quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

FJA pára e Jucern ameaça

- Publicidade -

A onda de greve es espalha. Em assembléia realizada esta manhã os funcionários da Fundação José Augusto confirmam o anúncio de greve, que não tem data para finalização. Já os servidores da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern) também ameaçam parar. Os servidores da FJA esperaram até o fim da tarde de ontem por uma resposta da presidência da fundação com relação ao plano de cargos e salários apresentado, que exigia uma reposição salarial de 46,78%, correspondente à estagnação dos proventos desde o ano de 2001.

A data foi baseada no último ajuste de 20% em setembro de 2001, sendo que este ainda é considerado insuficiente pelos profissionais, que não recebem reposição de perdas há 11 anos, conforme Santino Arruda, diretor de comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta (Sinai).Sem as atividades da FJA, os museus, o Forte dos Reis Magos, a Cidade da Criança e o teatro Alberto Maranhão permanecerão fechados.

Santino informa que 90% dos servidores do Estado recebem um salário mínimo, e que, com exceção do Detran e do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema), nenhum outro órgão tem um plano de carreira vigente, embora façam reivindicações todos os anos, desde 1995.

A Jucern está em estado de espera por uma decisão da sua presidência. A reivindicação é a mesma da FJA, sendo que o processo é mais recente. A iminência de greve não é clara, mas se acordo com Santino, não há expectativas por parte dos servidores e a possibilidade de uma paralisação não está descartada. Caso o órgão suspenda as atividades, a abertura, fechamento e regulamentação de firmas ficam impossibilitados

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas