quinta-feira, 2 de maio, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 2 de maio, 2024

Fio da meada

- Publicidade -
Itamar Ciríaco [email protected]
As pesquisas apontam que a expressão “fio da meada” surgiu na revolução industrial quando começou a serem usadas máquinas para fazer tecidos com a manipulação da mão humana. Essas máquinas tinham um suporte para o rolo de fios (meada). A responsabilidade do operário era a de pegar a ponta do fio (o fio da meada) e colocar na posição que a máquina começava a puxar o rolo e fabricar o tecido. Tal função exigia concentração porque o orifício que a maquina usava para puxar o fio era bastante pequeno. Acontece que os rolos passavam um a um a uma velocidade considerável e às vezes o operário perdia o “fio da meada” por falta de concentração, cansaço (devido às exaustivas jornadas de trabalho). Pois bem, a função de não perder a concentração caberá a dois “operários” especificamente em 2022. Os presidentes do ABC e América, Bira Marques e Souza, sucessivamente. Ambos não podem perder a concentração, o erro tem que ser mínimo. Quando a grana aperta, contratar um caminhão de jogadores para fazer testes não ajuda. Aqui mesmo na Tribuna do Norte jpa publicamos material farto apontando o percentual de erros de cada clube em contratação. Foram centenas de jogadores em poucos anos, engordando os cofres de empresários, atletas e advogados, que faturam alto com idas e vindas de jogadores dos “quatro cantos” do Brasil. E, dessa vez, não é só o problema financeiro, é a sobrevivência que está em jogo. É a valorização, oiu desvalorização de marcas centenários que estará sendo disputada. Então, boa sorte a Bora Marques, reeleito com maioria absoluta no Alvinegro e ao Alvirrubro Souza, escolhido por aclamação no América.
Gosto
Aos poucos o público natalense vai tomando gosto pelos jogos da Superliga de Vôlei, no Ginásio Nélio Dias. Os públicos são excelentes e as partidas de altíssimo nível. No time do Natal Funvic, um potiguar vem se destacando. Natural de Parelhas, o líbero Emanuel atuou, na partida do último sábado, como ponteiro e jogou muito, recebendo o Troféu Viva Vôlei, após a vitória por 3 a 2 sobre o Farmaco. Mesmo com a boa atuação, ele destacou o grupo e o apoio da torcida. “A torcida apoiou muito e foi o sétimo jogador. Sou líbero e tive de jogar de ponta para ajudar os meninos e só tenho de agradecer a todos. Foi um trabalho de todos, dando o melhor que podia dentro de quadra”, destacou.
Gosto 1
No próximo sábado o Funvic Educacoin Natal volta à quadra, pela sétima rodada da competição, fora de casa. O grupo do técnico Carlos Weber irá até Guarulhos (SP) enfrentar o Vedacit Vôlei Guarulhos, no ginásio da Ponte Grande, a partir das 21h30. Será a última partida na Superliga antes da participação no Mundial de Clubes, de 7 a 11 de dezembro, em Betim (MG). Atualmente o time potiguar ocupa a quinta colocação no Campeonato. Os oito primeiros se classificam para a fase seguinte da disputa.
Justiça
Nada mais justo que entregar a Messi o troféu de Melhor do Mundo. Na realidade, acho que ele já era para ser uma espécie de Hors concours é uma expressão de origem francesa, que significa literalmente “fora do concurso” ou “fora de competição”. Como ele não é desse planeta, cairia bem a nomeação do argentino.
Justiça 1
O Brasil ficou no pódio com Jorginho. Jogador naturalizado italiano é brasileiríssimo e faz uma temporada magnífica na Euripa, inclusive pela Seleção, que buscará uma vaga no Mundial através da repescagem. O caso de Jorginho mostra como temos talentos desperdiçados por aqui.
Supercampeão 
Por falar em talentos, o potiguar Gabriel Veron é o único jogador do Rio Grande do Norte que pode dizer que é bicampeão da Copa Libertadores da América. Embora tenha perdido espaço no time, muito devido a uma sequência de contusões, Veron é craque e logo voltará a brilhar no Palmeiras, ou em outro clube do Brasil, ou do mundo.
Cinema e futebol
O CINEFOOT, único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, confirma a realização da 12ª edição de 2 a 9 de dezembro, no formato on-line, com acesso inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma InnSaeiTV . O CINEFOOT entra em campo para anunciar a relação de convocados para as mostras competitivas e informativas especiais que irão compor esta edição número 12. Dos 72 títulos que integram a programação geral, 50 filmes são brasileiros e 22 internacionais oriundos da França, Portugal, Espanha, Reino Unido, Turquia, Itália, Egito, Chile, Rússia, Estados Unidos, Colômbia, México, além de quatro coproduções: Bélgica/França, Noruega/Marrocos, Alemanha/Suíça e México/Peru. Para assistir basta procurar o link no Google.
Interiorano
Maurício Lima, bicampeão olímpico de voleibol e o mais vencedor do voleibol nacional, considerado uma dos melhores jogadores da história do esporte, sendo eleito o melhor levantador do mundo três vezes ao longo da carreira, estará no próximo final de semana participando na cidade de Caicó do Super Interiorano de Voleibol, através do Programa Embaixadores do Esporte do Banco do Brasil. O Super Interiorano de Voleibol, promovido pela Federação Norte-Riograndense de Voleibol – FNV em parceria com a Prefeitura de Caicó, Governo do Estado e iniciativa privada (Ligzarb, Óticas Mirna, Nordese Seguros e Hotel Porto Bello), se realizará simultaneamente em dois ginásios, em Caicó, de 3 a 5 de dezembro, nos naipes masculino e feminino, com a participação das 20 (vinte) melhores equipes do interior do RN e as estrelas do esporte de todo o Nordeste.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Negação