FNF lançará Natal como sede da Copa do Mundo Sub-17

Publicação: 2019-03-17 00:00:00
A Arena das Dunas poderá ser palco para jogos de um novo Campeonato Mundial. Dessa vez e, por intermédio da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), a praça esportiva potiguar poderá sediar um dos grupos Mundial Sub-17, previsto para ocorrer este ano, no período entre 5 e 27 de outubro. A confirmação da realização da competição em solo nacional ocorreu neste final de semana, durante a reunião do Conselho da Fifa.

Créditos: Adriano AbreuJosé Vanildo aposta na criatividade para vencer o momento financeiro difícil e desenvolve um plano para buscar novos investidores no mercadoJosé Vanildo aposta na criatividade para vencer o momento financeiro difícil e desenvolve um plano para buscar novos investidores no mercado

O presidente da FNF, José Vanildo, afirmou que estava alerta a essa possibilidade e que, amanhã, vai se inteirar sobre quais requisitos que terão de ser cumpridos para uma cidade se candidatar a sede da competição. O dirigente potiguar, acredita que seja qual forem as exigências, Natal entrará forte na disputa para abrigar um dos grupos do torneio.

“Eu estou me inteirando do assunto, mas segunda-feira pretendo manter contato com a CBF para saber do plano de ação para organização desse evento. Natal tem uma bela arena e que se mantém intacta desde sua inauguração. Na Copa de 2014 mostramos nossa excelência em receber pessoas de outros países, possuímos uma vasta disponibilidade hoteleira e acredito que vamos entrar fortes nessa disputa”, afirmou José Vanildo.

O dirigente lembra ainda que o período de realização do Mundial sub-17, vai coincidir justamente com o período que os nossos clubes deverão estar encerrando as atividades profissionais, uma vez que os campeonatos das séries C e D acabam nesta época.

“Nós temos uma relação de parceria com o consórcio Arena das Dunas que já se colocou à disposição para abrigar os jogos desse mundial. Na temporada passada, nossos clubes interromperam suas atividades no dia 12 de outubro e o futebol no RN sofreu um grande hiato. Então esse é um período que a Arena das Dunas estará em disponibilidade e acredito também que será uma grande atração, uma vez que os garotos dessa categoria já estão sob grande observação do mercado internacional do futebol”, enfatizou José Vanildo.

Decisão
Após aprovação do Conselho da Fifa durante encontro realizado, em Miami, nos Estados Unidos, o presidente da entidade, Gianni Infantino, confirmou que o Mundial Sub-17 deste ano será realizado no Brasil. A competição, que inicialmente estava agendada para ocorrer no Peru entre os dias 5 e 27 de outubro, foi transferida para acontecer em solo brasileiro por causa de problemas dos peruanos em cumprir as exigências para organizar o torneio.

No último dia 22 de fevereiro, a Fifa já havia anunciado que o Peru havia perdido o direito de sediar o Mundial Sub-17, quando informou que "não foi possível cumprir a totalidade dos requisitos solicitados, principalmente com a garantia governamental número 8 relacionada ao tratamento de impostos".

Por causa do curto período para organizar a competição, a CBF já pediu que o início do torneio seja adiado por algumas semanas e comece apenas no fim de outubro. E, para que o Brasil possa abrigá-la com sucesso, a entidade solicitou à Fifa que sejam utilizados apenas estádios que não estarão sendo usados na disputa do Brasileirão.





Leia também: