Flamengo tenta superar o Grêmio para se aproximar do título

Publicação: 2019-11-17 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O Flamengo não nega que gostaria de festejar o título do Campeonato Brasileiro da Série A de forma antecipada, até mesmo em relação a Libertadores, oportunidade que deixou escapar ao empatar em 4 a 4 com o Vasco. No entanto, as chances são gigantes do clube carioca levantar a taça com várias rodadas de antecedência. Para isso, hoje (domingo) o time precisa vencer o Grêmio às 16h, na arena do Tricolor.

O time carioca está perto também de ter o melhor desempenho esportivo de todas as edições do Campeonato Brasileiro, desde que a competição com pontos corridos começou a ser disputada com 20 equipes em 2006, o Flamengo tem 99% de chances de superar a pontuação recorde de 81 pontos estabelecida pelo Corinthians em 2015, além de ter 86,7% de chances de superar os 84 pontos e superar os 72% de aproveitamento, recorde desde que a fórmula dos pontos corridos foi adotada em 2003.

“Vale lembrar que o Flamengo já superou a pontuação de clubes campeões em outras edições do campeonato brasileiro. Caso supere os 84 pontos, o Flamengo irá superar também o aproveitamento de 73,9% do Flamengo de 1982, logo após o time do Zico ter se sagrado campeão mundial -- o que é outra marca que deve ser destacada”, complementa o analista do Esporte em Números, Antonio Neto.

Gabigol é o maior destaque do time estrelado do Flamengo
O atacante Gabriel, assim como o Flamengo, vem quebrando recordes na atual temporada

As simulações da FGV EMAp indicam, no entanto, que são bem baixas as chances de a equipe rubro-negra alcançar 96 pontos e conquistar 84,2% dos pontos e o título simbólico de melhor aproveitamento de todos os tempos -- superando o Internacional que, em 1976, foi campeão com um desempenho de 84,1%.

O modelo probabilístico da FGV EMAp aponta que três clubes estão praticamente rebaixados: Chapecoense, Avaí e CSA. Para a quarta vaga restante, Fluminense e Botafogo estão entre os clubes mais ameaçados com, respectivamente, 34,4% e 19,3%. Os outros candidatos ao rebaixamento são o Cruzeiro e o Ceará com 28,5% e 14,5%. “As chances de o Vasco cair são de apenas 0,08%. Já as chances de pelo menos um dos outros cariocas caírem, seja ele o Fluminense ou o Botafogo, são superiores à 40%”, revela Antonio Neto.

Ainda de acordo com a pesquisa da FGV EMAp, a média histórica de 43 pontos, deve ser suficiente para escapar do rebaixamento. Com essa pontuação, o estudo revela que a probabilidade de escapar do rebaixamento é de 87,6%. O modelo indica também que há 97% de chances de a pontuação necessária para escapar do rebaixamento esteja entre 38 e 44 pontos, que aumentam quanto mais próximo do limite superior.

“Embora ainda tenha 0,84% de chances de chegar à Libertadores, o cruzmaltino está próximo de definir a sua vida no campeonato, pois tem aproximadamente 94% de chances de garantir seu lugar na Copa Sul-Americana. Vale lembrar que a vitória sobre o Flamengo nesta quarta vale muito para os vascaínos. Além de adiar o título rubro-negro, isso aumentaria as chances de o Vasco disputar a Libertadores. Principalmente se o Flamengo vencer o River, pois assim o Brasil teria direito a mais uma vaga na Libertadores do ano que vem”, finaliza o analista do Esporte em Números da FGV EMAp.



continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários