terça-feira, 23 de abril, 2024
29.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

FNF acredita em disputa acirrada

- Publicidade -

O Campeonato Estadual de 2020 terá um caráter mais importante da última década. O fato de os clubes do RN todos estarem fora das três principais divisões do Campeonato Brasileiro vai forçar os clubes locais a brigarem por um calendário mais abrangente em 2021 já a partir da primeira competição oficial do ano.

Presidente José Vanildo traça os últimos detalhes para o início do Estadual com Ricardo Alburquer e o diretor-técnico Costinha
Presidente José Vanildo traça os últimos detalhes para o início do Estadual com Ricardo Alburquer e o diretor-técnico Costinha

Sendo assim, como a própria fórmula e o tamanho da competição propõe, todos os confrontos terão um caráter decisivo. Por ser considerado um certame de “tiro curto” qualquer deslize pode significar um imenso prejuízo para próxima temporada. Quem não obtiver qualificação dentro das quatro linhas, ficando entre os dois melhores da competição, terá um 2021 sofrível, com apenas o Estadual para disputar.

E isso ocorre justamente quando a crise econômica, que abate forte os dois maiores clubes do Rio Grande do Norte, afeta de forma frontal o ABC, o clube com o maior numero de conquistas do Campeonato Potiguar, bem como o América, que menos endividado e voltando a frequentar a Copa do Nordeste em sua fase de grupos, possui, neste momento, uma tranquilidade maior em termos financeiros. Então a questão econômica, promete deixar a competição ainda mais equilibrada, o de o favoritismo dos “gigantes” da capital certamente não deverá pesar muito na hora em que a bola começar a rolar.

Em seu discurso de apresentação do Campeonato Potiguar, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, costuma exaltar a importância da disputa  reforçando o slogan dizendo que “tudo começa aqui”, essa mensagem nunca foi tão verdadeira principalmente que após décadas, essa é a primeira vez que nenhum dos grandes do nosso futebol se faz representar em alguma das principais divisões do futebol nacional.

A primeira rodada da competição está prevista para o próximo domingo, dia 5 de janeiro, com os confrontos entre ABC x Globo, no Frasqueirão, América x Força e Luz, no estádio José Vasconcelo da Rocha, Potiguar x Santa Cruz, no Nogueirão, além de Palmeira x ASSU, no estádio Nazarenão.

Por força das circunstâncias, a FNF que pretendia fazer uma grande festa para torcida desde a rodada inicial, está impedida de fazer isso pela punição imposta a ABC, América e Potiguar, que devido ao mau comportamento dos seus torcedores na edição de 2019, pegaram um gancho no TJD e terão de jogar com os portões fechados. A pena imposta ao Alvinegro foi apenas de uma rodada sem torcida, mas a imposta ao América e aos mossoroenses foram de duas rodadas atuando com os portões fechados.

Então é justamente apostando no equilíbrio de forças e na importância extra que a competição ganhou para todos os clubes, que a FNF espera a realização do melhor campeonato das ultimas duas décadas, uma vez que promete mexer com a emoção do torcedor do primeiro ao último segundo de bola rolando.

Globo passa por momento difícil, mas quer título

“Creio que com a dificuldade financeira que tivemos, conseguimos montar um time para competir”. As palavras são de Renatinho Potiguar, ex-meia e lateral de raro refino com a bola que tem a missão de conduzir o Globo em uma temporada com investimentos bem diferentes desde que foi lançado ao futebol no início da década. Para quem lembra do clube de Ceará-Mirim com o vice-campeão do Estadual em 2014 e 2017 ou até o vice da Série D também em 17, a formação do elenco já diferiu de temporadas recentes. Com bem menos poder de investimento, Renatinho participou ativamente das contratações e convencimento dos atletas de que o projeto poderia dar certo. A mescla entre juventude e experiência – nenhuma novidade do futebol – foi utilizada e um velho conhecido do futebol potiguar pode surpreender. Paulinho Macaíba, de 36 anos, defenderá a Águia e servirá como referência para os mais jovens do elenco.

Time base: Mizael; Allef, Gravatá, Marcelo e Léo; Batata (Felipinho), Koffi e Erick; Gedson, Gabriel e Paulinho Macaíba; Técnico: Renatinho Potiguar.

ASSU aposta na revelação de valores para reagir

Depois de ter realizado uma temporada apenas regular em 2019, o ASSU entrará o novo ano disposto a lutar por posições melhores dentro do futebol local. A equipe, trocou o patamar de investimento, passou a mirar nos jogadores jovens e para isso contratou um técnico especialista na arte de revelar bons valores. Jocian Bento vem implantando uma nova filosofia de trabalho dentro do camaleão do Vale e, com isso, pretende brigar por coisas bem melhores dentro da divisão de elite.

Os assuenses vêm realizando alguns testes fortes, na semana passada enfrentaram o Botafogo-PB, em João Pessoa, quando Jocian aproveitou para rodar toda equipe e por isso não se importou com placar, que acabou numa goleada de 5 a 0 para os paraibanos. No entanto, enquanto manteve o grupo que vem sendo trabalhado como titular em campo, os botafoguenses conseguiram vazar o sistema defensivo da equipe apenas uma vez. Na visão de Jocian, a equipe vem evoluindo bem e vai conseguir fazer uma boa estreia no Estadual.

A equipe base é a seguinte: Agenor , Walber , Weder Silva , Luan, Xexéu, Dieguinho ,Hailton Jr, Juninho Paraíba, Manu ,Garcia e Juriti.

Força e Luz quer brigar na parte de cima

2019 foi um ano, digamos, intenso para o Força e Luz. Rebaixado no primeiro semestre, o Clube Elétrico utilizou a prerrogativa que o regulamento permitia, disputou a segunda divisão no segundo semestre e venceu o certame, voltando conquistando o direito de estar de volta à elite do futebol potiguar em 2020. Durante a preparação, além de jogos treinos, venceu amistoso na semana passada contra o Sport Lagoa Seca/PB por 3 a 0. Com 26 atletas no plantel, o treinador João Paulo, campeão da 2ª divisão com o F&L sobre o Alecrim, contará com nomes de rodagem no futebol potiguar, como os meias Val, ex-Flamengo/RJ e Chapinha, ex-Botafogo/PB, ambos com 36 anos, e o atacante Diego Silva, com 37. Além da experiências, bons nomes são apostas do Clube Elétrico, como os volantes Erik, de 16 anos, e Matheus Oliveira, de 21.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas