terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

FNF quer alterar o regulamento

- Publicidade -

Clubes e a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) vão começar a discutir a edição de 2019 do Campeonato Estadual, o certo é que com as 18 datas definidas pelo calendário oficial da CBF, a competição potiguar deve sofrer algumas alterações em sua forma de disputa. É ponto pacífico, entre as inovações que serão apresentadas em relação ao que se viu na temporada atual, que os turnos vão passar a ter um jogo decisivo entre os dois melhores colocados ao final das sete rodadas.

Presidente da FNF, José Vanildo, vai propor puxar o início do Estadual para o dia 13 de janeiro, com a finalidade de ganhar duas datas


Presidente da FNF, José Vanildo, vai propor puxar o início do Estadual
para o dia 13 de janeiro, com a finalidade de ganhar duas datas

Costinha, membro do departamento técnico encarregado de encaixar as alterações na tabela de competições, ressaltou que vem trabalhando muito nos últimos dias, mas tem de esperar o detalhamento das datas que serão usadas para disputa da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, para poder confeccionar a tabela do futebol local. Além disso, ele precisa da definição do representante da Segunda Divisão que irá conquistar o acesso.

“A tarefa não tem sido fácil, desde que o presidente da federação, José Vanildo, me incumbiu dessa tarefa, confesso, que já perdi algumas noites de sono. Por exemplo, se o representante da segunda divisão for o time de Mossoró ou o Palmeira, nós não teremos maiores preocupações para definir cada rodada. Mas se for de Natal, nessa parte eu tenho de incluir até o Cruzeiro de Macaíba, que não tem estádio para mandar seus jogos, termos de realizar um desmembramento de cada rodada, pois não há estádio disponíveis na capital para abrigar tantos jogos”, explicou Costinha.

Ele disse que no caso do representante de Mossoró, bastaria a intercalar os jogos com o outro representante local no Estadual, o Potiguar. Quando um jogasse em casa, o outro forçosamente teria de atuar como visitante. Já em relação a grande concentração de representantes de Natal, a dificuldade é que na capital só existem a Arena das Dunas e o Frasqueirão com capacidade para abrigar jogos profissionais. A outra alternativa seria mandar alguns desses jogos para o Barrettão, em Ceará-Mirim.

A ideia central é que cada turno (Copa Cidade do Natal e Copa RN) ocupem, no máximo, oito datas no calendário. O presidente José Vanildo trabalha com a ideia de realizar jogo único para cada decisão de turno, na busca de tornar a partida mais atrativa para o torcedor.

“Nosso torcedor gosta de decisões, então nada melhor que realizar um jogo único com a definição de mando de campo obedecendo os critérios técnicos. Acredito que uma decisão em dois jogos para um turno, vai terminar desmobilizando as duas torcidas, que vão escolher um dos jogos para ir e, isso, acaba prejudicando a renda e aumentando os custos de cada clube. Então devemos insistir nessa ideia e discutir com os filiados qual a melhor alternativa. Só podemos trabalhar dentro das datas que estão disponíveis”, ressaltou o dirigente.

Legalista e sempre tentando preservar o critério técnico dentro da disputa, Costinha adiantou que o mando de campo da federação para os jogos finais, não deverá voltar. Ele defende que seja valorizado a questão do critério técnico para obrigar os clubes a jogarem forte até a última rodada, atrás de obter a vantagem de decidir o campeonato em casa.

Arena das Dunas deve ser o destino para o mando de campo do Santa Cruz, Alecrim e América


Arena das Dunas deve ser o destino para o mando de campo do Santa Cruz, Alecrim e América

“As equipes devem conquistar os seus benefícios dentro de campo, com a campanha que realizam. Não gosto dessa ideia de a FNF querer impor onde os clubes terão de jogar. Então que se respeite o mérito daquele que fizer o melhor campeonato. Os clubes do interior devem ter o direito de jogar diante de sua torcida caso chegue na final da competição ou de cada turno, se somarem mais pontos que o seu adversário”, destacou Costinha.

Dos clubes que vão disputar o Campeonato Potiguar do próximo ano, três deles: ABC, América e Santa Cruz, estarão envolvidos na Copa do Brasil também. Para complicar, o ABC ainda irá disputar a Copa do Nordeste. Essas duas competições seguirão simultâneas ao Estadual e os jogos desses clubes devem ser bem encaixados na tabela, no sentido de que não sejam adiados e depois realizados de forma isolada.

“Eu defendo a tese de que se tem de adiar o jogo de um dos clubes, é melhor adiar logo toda rodada. Como disse sou um defensor do critério técnico e, dependendo da situação, um clube que tenha uma partida adiada, pode levar vantagem em relação aos demais adversários. Uma vez que entrará em campo já ciente dos demais resultados. Todos esses riscos nós temos de buscar minimizar, que é para não comprometer a confiança do torcedor na competição. Já sabemos que a próxima edição da Copa do Nordeste terá jogos nos finais de semana e temos de ficar atentos a isso”, alertou Costinha.

Antecipação
Outra proposta da FNF, segundo José Vanildo, é buscar antecipar o início do Estadual de 2019 em pelo menos uma semana. Neste caso, a competição ganharia mais duas datas, que poderiam ser aproveitadas para realização de finais em duas partidas em cada turno, caso os clubes optem por aprovar algo diferente daquilo que será apresentado. As datas extras, ainda poderão servir para encaixar rodadas devido a participação de ABC, América e Santa Cruz, em outras competições organizadas pela CBF. Neste caso, a temporada no futebol potiguar seria do dia 13 de janeiro a 21 de abril.

“Acredito que não teremos problemas em antecipar o início do Estadual. Todos os clubes do nosso futebol estão parados desde o dia 12 de agosto. Boa parte deles deve iniciar os trabalhos de pré-temporada, que na maioria dos estados será apenas de 18 dias, já em novembro. Acredito que no caso do futebol local, todos estarão com seus elencos prontos ainda em dezembro. Então considero que não devemos encontrar maiores problemas para aprovar essa proposta”, frisou José Vanildo.

A única dúvida para reunião que será realizada no auditório da sede da Federação Norte-riograndense de Futebol na próxima terça-feira (9), às 15 horas, é com relação ao número de atletas sub-20 que os clubes da divisão de elite terão de inscrever para cada partida. A medida visa reduzir os gastos com contratações de jogadores e também auxiliar na revelação de jovens promessas.

Uma das propostas será levada pelo presidente do América, Eduardo Rocha, para quem deve ocorrer a limitação de inscrição para competição em 32 atletas, sendo que 40% desse grupo deve ser de jogadores revelados nas bases ou de jovens promessas potiguares. Essa proposta visa que pelo menos 12 atletas das bases façam parte do elenco profissional de cada representante do Estadual.

“Isso é o que o América vai defender na reunião na FNF. A medida iria dar um grande alívio a folha de pagamento dos clubes. Todos sabemos que a competição não vem se mostrando rentável e ainda temos problemas com a falta de patrocínio. Além do mais estaremos colocando os nossos jovens no mercado”, argumentou Eduardo Rocha.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas