Foi bom

Publicação: 2020-12-29 00:00:00
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

O América, seus jogadores e dirigentes não podem jamais dizer, nem mesmo pensar na frase que eu vou escrever. Foi muito melhor pegar o Floresta do Ceará do que o Mirassol de São Paulo. Esse confronto é mais vantajoso para a equipe potiguar sob todos os aspectos. A viagem mais curta, que permite um planejamento mais folgado com treinos, recuperação física e até mesmo um encontro familiar para a passagem de ano dos jogadores com os familiares. A viagem para o interior de São Paulo tiraria um dia de treino, o descanso e essa possibilidade de “ajuda” psicológica que é estar com quem se ama em uma data tão simbólica como o réveillon. Além disso, tem o fato de que o time paulista é bem superior tecnicamente ao clube cearense. A diferença é gigantesca e incontestável. Por fim, tem a questão de conhecermos melhor o time cearense, contra quem o América já jogou duas vezes com uma vitória e um empate nesta mesma Série D.

Artilheiro
Wallace Pernambucano está com 11 gols na Série Do do Campeonato Brasileiro. Junto com ele está Tiago Marques da Ferroviária. O líder em gols é o Zé Love, aquele mesmo do Santos e que passou até pelo ABC. O artilheiro tem 12 gols. O atacante americano, na minha opinião, um dos melhores da competição, pode ultrapassar o rival nos próximos dois jogos contra o Floresta. Tem bola para isso e está com o “faro” de gol.

Segundona
Hoje é dia de bola rolando para a Segunda Divisão do futebol potiguar. Rodada dupla no estádio Frasqueirão com Alecrim x Parnamirim às 15h. Depois, às 17h15 entram em campo Visão Celeste x Palmeira.

Mulheres
O Campeonato Potiguar Feminino de 2020 já tem uma data prevista para as primeiras partidas da disputa que vale vaga na Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino, o dia 7 de fevereiro de 2021. A data foi definida em reunião realizada entre os clubes na sede da FNF nesta sexta-feira, 18 de dezembro. Três clubes participaram do encontro e outros três mostraram interesse em disputar a competição entre equipes femininas. 

Perda 
O futebol brasileiro perdeu um dos seus técnicos mais famosos. Carbone faleceu aos 74 anos.

Incrível
O Vasco já fala (e já pode até ter feito isso entre o fechamento da coluna e a impressão desta edição) em demitir o técnico português Ricardo Sá Pinto. O time carioca já defende até a volta do conhecido Zé Ricardo para tentar salvar o clube cruzmaltino de mais um rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro. Incrível o futebol nacional.

Covid-19
O jogo entre Everton e Manchester City, marcado para ontem, em Liverpool, foi adiado. A partida válida pela 16.ª rodada do Campeonato Inglês, no estádio Goodison Park, não acontecerá mais nesta data após o clube de Manchester ter confirmado mais testes positivos para covid-19 em alguns jogadores. Segundo o Manchester City, a decisão foi tomada pela Premier League, a organizadora da competição, após consulta aos dois clubes e ter tido conselhos de médicos. Ainda não há definição sobre a nova data. Esse é o segundo caso de adiamento por causa de casos do novo coronavírus. Antes, Newcastle x Aston Villa foi adiado no início deste mês.

Covid-19 1
E o Santos? Perto de uma partida decisiva pela Copa Libertadores, promoveu um jogo beneficente na Vila Belmiro e convidou o presidente da república Jair Bolsonaro. Com isso, nada de respeito aos protocolos, nem mesmo os do futebol, com testagens ou máscaras, ou bolas limpas com álcool. No fim, o presidente festejou o gol que fez no jogo.

Jogos
Apesar do Governo Federal ainda não ter definido um calendário de vacinação contra a covid-19, o retorno dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's)/Jogos da Juventude em 2021 já estão confirmados para a cidade de Aracaju/SE, em novembro e terão provas em 17 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.  Desse total, nove serão seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília (DF), em dezembro de 2021: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Espanha
A última rodada da LaLiga espanhola terá as 20 equipes ação nos dias 29 (hoje), 30 e 31 de dezembro, com o Derby Basco entre Athletic Club e Real Sociedad chegando na véspera de Ano Novo para garantir que ele termine em grande estilo. Antes disso, no entanto, a 16ª rodada começa no início da tarde desta terça-feira (29), às 13h (de Brasília), com um duelo entre Sevilla FC e Villarreal CF - que poderá ter um grande impacto nas pretensões das duas equipes, que buscam terminar entre os quatro primeiros este ano. O time de Julen Lopetegui terminou em quarto na última temporada para se qualificar à Liga dos Campeões, mas agora o Villarreal CF espera que o seu próprio treinador basco, Unai Emery, possa levá-los de volta à principal competição europeia. Do jeito que as coisas estão, eles ocupam a quarta posição e vão tentar defendê-la quando visitarem o Sánchez Pizjuán.









Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.