sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

FNF divulga protocolo e libera treinos

- Publicidade -
Ainda sem data para o retorno do futebol, a Federação Norte-rio-grandense da modalidade – FNF encaminhou para os clubes o protocolo que deverá ser seguido logo que haja a liberação das entidades de saúde para a prática do esporte. O documento foi enviado nesta segunda-feira (27) e destaca todos os pontos desde o treinamento até as transmissões dos jogos via site oficial da entidade. O documento libera à volta aos treinamentos das equipes.
O presidente da FNF, José Vanildo disse que a entidade aguarda as decisões oficiais para marcar a volta do Campeonato Estadual
O Estudo e Plano de Ação estabelece diretrizes e regras gerais para implantação após a flexibilização do isolamento social decorrente da pandemia ocasionada pelo covid- 19. “Portanto a denominada flexibilização do isolamento social, será sempre decorrente de normas públicas e, submetida à avaliação dos clubes filiados e demais atores envolvidos no futebol tais como: FNF, TJD, da arbitragem, dos atletas e treinadores” diz o texto distribuído pela FNF junto com as recomendações.
“Dentre as medidas necessárias para a retomada das competições estaduais, a CBF deverá estabelecer dois parâmetros para definição dos futuros PLANOS DE AÇÃO das Federações Estaduais, estão o novo calendário do futebol brasileiro 2020 e protocolo médico do futebol em relação ao coronavírus e demais Diretrizes da Comissão Nacional de Médicos de Futebol da CBF”, escreve a FNF.
Por cautela e seguindo regra que vem sendo debatida por autoridades sanitárias de todo o mundo, as primeiras partidas devem ser realizadas com portões fechados. A liberação de acesso pode ser feita, restringindo-se a quantidade de pessoas e setores dos estádios.
“A Federação sempre em sintonia, desde o início, com as medidas que vem sendo adotadas pelo Governo do Estado e demais poderes, prima pela preservação da saúde de todos os envolvidos com o futebol. Entendemos que a retomada do Campeonato Potiguar, compreende a necessidade de aguardar um posicionamento do Poder Público, dos órgãos superiores esportivos e adotando providências complementares que porventura possam ser essenciais para a prática do esporte coletivo”, disse.
José Vanildo ainda complementa. “Os resultados esportivos devem sempre seguir os desempenhos dentro de campo e, assim, faremos todos os esforços para a conclusão da competição, com a disputas das partidas até sua grande final, onde será conhecido o merecido campeão, salvo a impossibilidade legal da sua realização em razão da pandemia ou outra decisão legal citados anteriormente. Em qualquer hipótese aguardamos a melhor solução ao término da Pandemia, com a preservação de vidas, e consequente reinicio do nosso campeonato estadual”, comentou.
Presidente lembra ainda que a manifestação de todos integrantes da Série A1 do Campeonato Estadual, deve acontecer oferecendo propostas para aprimoramento desta ação e, especialmente no que entender sobre a suspensão e futuro deste certame, em um prazo máximo de 15 (quinze) dias.
Confira ponto a ponto o protocolo:
1 – Será necessário um período para que os clubes providenciem a atualização dos contratos dos atletas e que estes retomem seu condicionamento físico.
2 – Evitar aglomerações em vestiários, ambientes fechados e em campo (neste caso o necessário para realização das atividades);
3 – Monitorar previamente os atletas e membros das comissões técnicas, quanto a eventuais sintomas associados à covid- 19.
4 – Monitorar todos que compareçam aos locais de treinamentos, com medição da temperatura corporal.
5 – Permitir o acesso e permanência aos locais de treinamentos somente das pessoas estritamente necessárias para as atividades daquele momento.
6 – Quando possível, realizar o teste em jogadores e membros das comissões técnicas.
7 – Cada atleta deve ter sua garrafa de água ou ser feito uso de embalagens descartáveis
8 – Nas viagens, as delegações devem ser compostas pelo menor número de pessoas possível, com ônibus e alojamentos devendo ser sempre desinfetados, com as substâncias sugeridas pelas autoridades sanitárias.
9 – Preleção e pós-jogo devem ser realizadas dentro do campo com espaçamento entre staff e jogadores.
Estádios
Dependerá da liberação das praçaas desportivas, por parte do Governo do Estado e das Prefeituras Municipais envolvidas.
Vigilância sanitária 
Será consultada com relação as medidas.
Polícia Militar
PM terá que opinar sobre quantidade de público e demais ações de segurança.
Arbitragem 
Manter distância segura em relação aos atletas em campo.
Torcida
Se liberada deverá comparecer usando máscaras.
Imprensa
Todos com máscaras e utilização de álcool em gel. Distanciamento de 1,5m a 2,0 m nas entrevistas.
Transmissão 
Caso seja necessária a realização de partidas com portões fechados, a FNF priorizará a transmissão ao vivo, em seu canal na internet.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas