sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

FJA promove ciclo natalino

- Publicidade -

O ciclo natalino e o aniversário de fundação da capital potiguar (25 de dezembro de 1599) serão celebrados com uma vasta programação que envolve mais de 130 atividades culturais e lúdicas. Promovido pela Fundação José Augusto (FJA), o “Natal da Meninada”, começa nesta sexta-feira (9) e segue até o dia 6 de janeiro de 2017, com programação em vários pontos da cidade, sempre com entrada gratuita.
Fundação Capitania das Artes lançou o edital Cine Natal após consultar segmento audiovisual
Diretora geral da FJA, a professora Isaura Rosado diz que foram investidos R$ 400 mil dos recursos do Governo na programação. “O desejo do governador era investir mais, mas não foi possível. Sabemos das condições financeiras do Estado e trabalhamos em cima das condições que nos foram dadas”, conta Isaura no lançamento oficial do “Natal da Meninada”, realizado na manhã de ontem (8), na Cidade da Criança, com a presença do governador Robinson Faria e de representantes do secretariado.

Toda decorada dentro do clima natalino, a Cidade da Criança será palco da maior parte das atividades da programação, que ainda envolve a Pinacoteca Potiguar, Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP), Teatro Riachuelo, Catedral Metropolitana e outros 20 lugares na cidade.

Dentre os espetáculos, a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) vai apresentar o clássico “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovisk, dia 18 de dezembro. Além deste, o público também vai poder assistir, no dia 25, o espetáculo “Um Presente de Natal”, dirigido por Diana Fontes. As duas apresentações acontecem na Cidade da Criança, onde, durante todas as sextas, sábados e domingos de dezembro, às 18h30, ao lado do Anfiteatro, será exibida uma projeção mapeada em que é narrada a história do município de Natal.

Da parte musical, serão 35 shows e concertos, com destaque para o projeto “ConSertão”, que promove a apresentação de 20 bandas filarmônicas do interior do RN em vários bairros de Natal. No dia 23, todas essas bandas se juntam para um grande show com a participação do cantor e compositor Pedrinho Mendes, na Pinacoteca. Também acontece concertos como o da Orquestra Sinfônica do RN no Teatro Riachuelo (dia 13), e o da Camerata de Vozes do RN com a Banda de Metais do Sesi, que regidas respectivamente pelo Padre Pedro Ferreira e o maestro Eugênio Graça, apresentam um repertório especial no dia 22, às 20h, na Catedral Metropolitana.

Isaura reforça que apesar do nome “Natal da Meninada”, o calendário de evento do Natal não está voltado exclusivamente para as crianças. “Queremos que as crianças tragam seus pais, avós. São atividades para todos os públicos, em vários espaços da cidade”, diz a diretora. “Acredito que fizemos uma programação diversificada, montada vários artistas talentosos do estado, seja da cultura popular, da música clássica, dança, artes visuais”.

Dentro da programação também serão lançados o Edital de Ocupação da Pinacoteca para 2017, o Edital Estação Verão Pinacoteca, além da abertura das exposições “Nasce Natal”, com 20 artistas cujos trabalhos são inspirados em aspectos da cidade, e “Novos da Pinacoteca”, com o acervo recebido ao longo de 2016.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas