Finanças

Publicação: 2020-08-01 00:00:00
A+ A-
itamar@tribunadonorte.com.br

Durante muito tempo, o setor financeiro dos clubes era tido como um problema. Esse comportamento era comum uma vez que o setor só entrava em ação para “apagar o fogo” de dívidas e emergências que nunca tinham fim. Esse tipo de gestão antiga está sendo modificada, aos poucos, no futebol e aqueles que encaram a área como uma oportunidade para o desenvolvimento estão se dando bem fora de campo e os reflexos já podem ser sentidos com títulos. Ou seja, aquela frase: “meu problema é dinheiro” está cada vez mais sendo substituída por: “minha solução é dinheiro”.

Finanças 1
Com a organização das finanças, clubes pequenos/médios como Bahia, Fortaleza e Ceará estão ganhando espaço em nível nacional e, se não se perderem no caminho, logo logo os títulos e acessos para competições internacionais serão cada vez mais frequentes. No Nordeste, Bahia e Ceará farão a final do Regional. O Fortaleza ficou no caminho, sendo eliminado justo pelo alvinegro cearense, na fase semifinal. A consciência de que organização nas finanças + transparência resulta em dias melhores é cada vez mais necessária para sobreviver.

Finanças 2
O caderno de esportes da Tribuna do Norte publica, neste domingo (2) uma matéria especial que relaciona um relatório nacional sobre as finanças dos clubes brasileiros, realizado pelo banco Itaú, com a realidade local. A leitura é obrigatória, não apenas para torcedores, mas também para dirigentes. O objetivo é colaborar com possíveis caminhos para cruzar a crise atual.

Marcas
Por falar em finanças, os dois clubes mais valiosos do futebol mundial jogam na LaLiga, de acordo com o relatório 2020 Brand Finance Football. Pelo segundo ano consecutivo, o Real Madrid lidera o caminho como a marca de clubes de futebol mais valiosa do mundo, seguido - agora - de perto pelo FC Barcelona, que ultrapassou o Manchester United e passou do terceiro na edição de 2019 para o segundo no ranking deste ano. De acordo com este estudo da prestigiada empresa de consultoria Brand Finance, a marca do Real Madrid está avaliada em 1,419 bilhão de euros, com apenas 6 milhões de euros a mais que o FC Barcelona - atual segundo colocado, com 1,413 bilhão de euros. Em seguida, há uma queda considerável para o resto dos cinco primeiros, com Manchester United em terceiro lugar (1,315 bilhão), Liverpool em quarto lugar (1,226 bilhão) e Manchester City em quinto (1,124 bilhão).

Dica
Uma das principais categorias do automobilismo brasileiro retoma suas atividades neste sábado. Serão 19 carros e 28 pilotos acelerando pela pista na primeira prova do Sprint Race da temporada. A corrida será realizada no Autódromo Internacional de Cascavel - Zilmar Beux, no Paraná, e será transmitida pelo BandSports a partir das 14h.

Dica 1
O Especial Boxe deste sábado revive a luta histórica de 15 rounds entre dois gigantes do boxe mundial. Larry Holmes e Michael Spinks se enfrentaram no dia 25 de setembro de 1985, no Riviera Hotel & Casino, em Las Vegas (EUA). Holmes buscava igualar a marca de 49 vitórias de Rocky Marciano. O duelo será exibido a partir das 22h, também na BandSports.

Créditos: Canindé Pereira


Zé Eduardo
A contratação do atacante Zé Eduardo, por parte do América, foi uma jogada de mestre da diretoria alvirrubro. O jogador está em forma, foi um dos destaques do Campeonato Mineiro e veio para Natal com parte dos salários pagos pelo Cruzeiro. O camisa 9 tem multa rescisória de R$ 300 milhões, o que já mostra sua valorização no mercado. O jogador pode ser muito útil na campanha americana, depois da retomada.

Curso
A profissão de Scout Tem crescido no mundo do esporte nacional.  O Esporte Interativo resolveu ajudar os interessados e organiza evento online e gratuito, nos dias 03, 04 e 05 de Agosto, que traz muito desta área que está em alta no futebol. Traremos bate papo sobre o Scout na Prática, aulas gravadas e ao vivo com grandes profissionais da área. Temas como Scout e Análise de Mercado e outros conhecimentos sobre essa carreira.

Você pode conferir toda a programação clicando no link e aproveite para garantir o seu lugar e não perder nada.



Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.