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Fiscalização ampliada em 20 dias

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Após cerca de oito meses sem fiscalização eletrônica, Natal passará a ter, em julho, dezoito pontos com radares, lombadas eletrônicas e câmeras de monitoramento do tráfego na capital potiguar. Atualmente, apenas sete pontos estão em funcionamento. Os procedimentos de fornecimento, implantação, operação e manutenção de todos os serviços e equipamentos eletrônicos de detecção, medição, monitoramento e registro de infrações de trânsito foram retomados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) há menos de dois meses.
Lombada eletrônica da ‘Prudente’ será trocada por semipórticos
Atualmente, estão em funcionamento cinco radares e duas lombadas eletrônicas administradas pela Prefeitura na cidade. Também estão em andamento o processo de instalação de três radares e uma lombada eletrônica, com expectativa de estarem todos instalados até a próxima semana e funcionando em até 20 dias, segundo o engenheiro responsável pelo gerenciamento inteligente de trânsito da Semob, José Nunes Filho. Ele explica que os únicos monitoramentos feito pela secretaria são os referentes à velocidade máxima de 50 quilômetros por hora. Os demais são de responsabilidade do Governo do Estado.

Além desses equipamentos, a Semob planeja começar no próximo mês a instalação de um outro tipo de equipamento, que irá monitorar alguns cruzamentos da cidade de três formas: registrando avanços do sinal vermelho, aqueles que param em cima da faixa e também velocidade acima da permitida na via no cruzamento. “É comum o caso de motoristas que avançam para não ficar no sinal vermelho e isso também vai ser monitorado. A velocidade máxima permitida será a mesma do restante da via”, explica Nunes. A expectativa da Semob é instalar nove desses equipamentos, em locais ainda não definidos, e estar em funcionamento até julho.

Neste mesmo lote de mudanças, serão trocados os chamados “bandeirões”, existentes em três pontos da cidade, por semipórticos com visor digital mostrando a velocidade dos veículos que trafegam nas duas faixas sob ele. O contrato também prevê instalação de câmeras de monitoramento junto aos demais equipamentos (exceto os radares), algumas com sistema Optical Character Recognition (OCR), ou reconhecimento ótico de caracteres. Essas devem ser usadas nas faixas de trânsito exclusivo de ônibus, já que fazem reconhecimento de placas não cadastradas e alertam automaticamente para autuação.

“Já se usa isso em várias outras cidades. Natal é bem atrasada em relação ao uso de tecnologia no trânsito, mas vamos tentar se aproximar”, afirma Nunes. Essas devem ser as últimas instalações deste ano, devido às restrições orçamentárias, de acordo com José Nunes. “O contrato no valor de R$ 4,3 milhões é válido por até cinco anos, tempo para investir na implantação desses equipamentos. Mas queremos terminar até o segundo ano”, afirmou. O contrato começou a valer em março deste ano e termina em março de 2019. 

Fiscalização eletrônica
Localização dos equipamentos monitorados pela Semob

Radares em funcionamento:
– Avenida Bernardo Vieira, na altura da rua dos Tororós – 2
– Avenida Jaguarari em Candelária – 2
– Ponte Newton Navarro, sentido Praia do Meio – 1

Lombadas eletrônicas em funcionamento
– Avenida Ayrton Senna, na altura da rua Alameda dos Bouganvilles – 1
– Avenida Mário Negócio, próximo ao Hospital Giselda Trigueiro – 1

Equipamentos em instalação

Radares
– Ponte Newton Navarro, sentido Redinha – 1
– Avenida Felizardo Moura – 1
– Avenida Hermes da Fonseca próximo à AABB, no sentido Tirol/Petrópolis – 1

Lombada eletrônica
– Avenida Prudente de Morais, em Candelária, próximo à rua Militão Chaves – 1

Equipamentos a serem instalados nos próximos dias
9 sensores de triplo monitoramento em locais ainda não definidos.

3 semipórticos, onde hoje há bandeirões
– avenida Itapetinga
– avenida Prudente de Morais, no bairro Barro Vermelho
 – avenida Hermes da Fonseca, próximo ao batalhão 16 RI

Câmeras de monitoramento de trânsito
18 estão instaladas atualmente
30 equipamentos em funcionamento é a expectativa com o contrato atual

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