terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Fifa se diz ‘extremamente satisfeita’ com o VAR

- Publicidade -

Três dias depois de a Copa do Mundo ser encerrada com a vitória da França sobre a Croácia, por 4 a 2, no último domingo, em Moscou, a Fifa resolveu se pronunciar oficialmente para trazer a sua análise sobre a atuação dos árbitros na competição e também para falar da implantação da arbitragem de vídeo (VAR, na sigla em inglês) nas partidas.

#SAIBAMAIS#Por meio de comunicado divulgado em seu site ontem, a entidade máxima de futebol ressaltou que ficou “extremamente satisfeita” com o desempenho dos juízes e qualificou o uso inédito deste recurso tecnológico em um Mundial para auxiliar os homens do apito como um “grande sucesso”, apesar dos episódios polêmicos que a utilização do próprio VAR ou até mesmo a recusa dos árbitros em recorrer aos seus assistentes de vídeo acabaram provocando em alguns jogos do torneio realizado na Rússia.

“Nós dissemos que queríamos que esta fosse a melhor Copa do Mundo da história e esta foi a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Um papel crucial nesta conquista foi desempenhado pelos árbitros com performances do mais alto nível”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Para completar, o órgão fez questão de enfatizar que ficou “extremamente feliz com a aceitação esmagadora do VAR por jogadores, técnicos, torcedores e a mídia”. Qualificada como “histórica” e “revolucionária” pela Fifa, a implementação deste recurso também foi exaltada pelo ex-jogador croata Zvonimir Boban, secretário-adjunto geral de futebol da entidade, que supervisionou todo este projeto da arbitragem de vídeo.

“Como já disse o presidente da Fifa, o VAR não está mudando o futebol, mas está limpando o futebol, e isso era nosso objetivo primordial quando começamos o projeto do VAR junto com o IFAB (International Football Association Board, o órgão que regulamenta as regras do futebol mundial)”, afirmou Boban, ex-meio-campista que foi o camisa 10 da Croácia na campanha que levou a seleção do país ao terceiro lugar na Copa de 1998, na França.

“A extensa preparação, tanto antes quanto durante o torneio, coordenada e orientada pelo presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina, e pelo diretor de arbitragem da Fifa Massimo Busacca, produziu resultados excepcionais e estou orgulhoso por ter feito parte desta equipe”, completou o dirigente.

Segundo a FIFA 455 incidentes de partida foram checados, sendo que 20 destas revisões mudaram ou definiram decisões dos juízes. A interferência da arbitragem de vídeo, por sinal, teve importância fundamental para a França na final do último domingo, contra a Croácia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas