quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Flexibilidade que gera boas ideias

- Publicidade -

A secretária Adjunta de Planejamento da Semurb, Florésia Pessoa, ressaltou a liberdade conferida pelo formato do BID UrbanLab Brasil às equipes: “Como o concurso permitiu o envolvimento de várias áreas do conhecimento, e contemplou diversos aspectos de natureza social, ambiental, urbana e econômica, recebemos ideias bem interessantes. Essa flexibilidade trouxe variedade, e mesmo entre os projetos não selecionados identificamos pontos bastante relevantes para recuperação do sítio histórico”, lembrou.

Florésia, que participou da banca julgadora responsável pela análise dos projetos, disse que Natal foi escolhida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento após a Semurb enviar um resumo técnico de três áreas passíveis de intervenção. “Descrevemos os problemas e as potencialidades existentes no bairro da Ribeira, na Praia do Meio e na praia de Ponta Negra, com mapa e resumo técnico. Foi uma etapa bem corrida. Por fim, o BID aprovou nosso material, que superou o apresentado pelas outras cidades concorrentes (Olinda e Maceió) por contemplar tudo o que o concurso pedia. O interesse na Ribeira se deu devido o patrimônio histórico”.

Nas três edições anteriores do BID UrbanLab, o concurso era internacional e aberto à universidades de toda a América Latina e Caribe, área de atuação do BID. Já a edição Brasil foi a primeira exclusivamente nacional.

Os projetos foram selecionados a partir de critérios como conceito, qualidade, inovação, viabilidade, relação com o ambiente, sustentabilidade,   sustentabilidade, inclusão social e perfil multisetorial.

Projetos

Olhos da Ribeira – UFRN
Natal

Docente responsável e supervisor: Ruth Maria da Costa Ataíde
Equipe: Marcela Lorena Farkat Scheer, Dmetryus Targino Marques de Souza, Nicholas Saraiva Martino e Mariah Oliveira Holder da Silva  (publicidade)

Proposta: coletivizar o acesso ao Potengi através da criação de um deck ao longo da margem e da abertura de novas conexões do bairro com o rio. O projeto paisagístico é atrelado ao projeto urbanístico, e prevê a restauração da área de mangue. Também é enfatizada a adoção de incentivos fiscais, para dinamizar o comércio e a moradia. A participação cidadã será incentivada através de aplicativo virtual. A equipe é formada por estudantes de Arquitetura e uma publicitária.

Retoma Ribeira – UNB
Brasília

Docente responsável: Maribel Del Carmen Aliaga Fuentes
Supervisor: Ana Paula Campos Gurgel
Equipe: Débora Quinderé Chaves Lopes, Isabela Ferreira Freitas Bandeira, Lorena Borges Dias, Érika Saman Diogenes Cesarino e Jéssica Brandão Borges

Proposta: o projeto pretende devolver a importância que a Ribeira teve no passado a partir da requalificação de espaços públicos; do incremento do sistema de mobilidade urbana; incentivos para comércio e habitação; e criação de áreas de permanência e lazer. A equipe, que agrega as áreas de Arquitetura e Engenharia Florestal, propõe a urbanização de áreas públicas às margens do Rio Potengi.

Reviva Ribeira – USP
São Paulo

Docente responsável: Comissão de Graduação (FAU-USP)
Supervisores: Karina Oliveira Leitão e Sílvio Soares Macedo
Equipe: Ana Paula Panisi Costa, Luiza Tiritan Acatauassu Xavier, Marília Paula Mopraes Pimental e Eduardo Fressa Di Lolli (design)

Proposta: o projeto está alicerçado em aspectos históricos e paisagísticos da Ribeira, e visa transformar a área em um bairro vivo, atrativo, turístico, seguro e único. São destaques a criação de espaços públicos inclusivos, acessíveis e confortáveis; preservação da memória local; restauração e adaptação de edifícios históricos; incentivo a meios de locomoção sustentáveis; e fortalecimento da identidade do local. A proposta também prevê a criação de uma orla urbanizada margeando o Rio Potengi. Além de estudantes de Arquitetura, a equipe conta com uma pessoa graduada em design.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas