quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Fifa decide avaliar o “caso de Dodô”

- Publicidade -

SÉRIE A - Contusão afasta Reasco da equipe pelos próximos seis meses

Se o atacante Dodô esperava que seu caso de doping estava  encerrado com a absolvição, na semana passada, pelo Superior Tribunal de Justiça  Desportiva (STJD), é prudente que comece a se preocupar novamente. A Fifa revelou que pediu a documentação sobre o processo do atacante do Botafogo  à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e irá avaliar o caso. 

Pelas regras da Fifa, um caso de doping pode ser analisado por seus representantes  mesmo depois que o país onde o problema aconteceu já tenha tomado uma decisão  sobre o jogador envolvido.  Dodô, depois de condenado em primeira instância a 120 dias de suspensão por  consumo da substância femproporex, foi perdoado na semana passada, no julgamento  de seu recurso, por 5 votos a 3.

Participaram do julgamento três auditores que  torcem pelo Botafogo – o trio votou pela absolvição.  O problema, para Dodô, é que, pelo artigo 69 de seu Código de Disciplina, a  Fifa tem a liberdade de tomar para si o caso. Por enquanto, a entidade não quer  dar detalhes de como pretende lidar com o processo. Mas garante que a decisão  do STJD não é a última palavra sobre o doping do atacante.

Pelas regras da Fifa, o doping é punido com até dois anos de suspensão imediata.  Se houver reincidência, o jogador é proibido de voltar aos campos de futebol  como profissional. No caso de Dodô, a entidade entende que as regras de seu  Código de Disciplina são válidas, se for comprovado que o jogador é culpado.   O presidente da Fifa, Joseph Blatter, colocou a luta contra o doping sua meta.

Luciano Almeida e Túlio entram na mira do STJD

 Os jogadores Luciano Almeida e Túlio podem receber punições pesadas pelos lances violentos que protagonizaram na partida diante do São Paulo, no Maracanã. Paulo Schimitt, Procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva  admite oferecer  denúncias contra os dois jogadores alvinegros. Luciano Almeida pode pegar uma pena maior por ter cometido uma falta violenta sobre Reasco, causando a fratura da tíbia do lateral do São Paulo. No caso de Túlio, acusado de ter chutado o rosto de Leandro, o procurador explicou que vai estudar as imagens.

Na sua defesa, Túlio garante que só percebeu que havia acertado o rosto de Leandro  quando viu o lance, em casa, pela televisão. O jogador do Botafogo garante que não teve a intenção de acertar deslealmente o adversário mas não conseguiu tirar o pé antes do choque.  Túlio ainda acusou Leandro de ter feito uma “cena” para impressionar o árbitro Carlos Simon.

Longa inatividade

O jogador Reasco comoveu seus companheiros ao final do jogo de quarta-feira, no Maracanã. Em sua primeira partida no lendário estádio carioca, o equatoriano fraturou a tíbia e a fíbula após falta de Luciano Almeida no primeiro tempo. Depois da vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, os jogadores são-paulinos dedicaram a liderança do Campeonato Brasileiro ao colega contundido e rezaram pela sua recuperação.

“Fomos falar com o Reasco e ele nos disse que o que importava era a vitória. O cara com a perna quebrada dizer isso mostra como é bom o ambiente no São Paulo”, revelou Rogério Ceni.  Como capitão do Tricolor, o goleiro fez questão de conversar com Reasco, o equatoriano fez apenas 20 jogos com a camisa do time paulista.  Em sua estréia, Reasco fraturou a fíbula e só se recuperou para temporada 2007. Agora, que teria chance após a venda de Ilsinho para o futebol ucraniano, ele novamente sofreu grave lesão e só poderá voltar a jogar em 2008. “Fui dizer ao Reasco que ele está no maior clube do Brasil e que poderia ficar tranqüilo pois seriam dadas todas as condições para sua recuperação”, salientou Ceni.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas