FNF garante jogo ABC x Força e Luz

Publicação: 2021-03-04 00:00:00
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) assegurou a realização do jogo entre ABC e Força e Luz, hoje (4) às 15h30, no Frasqueirão. Segundo o presidente da entidade, José Vanildo, o Governo do Estado deve baixar ato autorizando a partida, apesar de o Decreto Estadual limitar eventos esportivos devido a pandemia de coronavírus.

Créditos: Comunicação do ABCSílvio Criciúma deve mandar a campo praticamente a mesma equipe que empatou contra o CearáSílvio Criciúma deve mandar a campo praticamente a mesma equipe que empatou contra o Ceará

A polêmica sobre a realização, ou não, do jogo, teve início com a emissão, por parte da Polícia Militar, de um ofício afirmando que não prestaria o serviço de segurança no jogo, em obediência ao Decreto do Estado. A partir daí, uma verdadeira “guerra” de versões se desenrolou.

O ofício da PM alertando sobre o fato, foi assinado pelo comandante do BP Choque, Antonio Pessoa de Souza Júnior. Em seguida, estranhando o fato,  José Vanildo, alertou que “já em obediência ao decreto governamental, a entidade remarcou todos os jogos realizados no meio de semana, para o horário da tarde, tendo em vista a obediência ao toque de recolher a partir das 22 horas imposto pelas autoridades”, visando o enfrentamento ao crescimento dos casos de covid-19 no estado.

“Consegui manter contato com o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, ele confirmou que o jogo será realizado seguindo a obediência do protocolo de segurança no combate a covid-19. Amanhã (hoje) sairá o ato liberando a realização das partidas. Enquanto perdurar os limites previstos de protocolo. Iremos obedecer as regras e não haverá jogos noturnos próximos das 22 horas. A questão do policiamento está resolvida, amanhã (hoje) será baixado o ato com mais detalhes, foi o que o secretário antecipou”, frisou José Vanildo. 

O dirigente disse também que não houve qualquer aceno de proibição, por parte da Prefeitura do Natal e aproveitou para reforçar que serão mantidas as mesmas condições de segurança dos jogos realizados tanto no domingo, quando na segunda-feira, em Natal. 

“Nós estamos obedecendo os critérios determinados pelo governo, em relação ao toque de recolher. Esse jogo ABC x Força e Luz vai ser a tarde, não há impedimento algum. Até porque será realizado sem público e todos os integrantes do evento estarão testados contra o coronavírus. Volto a frisar, não chegou qualquer ato proibindo a realização do futebol na FNF”, ressaltou José Vanildo.

Através de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura do Natal confirmou que no âmbito da capital potiguar, não há qualquer impedimento na realização de eventos como o futebol.

O secretário de Segurança do RN, coronel Antônio Araújo, consultado sobre a questão, disse que o comando da PM realmente está cumprindo a determinação do decreto, que proíbe a realização de eventos desportivos, como está no ofício encaminhado pelo BP Choque ao ABC.

“Nós fizemos uma autorização para o jogo de segunda-feira, pela Copa do Nordeste. Uma excepcionalidade, que valeu apenas para aquela partida. Não estava nada previsto para os próximos jogos.  Tem de ocorrer um entendimento neste sentido, o governo já comunicou através de  um decreto informando que não pode ter jogos. Então fizemos uma portaria que eu assinei junto com o secretário de Saúde, permitindo o jogo anterior. Para esse de agora não foi assinado nada. Tem de ocorrer algum tipo de autorização junto ao comitê científico do governo”, explicou Antônio Araújo.