quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Fiéis se preparam para procissão

- Publicidade -

A Festa de Sant’ana de Caicó encerra sua programação neste fim de semana. O evento, que iniciou no último dia 17 de julho e ocorre há mais de 260 anos, seguirá de forma intensa neste sábado, 26 de julho, data em que é celebrada o dia da padroeira do município. Haverá procissões, novenas e bailes, tudo com muita religiosidade, música e animação. 
Fiéis lotam Catedral de Sant’ana para novena e celebrações
Os caicoenses e turistas presentes na cidade poderão participar da  9ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento na Catedral de Sant’ana, a partir das 19h, com pregação de Dom Antônio Carlos Cruz Santos, Bispo Diocesiano. Antes disso, o planejamento religioso contará com missa, às 6h30, batizados, às 10h, e recitação do Ofício de Sant’ana e São Joaquim, às 18h30.

O destaque da programação musical fica por conta das bandas Aviões do Forró, Dorgival Dantas e Solteirões do Forró, que se apresentam, a partir das 22h, na sede do Atlético Clube Corintians. A entrada é gratuita.

O público poderá, também, visitar as exposições do Complexo Turístico Ilha de Sant’ana, que além de apresentações musicais, reúne diversos trabalhos de artistas do Rio Grande do Norte nos estandes da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famune), há mais de 30 anos presente na festa. Na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), às 22h, tem início o 32º Baile do Reencontro. Tradição na festa, o evento traz algumas peculiaridades, como a exigência de se usar traje esporte fino. Neste ano, a responsabilidade de animar o público ficará à cargo da banda Pacelly & Paulinho e da Orquestra Baile Dom Cardoso e Seus Metais.

A tradição do evento não é conhecida apenas no Rio Grande do Norte, mas se estende ao resto do país. Em 2011, a Festa de Sant’ana recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, reconhecimento concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

E até o clima parece ajudar os festejos em Caicó. A previsão do tempo para este sábado, divulgada ontem pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), indica céu parcialmente nublado a claro, com temperaturas variando entre 23°C e 31°C e umidade relativa do ar chegando à no máximo 76%.  Nos dias em que acontece a Festa de Sant’ana, Caicó recebe milhares de pessoas de toda a região do Seridó e de vários lugares do Brasil. Os hotéis ficam lotados, as residências se enchem de parentes e a economia da cidade fica aquecida pelo clima religioso e cultural. E, aumentando o movimento no município, cresce o número de veículos nas rodovias da região.

Desde o início do evento, no último dia 17 de julho, a Polícia Rodoviária Federal aumentou o número de agentes no Seridó. As equipes foram reforçadas para manter o trabalho de fiscalização e controlar o trânsito na região.

Entre as maiores preocupações estão as manobras arriscadas, o combate a criminalidade e os motoristas que dirigem sob o efeito de álcool. Apesar disso, até ontem, a PRF não havia registrado nenhuma anormalidade no número de ocorrências.

“Deslocamos equipes extras para a região do Seridó desde a semana passada, pois, sabemos que há um aumento substancial no movimento durante a Festa de Sant’ana. O crescimento no fluxo de veículos varia entre 20% e 30% normalmente, com uma maior aplicação de testes de bafômetro, principalmente. Mas, até agora as ocorrências estão dentro do esperado”, afirmou Inspetor Cabral, da PRF.

Programação
Confira os principais destaques da programação

26/07 Sábado
9ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Local: Catedral de Sant’ana
Horário: 19h00min

FAMUSE
Local: Ilha de Sant’ana
Horário: 17h00min

Baile do Reencontro
Local: AABB
Horário: 22h00min

Aviões do Forró, Dorgival Dantas, Solteirões do Forró
Local: Atlético Clube Corintians
Horário: 22h00min

27/07 Domingo
Missa Solene (Dia Maior da Festa de Sant’ana de Caicó).
Local: Catedral de Sant’ana
Horário: 10h00min

Solene Procissão e Missa de Encerramento
Local: Ruas/Matriz
Horário: 16h30min

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas