quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Fofuras para comer

- Publicidade -

Uma prateleira refrigerada e repleta de tortas coloridas não é mais suficiente para agradar apreciadores de iguarias doces em Natal. A arte da confeitaria – ou patisserie – está cada vez mais refinada e saborosa em vários cantinhos do roteiro gastronômico local. Combinações saborosas, releituras, decorações caprichadas e novidades estão movimentando essa área açucarada entre os mais exigentes. E se o local tiver uma decoração charmosa, algo lúdico e fofo, a degustação será melhor ainda. Cada qual com a sua doçura.
Bolo de churros revive o sabor da famosa guloseima
Charme em camadas
Naked cake parece que já é coisa do passado: agora, um bolo com camadas de floreios, desenhos e cores tem chamado a atenção no café e delicatessen Boca d’Água, em Nova Parnamirim. O chamado ‘ombré cake’ entrou no cardápio da casa há duas semanas, e já ganhou os paladares de muitos bons de garfo. A característica do ombré – sombreado, em francês – é o acabamento da cobertura, com apliques de chantilly geralmente em formatos florais, e com alguma gradação de cores. Os recheios podem variar entre nozes com chocolate, abacaxi, brigadeiro, avelã, surpresa de morango, ameixa, e morango com chantilly.  O proprietário Gustavo Nobre afirma que o mundo da confeitaria também tem os seus modismos, e as lojas devem saber como acompanhar. “As pessoas gostam de novidades, mas é fundamental que a receita seja bem feita e saborosa”, afirma. No final do ano passado, chegou na Boca d’Água o bolo de churros, atual ‘mania’ das confeitarias. Trata-se de um bolo que reproduz o sabor do famoso petisco de rua. É feito de massa seca com canela, em recheios como doce de leite, chocolate, e “leite ninho” – que aliás, também vive seu momento de popularidade nas confeitarias, sendo usado em várias receitas.

Segundo Gustavo, o Boca d’Água conta com 25 opções opções fixas de tortas, mas ele está sempre a lançar algo novo. Fica um tempo no balcão, e se emplacar no gosto da clientela, entra de vez no cardápio. O forte da casa são as encomendas de tortas. O ombré cake, aliás, só sai por encomenda.  No balcão também há rocamboles, pudins, e sobremesas como as de copo, com bolo branco, creme gelado, geleia de morango, chantilly e morango.

Bom de ver e comer
A Jolie Patisserie, em Petrópolis, capricha no visual de seus doces. Mas não esquece do sabor. O cardápio aposta num produção artesanal, com receitas delicadas, elaboradas e bem finalizadas. No começo, os proprietários Caio Dainelli e Ana Carolina só trabalhavam por encomenda, e focavam nos naked cakes e macarons. Com a loja – e os pedidos da clientela – as opções foram ampliadas. Também há brownies, mini naked cakes, bolinhos na xícara, casadinhos de brownie, cupcakes, bombinhas de doce de leite, entre outros. Os sabores variam, desde limão siciliano até paçoca, maracujá, doce de leite, frutas vermelhas, cacau 70%, leite em pó, chocolate ao leite, entre outros.

A confeitaria também se diferencia pela produção da massa: a base é amanteigada, resultando numa consistência mais fofa. A casa não tem um cardápio fixo, e a cada dia oferece algo diferente. Tudo bonito, tudo saboroso. “Se não servir para degustar, é perda de tempo”, afirmou Caio.

Macio e crocante
A Tutti Mac, em Petrópolis, é o paraíso dos macarons – os docinhos franceses, macios por dentro e crocantes por fora. A doceira Carol Revoredo conta que começou fazendo macarons só por encomendas, há dois anos, mas a clientela passou a querer um local fixo para degustar as iguarias à vontade. E assim surgiu a loja, com seu visual delicado como o doce. No cardápio há quinze sabores, como creme de avelã, ovomaltine, doce de leite, Romeu & Julieta, brigadeiro, crocante, casadinho, entre outros.
Há também sobremesas que utilizam elementos dos macarons, como a torta de macaron de chocolate com morango; o tutti gateau, um petit gateau feito da massa do macaron com recheios de chocolate, doce de leite ou limão siciliano; canapé de chocolate com morango, e sorvete no pote com macaron. Carol ressalta que o macaron deixou de ser só o docinho para decoração. “As pessoas agora também gostam do sabor e variedade deles”, diz.
#ALBUM-5574#
Bolo em xícaras
A cozinha fina e experimental do Between Coffee & Deli House também capricha em seus doces. Os bolos de xícara da casa são mimos que caem muito bem com um saboroso café. A proprietária Raquel Jácome contam que eles surgiram quase por acaso. “Quando íamos inaugurar, eu não conseguia achar as formas para cupcakes. Estava estressada, mas achei uma solução rápida: pôr as massas nas xícaras e levar ao forno. Pois não é que deu certo?”, conta. No começo eram simples, atualmente estão mais sofisticados e cheios de sabores diferentes. Raquel conta que o bolo Between surgiu de um erro na cozinha, e hoje é o bolo mais vendido da casa.

Brigadeiros gourmet
O Café Brigadeiro, em Barro Vermelho, tem quatro anos e foi pioneiro em aliar doces gourmet com ambientação fofa. A aparência aconchegante do café – um misto de sala de estar com casa de bonecas – serve de cenário para as muitas guloseimas caprichadas. O proprietário Daniel César afirma que, passados tantos anos, os brigadeiros gourmet continuam como o carro-chefe da casa. “Não é à toa que temos mais de cem sabores de brigadeiro”, afirma. Há toda a linha de brigadeiro em chocolate belga, além de limão, doce de leite, cachaça artesanal, castanha de caju, amêndoa, coco, damasco, trufas, napolitano, entre outros.  O cardápio do café também está absorvendo as novidades do mercado. Já se pode encontrar por lá o famoso bolo de churros, muitos doces com a utilização de leite em pó (“ninho”), e um dos bolos mais vendidos da casa, o bolo de noiva, feito com ameixa na massa, e recheado com leite condensado. Daniel ressalta as novidades que estão vindo para a  Páscoa, como os ovos recheados com brigadeiro de colher.

Serviço:
Boca d’Água.
Tel.: 3213-8067
Jolie Patisserie.
Tel.: 2226-8498/9143-7397
Tutti Mac.
Tel.: 3015-0709
Between Coffee & Deli House.
Tel.: 2020-0048. 
Café Brigadeiro.
Tel.: 3642-1181.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas