Cookie Consent
Esportes
Final entre Real Madrid e Liverpool acontece no próximo sábado (28)
Publicado: 00:01:00 - 22/05/2022 Atualizado: 13:27:39 - 21/05/2022
A temporada 2021/2022 da UEFA Champions League está chegando em seu momento decisivo. No próximo sábado dia 28 de maio, acontece a final entre Real Madrid e Liverpool, que jogam no Stade de France, em Paris (França). Duelo, que começa às   será um encontro de brasileiros. A transmissão ao vivo na TV poderá ser assistida no SBT, em TV aberta para todo o Brasil, a partir das 16h (horário de Brasília). Já na TV por assinatura, a partida decisiva entre espanhóis e ingleses vai ao ar no canal TNT, no mesmo horário.

Real Madrid
No time do Real Madrid, destaque para o brasileiro Vinícius Júnior, que cresceu muito e se tornou essencial para a equipe

No time do Real Madrid, destaque para o brasileiro Vinícius Júnior, que cresceu muito e se tornou essencial para a equipe


Os brasileiros inclusive, em sua maioria, estão entre os convocados pelo técnico Tite para os últimos amistosos antes da escolha da lista final para a Copa do Catar. Da lista de 27 jogadores que vão disputar os amistosos da data Fifa contra as seleções da Coreia do Sul e do Japão, que serão realizados nos dias 2 e 6 de junho, nas cidades de Seul e Tóquio, respectivamente, seis deles estarão em campo na final da Champions League.

O time dos brasileiros Vinícius Júnior, Marcelo, Casemiro e Éder Militão (Real) chegou à decisão depois de uma virada histórica contra o Manchester City (Inglaterra) na semifinal da competição. A equipe espanhola marcou dois gols nos minutos finais do tempo regulamentar, na partida de volta, e mais um na prorrogação, sacramentando a classificação.

Já o time do goleiro Alisson, comandado pelo técnico Jürgen Klopp (Liverpool), não teve muitas dificuldades diante do Villareal (Espanha). Após vencer em casa por 2 a 0, no primeiro jogo, o clube inglês fez 3 a 2 no duelo decisivo, classificando-se para a terceira final da Liga dos Campeões nos últimos cinco anos.

O Liverpool até que poderia ter um terceiro jogador convocado para defender camisa canarinha, mas o atacante Roberto Firmino não só perdeu espaço na equipe do técnico alemão Jürgen Klopp, assim como também não vem sendo lembrado pelo treinador Tite e, dificilmente, deve ir à Copa do Mundo no Catar.

Repetição
Real Madrid x Liverpool será o confronto que mais vezes ocorreu na decisão da principal competição de clubes da Europa. Os times vão decidir o título continental pela terceira vez na história.

As duas primeiras finais entre os times renderam um título para cada lado. Na temporada 1980/81, o Liverpool foi campeão europeu ao vencer por 1 a 0, também em Paris, com gol de Alan Kennedy. Já em 2017/18, o Real Madrid levantou a taça após vitória por 3 a 1 em Kiev, na Ucrânia, em jogo marcado pelas falhas do goleiro Loris Karius.

Outros oito confrontos aconteceram duas vezes em finais de Champions League. Três deles envolvem o Real Madrid, enquanto um dos cruzamentos envolve o Liverpool.

Grana
Além de fazerem história com a chance de ampliar suas galerias de troféus, Liverpool e Real Madrid também estão enchendo os cofres na atual edição da Liga dos Campeões. As duas equipes já ultrapassaram a marca de 100 milhões de euros arrecadados apenas com premiações na competição, segundo levantamento da agência "Efe".

O clube inglês já teria conquistado 115,8 milhões de euros no torneio, enquanto o Real acumula 105,34 milhões de euros em premiações. 
Os dois conseguiram ampliar suas receitas graças ao prêmio de 15,5 milhões de euros dada a cada equipe que consegue chegar à final do torneio europeu.

Real Madrid
Ainda falta uma semana para a disputa da final da Liga dos Campeões, mas o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, já definiu a escalação que será utilizada para tentar superar o Liverpool no dia 28 de abril, em Paris. O italiano disse estar convicto sobre os 11 titulares, ao mesmo tempo em que aproveitou para valorizar o restante do elenco.

"Eu não tenho dúvida alguma sobre o meu time. A única dúvida que eu tenho é se os jogadores que vão começar o jogo são mais importantes do que aqueles que vão terminar o jogo", disse o treinador, sem revelar os nomes dos escolhidos para iniciar a partida mais importante do ano no futebol europeu.

O Real Madrid, que jogou na sexta-feira terá dois dias a mais de descanso do que o Liverpool, que joga hoje (22), contra o Wolverhampton, pelo Campeonato inglês. Além disso, o time comandado por Jürgen Klopp está brigando pelo título nacional com o Manchester City, por isso vive dias menos tranquilos.

"O Liverpool, neste período, teve mais dificuldade do que nós, porque está encarando jogos importantes. Tivemos tempo para nos preparar, comemoramos o título da Liga, e eles da Copa da Inglaterra", comentou Ancelotti. "No fim, tivemos mais tempo para pensar no jogo, mas isso não irá afetar o time", completou

Liverpool
Na fase de grupos, 6 vitórias em 6 jogos contra Milan, Atlético de Madrid e Porto. Assim como na primeira fase, o caminho dos comandados de Jurgen Klopp nas fases eliminatórias foi tranquilo. Nas oitavas, o Liverpool despachou a Inter de Milão, adversário mais forte que eles enfretaram, com um agregado de 2×1. Nas quartas de final foi a vez do Benfica com um agregado final de 6×4, com direito a time reserva no jogo de volta. Na semifinal veio o azarão Villareal, e apesar do susto no jogo de volta, o agregado final foi 5×2 para os Reds.

Nessa temporada o Liverpool pode conquistar um feito histórico e se tornar o primeiro clube a vencer os 4 torneios do calendário inglês. Eles já venceram a Copa da Liga inglesa, estão na final da Copa da Inglaterra contra o Chelsea e estão um ponto atrás do Manchester City na briga pela Premier League.   

A base do time é a mesma que foi campeã em 2019, com as adições do zagueiro Konaté, o meia Thiago Alcântara e os atacantes Diogo Jota e Luis Díaz. Desde aquele título o Liverpool já conquistou uma Copa da Liga, a Premier League e o Mundial de Clubes. 

Nessa final, os Reds terão a sua revanche contra o seu algoz na final de 2018 depois da derrota por 3×1 para o Real Madrid. Naquela ocasião Mohamed Salah, principal jogador do Liverpool, saiu machucado logo aos trinta minutos de jogo depois de um lance com Sergio Ramos. Depois de garantir sua vaga na final de 2022, o egípcio já declarou que gostaria de enfrentar os espanhóis. Quando o Real Madrid decretou sua ida para a final, um dia depois, Salah fez uma publicação no Instagram dizendo que: “Eles têm contas a acertar”.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte