sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Fiat Progetto 363: novo SUV

- Publicidade -
Fiat anuncia que vai premiar o vencedor do BBB21 com seu novo SUV Compacto que será lançado este ano. A Fiat é uma das patrocinadoras mais tradicionais do Big Brother Brasil. Mas a marca não estava no BBB21. Nos bastidores do reality show da TV Globo, há comentários que o motivo foi a repercussão negativa de alguns participantes, como a rapper Karol Conká. Seja como for, a montadora retorna à atração logo após a saída da cantora. E, log na primeira ação, começou a divulgar seu novo Utilitário Esportivo brasileiro, batizado provisoriamente de “Progetto 363”.
O primeiro SUV nacional da marca estreia no segundo semestre, mas será visto antes disso. A Fiat anunciou que vai premiar o vencedor do BBB21 com o novo Utilitário Esportivo. O modelo dispõe até de um hotsite. Nele, a marca vai publicar uma websérie com 4 episódios, que mostrarão um pouco do processo de desenvolvimento  do modelo.
Marketing com o código: as montadoras costumam chamar seus futuros lançamentos por códigos, para despistar e manter os modelos em segredo. Pois o time de marketing da Fiat pegou justamente o código interno do SUV para fazer a primeira ação de marketing. O Utilitário Esportivo é tratado na montadora como “Projeto 363”. Em italiano, “Progetto 363“.
Ainda sem um Utilitário Esportivo inserido em sua gama de veículos montados no Brasil, a Fiat deposita enorme expectativa no novo modelo, que nascerá da plataforma MP1. Ou seja, a mesma do hatch Argo e do sedã Cronos. O Utilitário Esportivo compacto será produzido em Betim (MG) e deve concorrer com outros SUVs compactos, categoria que reúne mais de 10 modelos em nosso País.
No momento, o carro está rodando em fase final de testes. O desenho é mantido em segredo. Por isso, os protótipos “vestem” camuflagem pesada. As projeções do designer Kleber Silva, da K Design AG, indicam como pode ficar o visual. Nos bastidores, relatos de quem viu o SUV apontam que o modelo terá dianteira parecida com a da nova pick-up Strada.
SUV abaixo do Jeep Renegade 
Modelo de entrada será montado na plataforma do Peugeot 208. O  SUV do Argo pode dificultar chegada do produto. A Jeep planeja produzir um SUV para ficar posicionado abaixo do Renegade. Com a formação do grupo Stellantis, a mídia aponta que o SUV subcompacto será montado sobre a plataforma CMP (Compact Modular Platform), a plataforma do atual Peugeot 208.
Segundo a Automotive News Europe, a fabricante norte-americana produzirá seu SUV de entrada na unidade fabril de Tychy, na Polônia, em julho de 2022. Além disso, utilizará a arquitetura modular CMP, que é compatível com motorizações a combustão, híbridas e elétricas.
Prioridade do braço formado pela antiga FCA, o pequeno SUV é um desejo antigo da Jeep. Contudo, ele não compartilhará a base com o Fiat Panda 4×4, como especulado pela imprensa. Enquanto isso, a CMP foca no desenvolvimento de modelos para mercados emergentes, exatamente o interesse da Jeep no pequeno SUV.
Embora a plataforma não ofereça compatibilidade com tração 4×4, é provável que o sistema de tração 4xe esteja presente na versão hibrida. O restante da gama deverá adotar tração dianteira. Ele consiste na configuração de um motor a combustão montado no eixo dianteiro, que movimenta as rodas dianteiras. No eixo traseiro, há um propulsor elétrico responsável pelo movimento das rodas de trás. As duas propulsões ficam montadas em linha. O motor deverá ser da Peugeot. O mais cotado no momento, é o Puretech 1.2 Turbo.
O Jeep Renegade será alongado para abrir espaço para o  SUV compacto. Assim sendo, ele deverá resolver o problema com a capacidade do porta-malas. A troca de geração, no entanto, deve ocorrer somente em 2022.
Atraídos pelo incentivo fiscal indiano para carros de até 4 m de comprimento, as montadoras inauguraram nova categoria de SUV Subcompactos, que reúne modelos como o Nissan Magnite, Renault Kiger, Hyundai Venue e Toyota Urban Cruiser. À semelhança da arquitetura CMP, a nova remessa de SUVs urbanos tem foco em mercados emergentes. Assim sendo, o pequeno Jeep pode vir para o Brasil. Contudo, ainda este ano, o SUV do Fiat Argo irá entrar nessa nova categoria. Será um brasileiro equipado com motor turbo. Em contrapartida, o novo produto da Jeep poderia chegar ao Brasil importado da Argentina, assim como o 208. Como resultado, seu preço seria mais alto, consequência do dólar.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas