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Fifa desiste da maioria das reservas em hotéis de Natal

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Vinícius Menna
Repórter

A cerca de dois meses da Copa do Mundo, a agência de viagens oficial da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a Match, comunicou aos hoteis de Natal a devolução de 70% a 90% dos 10 mil leitos que tinha reservado na época das negociações com as cidades-sede. Em alguns casos, a agência teria devolvido quase todos os leitos reservados e também cerca de 99% das diárias. Os comunicados a respeito das devoluções foram repassados aos poucos, segundo relatos dos hoteis envolvidos. A redução mais expressiva desde o início das negociações foi informada na última quinta-feira (3).
Emanuele: Apesar das devoluções, Natal ganha com divulgação
A Match procurou o setor hoteleiro de Natal ainda no momento em que as cidades que iam sediar a Copa do Mundo no Brasil estavam sendo definidas. De acordo com o diretor-presidente do hotel  Marsol, Felipe Lundgren, na época, a Match teria pressionado os hoteleiros no sentido de garantir em contrato o bloqueio de 10 mil leitos para que Natal fosse selecionada como sede da Copa do Mundo.

“No Marsol, foram reservados 100 apartamentos por dia, de 12 junho a 13 de julho. No total, isso representava 3 mil diárias ao longo dos 30 dias. Agora, eles informaram que vão ficar com 28 diárias”, explicou Felipe Lundgren. Outros hoteis também tiveram reservas canceladas pela Match, entre eles o Imirá Plaza. Segundo a executiva de contas do hotel, Brenda Rufino, antes da realização do sorteio que distribuiu as seleções entre as cidades-sede da Copa, a Match teria bloqueado 100 leitos do estabelecimento, para o período que vai de 8 de junho a 26 de julho. Isso representa 4.800 diárias.

“Depois do sorteio, em janeiro de 2014, foi quando tivemos a primeira devolução. Nos passaram que seriam necessários leitos de 11 de junho a 26 de junho, sendo 967 diárias distribuídas nos dias reservados”, disse Brenda Rufino. De janeiro para cá, conta a executiva de contas, o Imirá vinha negando reservas a grupos que procuravam o hotel devido ao bloqueio da Match. Contudo, na última quinta-feira, foi repassado ao hotel que apenas 13 diárias seriam efetivadas. “Agora vamos tentar correr atrás desses grupos que já nos contataram”, disse.

A proprietária do Vila do Mar, Emanuele Barreto, que também preside o Conselho Curador da Natal Convention Bureau, disse que também teve redução no número de reservas com a Match, de cerca de 78% da quantia inicial. Ela não revelou quanto isso representa em números absolutos de reservas ou em leitos.

Impacto
Marsol e Imirá se consideram prejudicados com a medida tomada pela Match. “Nós abrimos nossos motores de venda e acho que a gente consegue recuperar uns 60%, 70% dessas reservas. Mas isso foi péssimo para o destino, porque ao invés de contribuir para a divulgação, só fez afundar mais ainda”, analisou Felipe Lundgren.

A executiva do Imirá também demonstrou preocupação. “O fato é que o setor de turismo vai perder muito, assim como restaurantes e bares porque toda a movimentação que achávamos que ia ter não vai acontecer”, diz Brenda Rufino.  Emanuele Barreto, do Natal Convention Bureau, defende a tese de que, independente das devoluções, Natal ganha com a divulgação internacional que tem obtido, o que poderá proporcionar novos negócios futuramente.

Questionada, a Match não disse quantos leitos e reservas foram desbloqueados. Em nota, a agência informou que acordou em contrato com hotéis que faria até 31 de janeiro de 2014 a liberação de pelo menos 50% dos leitos que não fossem de interesse dos seus clientes ou da Fifa. A nota registra ainda que a Match já não possui reservas na maioria dos hotéis do Brasil, com exceção do Rio de Janeiro, que registrou aumento na demanda.

A TRIBUNA DO NORTE procurou a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN), mas a entidade preferiu não se posicionar sobre o assunto.

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