sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

FNF e clubes potiguares decidem cancelar o Campeonato Estadual de 2021

- Publicidade -

A Federação Norte Riograndense de Futebol (FNF) decidiu cancelar o Campeonato Estadual de Futebol 2021. Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (25), a entidade afirmou que a decisão foi tomada em acordo com os oito clubes que disputam a primeira divisão da competição. O torneio é cancelado um dia após o Governo do Estado, por meio de uma nota técnica, ter liberado os treinos de futebol para ABC e América. A justificativa é que os clubes estão envolvidos em torneios nacionais, como Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

Segundo a FNF, o motivo é o insucesso das negociações para que os jogos fossem mantidos mesmo com o decreto que proibiu atividades não essenciais no Rio Grande do Norte por causa da pandemia de covid-19. “Os  clubes  do  RN  respeitaram  as  decisões  proferidas,  todavia,  fomos surpreendidos com a recente deliberação do Governo do Estado, emitida através Nota  Técnica  assinada  pelos  secretários  estaduais  do  Gabinete  Civil  e  da Segurança Pública, onde foi aberta uma exceção para as equipes que estão disputando competições nacionais”, diz o texto.
Competição havia começado em fevereiro

#SAIBAMAIS#Para a FNF, a decisão demonstra que o argumento da propagação do vírus é secundária, já que houve a abertura de exceções para ABC e América, que participam da Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

“Diante do quadro de incerteza e da ausência, por parte do Governo do RN de um plano claro de retomada das atividades, aliadas às constantes decisões contraditórias  e  sem  qualquer  embasamento  científico  tomadas  pelas autoridades  públicas, não  restou  outra  decisão,  por  parte  desta  FNF  e  dos clubes, se não a de cancelar o certame desse ano”, encerra a FNF.
O Campeonato Estadual de Futebol 2021 foi iniciado no dia 24 de fevereiro e teve 15 partidas disputadas, todas referentes ao primeiro turno da competição, a Taça Cidade do Natal. Até então, o América era o líder do torneio, com 10 pontos em quatro jogos. O torneio foi paralisado no último dia 19, após decisão do Governo do Estado de determinar a suspensão do torneio em virtude do avanço da pandemia de coronavírus.

Confira a nota na íntegra:
A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol e os 8 clubes filiados disputantes da 1ª Divisão Campeonato Potiguar vem à público comunicar, em decorrência do Decreto nº 30.419, publicado em 17 de março, e do insucesso das inúmeras tentativas  de  sensibilização  das  autoridades  públicas  para  a  necessidade manutenção  da  competição,  o  cancelamento  definitivo  da  edição  2021  do Campeonato Potiguar, pelas seguintes razões:

O Decreto supracitado suspendeu a competição, bem como os treinamentos das equipes. Embora os clubes de futebol tenham demonstrado que obedecem a todos os protocolos do comitê científico e que estatisticamente não há casos relevantes de contaminação, ou mesmo agravamento de pacientes envolvidos no futebol com o covid-19, as atividades permaneceram suspensas.

Os  clubes  do  RN  respeitaram  as  decisões  proferidas,  todavia,  fomos surpreendidos com a recente deliberação do Governo do Estado, emitida através Nota  Técnica  assinada  pelos  secretários  estaduais  do  Gabinete  Civil  e  da Segurança Pública, onde foi aberta uma exceção para as equipes que estão disputando competições nacionais.

Tal decisão demonstra que o motivo maior da suspensão da competição não é a propagação da covid-19 e muito menos as vidas que se perderam no Rio Grande do Norte em decorrência da doença. Se assim fosse, não seriam abertas exceções para beneficiar determinadas equipes. Trata-se de um motivo político, sem qualquer coerência ou razoabilidade. A decisão demonstra que o argumento científico da paralisação é secundário, ou o vírus só se propagará nos treinos das 6 equipes que disputarão o estadual e não nos treinos das equipes que estão jogando o campeonato nacional?

Diante do quadro de incerteza e da ausência, por parte do Governo do RN de um plano claro de retomada das atividades, aliadas às constantes decisões contraditórias  e  sem  qualquer  embasamento  científico  tomadas  pelas autoridades  públicas, não  restou  outra  decisão,  por  parte  desta  FNF  e  dos clubes, se não a de cancelar o certame desse ano.

Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol
ABC Futebol Clube
América Futebol Clube
Associação Cultural e Desportiva Potiguar
Associação Sportiva Sociedade Unida – ASSU
Centro Esportivo Força e Luz
Globo Futebol Clube
Palmeira Futebol Clube da Uma
Santa Cruz Futebol Clube

Atualizada às 15h50
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas