sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Fim da verticalização

- Publicidade -

A maioria dos deputados federais do RN, presentes na sessão de ontem da Câmara, votou a favor da emenda constitucional que foi aprovada ontem em 1º turno e acaba com a exigência da verticalização para as alianças eleitorais. Votaram para acabar com a verticalização: Henrique Eduardo (PMDB),  Álvaro Dias (PDT), Iberê Ferreira e Betinho Rosado (PFL).

Foram contra a emenda: Fátima Bezerra (PT), Nélio Dias (PP) e Sandra Rosado (PSB). Ney Lopes não compareceu. O curioso é que da bancada de 28 deputados do PSB, o único voto contra o fim da verticalização foi de Sandra Rosado. O PMDB estava com 78 parlamentares no Plenário e todos apoiaram a PEC. Entre os pefelistas, a proposta teve 44 votos e 14 entre os petistas.

Aposta errada

Diante da notícia sobre a intervenção do atendimento no Hospital dos Pescadores, decretada pelo Conselho Regional de Medicinal, apenas alguns dias depois do acordo com os médicos, uma fonte ligada ao gabinete do prefeito Carlos Eduardo não se conteve e reagiu: “Se eles pensam que com isso conseguirão inviabilizar a instalação de um hospital municipal de alta complexidade, estão fazendo a aposta errada”.

Parceria

Os prefeitos que participam do projeto Selo Unicef têm até o dia 31 de janeiro para solicitar a visita dos mediadores indicados pela Organização das Nações Unidas. Esses mediadores vão avaliar a gestão local do projeto. Se não passar por essa auditoria, o município não poderá participar da edição deste ano do programa, que tem como tema “Um mundo melhor para a criança e o adolescente do semi-árido”.

Insatisfação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reclamado de “apropriação indébita” das obras federais por parte de governadores e prefeitos. Recentemente, Lula esteve no Rio Grande do Norte para visitar as obras na BR-101.

Frase

“Os carcinicultores não são marginais. Eles estão produzindo, dão emprego  e pagam imposto”

Deputado estadual José Dias (PMDB), ao afirmar que a Assembléia só deve negociar
 a manutenção do veto ao projeto que beneficia a carcinicultra, se a governadora pedir desculpas publicamente ao deputado Robinson Faria (PMN).

Cobrança

Ao comentar o anúncio, pelo governo federal, do novo salário mínimo, o líder do PFL, senador Agripino prometeu discutir o valor com a bancada, antes de definir se o partido irá ou não apresentar uma contraproposta para elevar o reajuste. Mas, desde já, ele lembra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu, na campanha eleitoral, dobrar o mínimo. “Se é só isso que o governo pode dar, não deveria ter feito a promessa”, destacou Agripino.
Investigação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos decidiu  adiar para terça-feira (31) a votação do relatório preliminar do relator, senador  Garibaldi Filho (PMDB), sobre a renovação do contrato da Caixa Economica Federal com a multinacional Gtech. O pedido foi aceito pelo presidente da Comissão  Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), sob  a alegação de que Garibaldi Filho necessita de tempo para examinar as oito emendas apresentadas  até agora.

Farpa

Na reunião de ontem, na Prefeitura do Natal, para discutir medidas de combate ao sexo turismo, depois da exposição do novo coordenador estadual de Direitos Humanos, Marcos Dionísio, o secretário de Defesa Social, Francisco  Glauberto, não se conteve e fez o seguinte comentário, que foi uma nítida crítica ao padre Fábio Santos: “Pela primeira vez, escuto o coordenador de Direitos Humanos defender toda a sociedade e não apenas bandidos”.

Em tempo

Marcos Dionísio assumiu a Coordenadoria de Direitos Humanos há aproximadamente um mês, em substituição a Fábio Santos, exonerado por criticar a demissão de Osvaldo Monte por Glauberto.

Responsabilidade (1)

O presidente da Femurn, Agnelo Alves, alertou ontem para as dificuldades dos pequenos municípios do Rio Grande do Norte no cumprimento dos limites definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal depois do aumento do salário mínimo para R$ 350 a partir de abril.

Responsabilidade (2)

Agnelo Alves afirmou — em entrevista ao Notícias do RN, telejornal da Mult TV — que Parnamirim não está entre os municípios que terão dificuldades com o reajuste. Mas essa não é uma situação comum no RN. As prefeituras que têm o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) como única fonte de renda não estão preparadas para o aumento de 20% do salário mínimo. Nesse caso, os gastos com pessoal podem ultrapassar os 54% da receita, que é o limite estabelecido pela Lei Fiscal. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas