sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Fica Natal nos 17 anos da casa da ribeira

- Publicidade -

Um dos espaços culturais mais resistentes de Natal está aniversariando e a data será comemorada em grande estilo. Com patrocínio da Caixa, a Casa da Ribeira irá promover o Festival Internacional de Artes Cênicas da Casa da Ribeira – Fica Natal, entre os dias 20 de fevereiro e 11 de março.

Tradicional aniversário da Casa da Ribeira contará com festival internacional de artes

Tradicional aniversário da Casa da Ribeira contará com festival internacional de artes

O festival irá contar com apresentação de espetáculos e duas oficinas; performance poética com textos de escritoras potiguares, uma mostra internacional com 13 apresentações e show musical. O FICA Natal tem como tema “A Feminilização do Mundo”, destacando o protagonismo feminino através de obras defendidas por mulheres e homens que discutem o pensamento-ação “feminilizatório”.

Para Henrique Fontes, sócio-fundador e diretor artístico da Casa da Ribeira, o evento vem com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do teatro e da dança do estado e também garantir a sustentabilidade do espaço. “Viabilizamos o Fica Natal através do edital Caixa Cultural de apoio a Festivais de Teatro, cada vez mais a marca Casa da Ribeira vem se consolidando e conseguindo chegar a mais lugares ganhando editais nacionais. Mas ao mesmo tempo existe o paradoxo, que é o desafio de manter de forma independente o prédio adequado o tempo todo para ser um espaço cultural”, comenta.

O tema destaca a defesa de um mundo onde o cuidado com o outro, com a cidade e com o planeta seja compartilhado entre todos. Um mundo possível, protagonizado por um pensamento-ação feminilizado, expresso pelas artes e pelo amor Gaia, Ágape. Um amor que gera novas vidas, que o regeneram.

Diretor da Casa, Henrique Fontes vai ministrar oficina sobre planejamento de carreiras artísticas

Diretor da Casa, Henrique Fontes vai ministrar oficina sobre planejamento de carreiras artísticas

As oficinas, que acontecem na primeira etapa do Festival, fazem parte da programação educativa do Fica Natal e estão divididas em: “Espectadores no palco”, destinada àquelas pessoas que desejam ter sua primeira experiência com o teatro. “Não é uma formação de ator/atriz, mas sim um primeiro contato com a linguagem teatral, pelo caminho do prazer e da descontração, mas sem esquecer que todo jogo tem sua regra”.

A oficina “Artistas na Economia”, com foco nos profissionais de artes cênicas que queiram compreender melhor o planejamento de suas carreiras e a inserção no mercado da Economia Criativa. “Nesta oficina eu trabalharei ferramentas de planejamento e gestão de carreira para artistas que estejam começando em suas carreiras e/ou querendo organizá-las”.

As inscrições já estão abertas. Podem ser feitas através do site. Os interessados deverão preencher um questionário, que passará por uma curadoria e o resultado será divulgado no dia 15 de fevereiro no site da Casa. Os aprovados deverão contribuir com um valor simbólico de R$ 17 reais.

A programação completa do Festival será lançada no dia 20 de fevereiro numa noite marcada pela poesia de Regina Azevedo, Marize Castro, Lisbeth Oliveira, Iara Maria Carvalho, Iracema Macedo e Diva Cunha, nas vozes das atrizes Clotilde Tavares, Múcia Teixeira e Quitéria Kelly acompanhadas pelas musicistas Camila Pedrassoli e Ana Morena.

Mostra internacional
Dentre as apresentações teatrais que farão parte da mostra internacional, está a peça Bloom, por Clarissa Rego. A performance foi concebida na Áustria e tem como trama tornar visível um corpo humano em sua beleza e vulnerabilidade. Um corpo de mulher que se forma e se deforma,  metamorfoseado pelos processos pessoais, sociais e políticos que atravessa.

Na peça Para não Morrer, a atriz Nena Inoue conta histórias reais que abordam temáticas feministas e femininas, atreladas a questões políticas, especialmente da América Latina. Outra peça internacional é a inglesa Tempo Real Time. No texto, o ator e diretor Ed Bailey vive um homem – ou dois – que procura  seu lugar no mundo. Isso tem levado 43 anos de jornada para chegar até aqui.

O Fica Natal 2018 é uma realização da Casa da Ribeira, patrocinado pela Caixa Econômica Federal e conta também com o apoio do SESC/RN, Método Supera, @Indo.Comer e artistas e produtores envolvidos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas