganhou máscara nas cores alusivas à santa: verde e vermelho. O simbolismo da máscara remete ao momento atual, de isolamento social e prevenção à infecção pelo novo coronavírus. 

Neste dia 22 de maio, às 12h, será celebrada a tradicional Missa da Coroa de Santa Rita, e fechando a programação, a imagem centenária de Santa Rita de Cássia será conduzida pelas ruas de Santa Cruz, em cortejo com ministério de música, carro-andor e carro da Pastoral de Comunicação, que fará a transmissão das imagens nas redes sociais da Paróquia.

Festa de Sant´Ana
Com tradição secular, as festas de Sant'Ana em Caicó e Currais Novos, no Seridó do Rio Grande do Norte, serão celebrada de forma diferente em 2020. As cerimônias com presença de fiéis em como novenas e missas, por exemplo, serão realizadas de forma virtual. A decisão se deu após recomendação da Diocese de Caicó diante do quadro da pandemia do novo coronavírus.

Nas duas cidades seridoenses, o período da Festa de Sant'Ana também tem impacto na economia dos municípios. De acordo com o pároco da Paróquia de Sant'Ana de Caicó, padre Alcivan Araújo, a festa ocorrerá entre os dias 22 de julho e 02 de agosto, mas sem a presença física dos fiéis. 

Já em Currais Novos, as festividades ocorrerão entre os dias 16 e 26 de julho, também de maneira remota. “Na parte social, estamos estudando o que pode ser feito como, por exemplo, pavilhão virtual, com artistas da terra cantando em lives", afirmou padre Cláudio Dantas, pároco da Paróquia de Sant'Ana, em Currais Novos.

O sacerdote afirmou, ainda, que haverá uma peregrinação virtual da imagem da santa nas datas que antecedem o tradicional festejo. “A partir do dia 1º de junho, em preparação para a festa, ocorrerá a peregrinaçao virtual. É uma forma da família se conectar à matriz, tudo remoto, através do Facebook live", explicou.






Deixe seu comentário!

Comentários