sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Florestas encolheram em treze anos

- Publicidade -

Berlim (DW) – Mais de 104 milhões de hectares de florestas intactas foram perdidos nos últimos treze anos e 25% dessa área fica na região amazônica, que engloba Brasil e países vizinhos. No Brasil, 15 milhões de hectares foram degradados nesse período, afirma um estudo do Greenpeace, em parceira com a Universidade de Maryland e da ONG Transparent World, divulgado na semana passada.

#SAIBAMAIS#A pesquisa analisou imagens de satélite do programa Landsat, da Nasa e do Serviço Geológico dos Estados Unidos, feitas entre 2000 e 2013. A comparação dos dados mostra que houve uma diminuição de 8,1% na área de florestas intactas, ou seja, regiões de ao menos 500 quilômetros quadrados que não sofreram alterações causadas pelo homem.

“É incrível o ritmo de destruição de nossos recursos naturais. Precisamos urgentemente de mais áreas protegidas, onde o homem não possa destruir”, afirmou Jannes Stoppel, especialista em florestas do Greenpeace.

A área destruída equivalente a três vezes o tamanho da Alemanha. Os biomas mais atingidos foram as florestas boreais e tropicais, justamente as que concentram 95% das áreas intactas. A maior parte da degradação, ou seja, 47%, foi registrada na taiga, no Canadá, Rússia e Alasca.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas