Foco na educação

Publicação: 2019-03-17 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O governo do estado cria um grupo de trabalho para buscar a erradicação do analfabetismo no RN. Inicialmente, a meta é  melhorar os indicadores de qualidade na educação básica, articulando ações com as instituições públicas municipais, estaduais e federais. o número de analfabetos com 15 anos ou mais no RN é assustador e ultrapassa 420 mil pessoas. Um estudo sobre a educação no RN revela escolas sucateadas, outras sem manutenção há mais de 20 anos, insuficiência de professores, evasão escolar e um alto índice de analfabetos. E, olhe que muito dinheiro foi investido nestes anos todos

Infância
Ainda em 2014, a ex-presidenta Dilma Rousseff sancionou o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelecia uma meta mínima de investimento em educação de 7% do PIB e de 10% em 2014. Na época, o percentual investido era de 6,4%. O plano tramitou por quase quatro anos no Congresso até a aprovação e estabelece 20 metas para serem cumpridas ao longo de dez anos.

Negligência (I)
Cerca de 150 mil crianças potiguares estão fora das creches. Aliás, uma realidade nacional que chega a cerca de cinco milhões de crianças sem creche. Desrespeita o que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE) de garantir 50% delas nessas instituições. Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que a situação é precária em todas as regiões. O País está fechando os olhos para esse desafio.

Negligência (II)
Para combater o analfabetismo é preciso começam com a creche. O Brasil já tem mais de cinco milhões de crianças na extrema pobreza. O número de menores de até 14 anos que vivem com no máximo US$ 1,90 por dia cresceu 10% em 2017. Apesar de ser uma cidade rica, cerca de 19.697 crianças estão à espera de vagas em creches na cidade de São Paulo. Mas, a fila para vaga em creche é a menor da série histórica.

Seguro
A partir de quarta-feira (20), o segurado especial terá novas regras para comprovar a atividade rural. Os trabalhadores não precisarão mais recorrer a sindicatos para obter declaração comprobatória para aposentadoria, uma facilidade.  Poderão se dirigir diretamente às agências do INSS, onde preencherão uma autodeclaração de exercício de atividade rural.

Água garante energia
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registra uma boa acumulação de água no subsistema São Francisco.  A barragem de Sobradinho acumula 39%, enquanto a maior delas, a de Três Marias já chegou aos 70%. A de Itaparica está com mais de 40%. Níveis históricos para os últimos seis anos. Quanto mais água nas grandes barragens menor o risco de despacho (acionamento) das termelétricas.

Segurança
O presidente do Sindesp RN (sindicato das empresárias de segurança), empresário Edmilson Pereira vai representar as empresas de segurança privada do RN em homenagem na Câmara Federal. Será amanhã, em homenagem aos30 anos de fundação da entidade, que representa cerca de 2.400 empresas, responsáveis pela geração direta de cerca de  700 mil empregos no Pais.

1- Energia limpa e acessível será discutida em Natal, no dia 11 de abril, no Ciclo de Debates do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne). As palestras começam às 19 horas, na Sala 4 da Escola de Ciência e Tecnologia, da UFRN. O tema desta edição vai tratar sobre os desafios e perspectivas para energia acessível e limpa no Brasil e Rio Grande do Norte.

2- A Caixa Econômica deve financiar várias obras viárias no RN, como um túnel no cruzamento das avenidas Prudente de Morais e a Integração, e os projetos da Estrada da Produção, entre São Tomé a Cerro Corá, além da ponte entre a Barra de Cunhau e Sibaúma, na região de Pipa, e a Via Verde, uma nova estrada ligando a Avenida Maria Lacerda com a RN-313, em Nova Parnamirim.

3- Mais um leilão do Detran RN e da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos e Cargas – Deprov, de veículos e ciclomotores. A licitação presencial e online, tipo maior lance será realizado ao dia 23 próximo, com início às 9h30, no hote Rifóles, em Ponta Negra. Detalhes no www.lancecertoleiloes.com.br ou através dos telefones  99865-2897 e 3232-1214.

Expansão
A Liga Norte-Rio- Grandense Contra o Câncer vai expandir sua atuação, com a construção de um hospital infantil. Adquiriu recentemente vários imóveis na avenida Fonseca e Silva, no Alecrim,  por trás da Policlínica  e em frente ao Centro de Saúde. Garantirá a qualidade dos seus serviços para todas as idades, atendendo a população em geral.

Assembleia
A Unimed Natal vai realizar a sua assembléia anual dos cooperados (1.493), na próxima quarta-feira (20), entre 10 e 12 horas, dependendo do número de presentes, no salão de eventos  anexo ao América, no Tirol. Terá prestação de contas, eleição de conselheiros, destinação de sobras, entre outros assuntos.

Confusão
Os novos administradores do Hotel Parque da Costeira estão entram em discórdia sobre a próxima assembléia de acionistas. Cada lado mandando aviso para o outro. Não há sinais de convergência sobre os destinos do controle da unidade hoteleira. Na Via Costeira poucos hotéis continuam sob o controle de grupos potiguares.

Religião
É um grande negócio abrir uma Igreja. Levantamento recente mostra que no Brasil, surge uma instituição religiosa por hora. O aumento de instituições religiosas incentiva a criação de novo curso de pós-graduação em Gestão de Igrejas e Instituições Sociais, pelo  Grupo Uninter. De acordo com levantamento do jornal O Globo junto à Receita Federal, 67.951 entidades se registraram sob a rubrica “organizações religiosas ou filosóficas” entre janeiro de 2010 e fevereiro de 2017. 

Restaurante
O Hard Rock Café abre as portas em Fortaleza.  A casa fica no Shopping RioMar Fortaleza e   terá cardápio internacional completo e pratos exclusivos. Os mais de 1,7 mil m²  comportam um museu de rock, espaço para apresentação de bandas e loja de itens temáticos (Rock Shop). O local terá, ainda, varanda, área vip, lounge e espaço infantil e capacidade para 400 pessoas sentadas. 

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários