Natal
Fiscalização de praias terá reforço
Publicado: 00:00:00 - 07/12/2014 Atualizado: 10:51:08 - 06/12/2014
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) contará com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública durante a Operação Verão 2014/2015. Sexta-feira passada,  os militares enviados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça (MJ), foram recepcionados, no quartel do Comando Geral da Corporação, pelo Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas. Com esse reforço, o litoral potiguar contará com 120 guarda vidas para atuar na prevenção e salvamento aquático de banhistas, destes 60 do RN e a outra metade da Força Nacional.

Além das ações ostensivas, o Coronel Elizeu Lisboa Dantas destacou a importância dos trabalhos preventivos realizados pela instituição durante o verão. Esse ano, as ações como as blitz educativas, criança à vista e turista legal, coordenadas pelos bombeiros desde 2012, visando uma maior aproximação junto à população será integrada aos demais órgãos da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).
O litoral potiguar contará com 120 guarda vidas para atuar na prevenção e salvamento aquático de banhistas, destes 60 do RN e a outra metade da Força Nacional
“Nosso planejamento inclui a realização de blitz educativas nas principais rotas do litoral sul e norte da região Metropolitana, além de Tibau do Norte, região oeste do estado, e no Seridó, onde existem os tradicionais balneários. Com a colaboração do Ministério da Justiça, iremos executar o projeto Litoral Mais Seguro que é um aprimoramento da Campanha Praia Segura já desenvolvida pela instituição. Todos os anos orientamos mais de 100 mil pessoas quanto aos cuidados contra afogamento e acidentes de maneira geral”, ressaltou o Comandante do CBMRN.

Entre as praias que contarão com um efetivo fixo de bombeiros estão São Miguel do Gostoso, Genipabu, Redinha, Forte, Meio, Artistas, Areia Preta, Ponta Negra, Búzios, Camurupim, Tibau do Sul, Pipa e Barra do Cunhaú. As demais praias contarão com fiscalizações móveis realizadas com uso de 8 pick ups, 2 botes infláveis, 4 quadriciclos e outros. Já as praias de Tibau do Norte terão o reforço dos bombeiros que atuam em Mossoró.

A reunião contou ainda com a presença do Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento da Força Nacional, Major Vandernilson Perez e do secretário adjunto da Sesed, Coronel José Ricardo Godinho Rodrigues. O lançamento oficial da Operação Verão 2014/2015 pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social está previsto para ocorrer nos dias 13 e 14, em São Miguel do Gostoso e em Búzios respectivamente. Na ocasião haverá apresentação de equipamentos e viaturas que serão utilizadas na ação, além de demonstrações operacionais. 

Praia do Meio lidera as estatísticas de afogamento


De janeiro a novembro de 2014, a Corporação atendeu 247 ocorrências somente no litoral. Deste total, 171 envolveram ações de salvamentos aquáticos. A praia do Meio lidera essa estatística com 60 atendimentos, estando seguida por Redinha (23), Búzios e Ponta Negra (17), Praia do Forte (15), Rio Potengi (9), Artista (8), Areia Preta (7), Camurupim (6), entre outros. Nos registros da Corporação também constam 8 mortes por afogamentos sendo em Búzios (1), Tibau do Sul (1), Forte (1), Lagoa do Bonfim (1), Touros (1) e Areia Preta (3). Na Operação Verão do ano passado, realizada no período de 15 de dezembro de 2013 à 9 de março de 2014, o CBMRN registrou 39 ocorrências sendo 31 salvamentos aquáticos, 4 afogamentos seguidos por morte e 4 busca de cadáveres em meio líquido.

Esquema de segurança ainda não está definido


A Operação Verão Seguro 2015 deve começar no dia 14 de dezembro, mas o planejamento deve ser finalizado até o próximo dia 9. A intenção é de uma força tarefa envolvendo todos os órgãos da segurança pública, com Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Este ano, o trabalho da Secretaria de Segurança Pública vai trabalhar em parceria com a Operação Veraneio, ação conjunta com o Ministério Público, para o combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes no Nordeste durante o período de verão.

A operação é realizada todo ano, e tem como principal objetivo reforçar o policiamento das praias do litoral potiguar. O valor da operação ainda não foi definido pela Sesed e os investimentos devem aumentar, principalmente devido à situação crítica vivida pela segurança no estado.

Na edição 2014, a Sesed investiu R$ 1,2 milhão, em gastos alimentação, combustível e diárias dos policiais. Este ano, contou com uma frota extra de 22 motos, 20 viaturas e 12 cavalos. São 122 bafômetros e todas as viaturas da PM, contam com esse equipamento.

Leia também