quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Fiat faz recall para 70 mil carros; motor pode parar

- Publicidade -

A Fiat, empresa do grupo FCA Automóveis, anunciou ontem recall de 70.740 veículos de 13 modelos para correção de defeito no alternador. Há riscos de ocorrer o desligamento involuntário do motor do carro em movimento, o que pode resultar em graves acidentes. O conserto começa amanhã em todas as concessionárias Fiat.

Estão envolvidos os modelos Bravo, Doblò, Doblò Furgão, Fiorino, Grand Siena, Idea, Linea, Novo Palio, Palio Fire, Palio Weekend, Siena, Strada e Uno, ano/modelo 2016 e 2017.

Segundo a montadora, os proprietários deverão ser informados por carta. Também é possível obter detalhes pelo site da empresa www fiat.com.br ou pelo telefone 0800 707 1000.

Neste ano, até agora, já foram realizadas 61 campanhas de recall envolvendo 1,069 milhão de veículos, dos quais 95% são automóveis de passeio de utilitários leves, segundo dados do Procon-SP. Os demais são motos, caminhões e triciclos.

O total de carros com defeitos de fábrica mais do que dobrou neste ano, ante igual período de 2016, quando foram feitas 40 campanhas envolvendo 490,5 mil veículos, sendo 86% carros e utilitários.

O maior recall deste ano foi em abril, pela Toyota, envolvendo 562,9 mil modelos Corolla, Hilux, SW4 e Etios, para substituição do sistema do airbag. O problema vem sendo detectado em veículos de várias montadoras no mundo todo. A peça foi fabricada pela japonesa Takata, e o defeito pode levar o airbag a soltar estilhaços de metal no momento da explosão.

Apesar do problema, que causou mortes no exterior, o atendimento ao recall no Brasil foi baixo. A Toyota convocou cerca de 1,4 milhão de veículos (de quase 3 milhões), mas menos de 30% foram levados ao conserto.

Estadão Conteúdo

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas