quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Fim de semana nos parques

- Publicidade -

Tadzio Yuri
repórter

O cenário é dos sonhos: ampla área verde, ar puro, famílias, crianças e amigos. Os parques públicos são espaços ideais para serem ocupados com programações culturais variadas. Há poucos parques em Natal, mas recentemente tem surgido diversas iniciativas para ocupar essas áreas com atrativos que vão além da natureza privilegiadas desses locais. Na Cidade da Criança, Parque da Cidade e Parque das Dunas há programações caprichadas, principalmente aos fins de semana. Um motivo a mais para passear – e ver um show, uma peça ou uma exposição – no parque.
Revitalizada, a Cidade da Criança é um dos poucos espaços públicos para o lazer, e aos poucos começa a ganha uma pauta cultural
Sons do Parque
A Cidade da Criança é referência de lazer natalense desde 1962. Os eventos sempre fizeram parte de seu funcionamento, mas agora estão ganhando maior regularidade. “Revitalizar o parque também inclui o investimento em sua pauta cultural. E tem funcionado: nosso público médio passou de seis mil, em março, para dez mil em julho. As pessoas querem algo mais”, afirma  Ricardo ‘Buihú’ França, atual coordenador do local. O parque ficou quase sete anos fechado, só reabrindo em meados do ano passado.
Rosa de Pedra grava DVD ao vivo este sábado e domingo [1 e 2] a partir das 15h
Há projetos mensais, como o De Boa na Lagoa, sempre um sábado por mês, já tendo realizado três edições, com músicos de rock, reggae e MPB locais. O semanal Palco Aberto, que recebe artistas previamente programados com a direção, aos sábados e domingos, de shows musicais a peças de teatro, e o projeto da Casa das Palavras, voltado para a criançada, que no próximo dia 08/08 terá Ronaldo Mamulengo e a Orquestra da Cooperativa Atitude, de Felipe Camarão.

Este fim de semana na Cidade da Criança será da banda Rosa de Pedra, que fará duas apresentações, sábado e domingo, às 15h, cujas imagens serão usadas no DVD “Cocozurbano”. A entrada é gratuita. Os shows terão a participação especial da Nação Zamberacatu – a primeira nação de maracatu do RN – para conduzir um cortejo por toda a Cidade da Criança. E mais participações: Mestre Severino (coco de roda) e o produtor e DJ Gabriel Souto, do DuSouto, para soltar uns beats na mistura de rabeca, guitarra, baixo e bateria do Rosa. 

[Saiba mais sobre “Cocozurbano”]

Segundo Ricardo França, as visitas escolares agendadas de terça a domingo movimentam bastante a área. “Vem muitas escolas do interior, sendo que Parnamirim é a cidade que mais agenda visitas”, diz. A fotógrafa Meysa Medeiros, em visita com a família num sábado, registra imagens e também sentimentos. “O clima já é perfeito, e com uma programação gratuita de qualidade, a presença é garantida”, afirma.

Letra e música
O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte foi fundado há sete anos, em Candelária, e é um atrativo por si só. A extensa área verde é combinada com uma estrutura futurista projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O local conta com uma biblioteca, além da torre de 45 metros, que abriga o Memorial de Natal e uma exposição permanente que conta séculos de história da capital potiguar. “O parque tem uma heterogeneidade grande de público, mas também queremos atrair pessoas que não estão aqui  só para caminhar e pedalar”, afirma Luciano Capistrano, coordenador de projetos do local.

Será iniciado neste domingo o projeto Canto no Parque, a partir das 16h, que uma vez por mês trará apresentações de corais da cidade. O grupo Inversão Vocal fará a abertura no dia 02/08; o repertório deles é baseado nos contos tradicionais do Brasil, recolhidos por Câmara Cascudo. O projeto já conta com agenda fechada até dezembro, e nos domingos seguintes estão confirmadas apresentações do Coral Santa Cecília, Coral da Unimed, Vozes do Sol (do Banco do Brasil) e Clarear (da Cosern).

“A ideia é criar um espaço para o canto vocal, já que há poucos espaços em Natal para esse segmento”, afirma Capistrano. E no próximo domingo voltará o projeto “O escritor vem ao parque”, que convoca escritores potiguares para um bate-papo informal com seus leitores. “É uma forma de mostrar que escritores são pessoas acessíveis, e também estimular a leitura dos mesmos. Falamos sobre influências, produção, os atos de ler e escrever, nada formal”, explica.

Sábado também abre nova exposição em outro espaço do parque, a Sala Natal. As imagens são resultado do curso “Fotografia, Arte e Meio Ambiente”, dos fotógrafos Alex Régis e Vlademir Alexandre. A abertura, às 15h, será com palestra do arquiteto e ambientalista Francisco Iglesias no auditório. As 15 melhores fotos ficarão expostas no hall principal e passarão a fazer parte do acervo do parque. Outra exposição permanente está na bela torre do Memorial. Destaque para o cofre da intendência do século 17, e uma pedra da igreja matriz de 1619. A torre só abre de quarta a domingo, das 15 às 17h30.
#ALBUM-5688#
Parque sonoro
O Parque das Dunas tem a programação musical mais regular e antiga do roteiro natalense. O Som da Mata completará dez anos em 2016. “Foi uma aposta arriscada, pois diziam que ninguém queria ouvir música instrumental por aqui. E hoje o Som faz parte da agenda cultural da cidade, um sucesso”, afirma o produtor Marcos Sá. A atração deste domingo, às 16h30, é o guitarrista e violonista Márcio Rangel. Ele é mossoroense, mora há mais de 10 anos na Itália, e no repertório mistura jazz, flamenco, blues e rock.

A criançada foi contemplada há quatro meses com o Bosque Encena, também aos domingos, sempre às 10h. Traz shows musicais e teatrais que também agradam aos adultos. Neste dia 02/08 virá o Combo TT, com a Tropa Trupe, reunindo seus melhores números num espetáculo só.

E Marcos Sá não para. Ele promete ocupar também os sábados, com o projeto “Dançando nas Dunas”, voltado para grupos de dança de vários gêneros, do folclore ao street. Aguarde para setembro ou outubro deste ano. “Temos uma boa infraestrutura de palco, bom som, e o visual nem se fala. Seria um desperdício não fazer nada por aqui”, conclui.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas