quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Foi a maioria

- Publicidade -

A definição de mando de campo da FNF para as finais, longe de ser uma imposição ou ato ditatorial como querem alguns, foi acordada em votação, na Assembleia Geral da FNF. ABC, Globo e Baraúnas foram derrotados por 5 a 3. Fim de papo.

Foi a maioria I

O que pode ser questionado é o peso do voto, ai sim, um avanço que entendo ser importante. Não pode um time como Santa Cruz por exemplo, que não tem estádio, que veio da Segunda Divisão ter o mesmo peso na hora de uma votação que os demais. Não pode, na minha opinião, Alecrim que não tem estádio ter o mesmo peso de ABC e Globo por exemplo, na hora de discutir mando de campo para uma fase final. Se a FNF adotar pesos diferenciados para eventuais votações, corrige toda e qualquer distorção.

Público zero

Penso que não é inteligente promover campanha de público zero para o jogo desta noite na Arena das Dunas. É o chamado tiro no pé, na medida em que a renda dos jogos é dividida na proporção de 60% para o ganhador e 40% para o perdedor. O cara diz que ama o time, que quer ajudar o time e ao mesmo faz campanha para esvaziar o estádio?

Clubes revelam? A melhor fonte para buscar a informação sobre o contrato da televisão com os clubes, é com o próprio clube. Quem tem interesse em saber quanto ABC e América recebem pelos direitos de transmissão do Estadual, o caminho é de simples acesso. Eu por exemplo, já tentei no inicio do ano saber dos clubes quanto recebem da televisão. As duas fontes que acionei desconversaram e alegaram “confidencialidade” para falar de valores.

Bola rolando Passada a polêmica sobre o mando de campo das finais do turno, a bola vai rolar nesta quarta-feira para Globo x ABC na Arena das Dunas, com o alvinegro tendo a vantagem de jogar por dois resultados iguais para garantir o título e as duas primeiras vagas para o calendário nacional de 2018, uma na Copa do Nordeste e outra na Copa do Brasil.

Estaca zero
ABC e Globo partem do zero para a primeira decisão do Estadual, com o time de Geninho por ter feito a melhor campanha levar vantagem regulamentar de jogar por dois resultados iguais. Um primeiro confronto onde não arrisco apontar favorito. De um lado, um ABC que vem sobrando no Estadual, de outro um Globo que encorpou e que depois de um começo muito ruím engrenou na competição. Os dois melhores começam decidir o turno. Partem do zero, sem favorito.

Cenário I O ABC conquista o turno, garante vaga na final e já leva vaga para Copa do Nordeste e outra para a Copa do Brasil de 2018. Teoricamente é um a menos no páreo no segundo turno.

Cenário II O Globo conquista o primeiro turno, garante vaga na final do Estadual e Copa do Brasil, Série D e Copa do Nordeste. O cenário muda por completo para a segunda metade do campeonato, na medida em que um dos dois grandes, ABC ou América, vai ficar fora da Copa do Nordeste. Sem falar na Série D.

Metade do calendário Ao ficar fora da disputa do primeiro turno, metade do calendário do América para 2018 foi embora, o que torna obrigatório no América uma campanha forte na segunda metade da competição. Logo depois do jogo com o ASSU, treinador Felipe Surian deixou muito claro que é hora de sentar e fazer uma avaliação dos erros e acertos, falou em jogadores, comissão técnica e diretoria.

Duas vagas A FNF tem duas vagas para a Série D de 2018, as duas saindo do Estadual, conforme texto do regulamento que é muito claro “ Será assegurada ao Campeão Estadual 2017 a vaga correspondente ao Rio Grande do Norte na Série “D” do Campeonato Brasileiro de 2018… Caso o campeão Estadual 2017 já esteja inserido em alguma outra série do Campeonato Brasileiro 2018 (“A”, “B”, “C” ou “D”), a vaga referente ao Rio Grande do Norte na Série “D” 2018 ficará assegurada para a agremiação que obtiver o melhor aproveitamento técnico no Campeonato Estadual 2017 imediatamente após a(s) equipe(s) já classificada(s) para as competições nacionais, considerando todo o Campeonato. Aplicando – se os mesmos critérios, sucessivamente, para a segunda vaga destinada a F.N.F para a Série D de 2018”. Ficou claro?

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas